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RESUMO:
Introdução:Os fundamentos do SUS direcionam o processo de educação superior por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, flexibilização dos currículos conforme a realidade local e regional e da implementação de projetos pedagógicos criativos. Dentro desse contexto, a formação de enfermeiros para atuarem com foco nas demandas desse sistema de saúde representa um desafio, pois se espera que os discentes superem o domínio teórico-prático e se tornem agentes transformadores e inseridos na realidade. Assim, definiu-se como objeto de estudo o processo de formação do enfermeiro para o SUS. Objetivos:Analisar o processo de formação do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde na perspectiva dos discentes. Metodologia:Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. O cenário escolhido foi o Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, contando com a participação de 28 discentes regularmente matriculados entre o quarto e nono semestre do referido curso. A coleta foi realizada nos meses de maio a agosto de 2016, seguindo a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados foram processados com auxílio do softwareIRAMUTEQ por meio do método da Classificação Hierárquica Descendente. O programa produziu classes organizadas de palavras que foram analisadas com base nos conceitos de conscientização, compromisso, criticidade, diálogo, cultura, empoderamento e educação problematizadora de Paulo Freire. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI sob o parecer nº 1.409.923e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados e Discussão:O corpusfoi dividido em 473 segmentos de texto analisáveis com aproveitamento de 72.66% do material processado. Os resultados se apresentaram em cinco classes, a saber: classe 2 –Professor como mediador do processo educativo crítico e reflexivo(111 segmentos de textos, que corresponde a 23,47% do corpus); classe 1 –Contato com os campos de prática para aproximação com o SUS(75segmentos de textos, que corresponde a 15,86% do corpus);classe 5 –Desafios da organização curricular na formação discente para o SUS(98segmentos de textos, que corresponde a 20,72% do corpus);classe 3 –Sistema integral centradonas ações preventivas e de promoção da saúde(105segmentos de textos, que corresponde a 22,2% do corpus);classe 4 –Conhecimento, competências e habilidades para atuar no SUS(84 segmentos de textos, que corresponde a 17,76% do corpus).Considerações finais:Os resultados apontam para um ensino de graduação ainda fragmentado com o professor como mediador do protagonismo do aluno no processo de sua formação para o SUS, além disso, as UCE’s evidenciam que os participantes consideram insuficientes as aulas práticas ofertadas pelo curso, pois não se sentem seguros para exercer o cuidado de enfermagem com autonomia. Faz-se necessária uma reformulação didático-pedagógica e uma interligação maior entre as disciplinas para que se possaamenizar essa lacuna no ensino sobre o SUSe no conhecimento superficial apresentado acerca das competências para atuar com foco nas demandas sociais...............ABSTRACT: Introduction:The foundations of SUS drive the higher education process by means of the development of competencies and abilities, flexibilization of curricula according to the local and regional reality and the implementation of creative pedagogical projects. Within this context, the training of nurses to act with a focus on the demands of this health system is a challenge because the students are expected to exceed the theoretical-practical domain and become agents of change able to enter the reality. Accordingly, we defined the nurse training process for SUS as the object of study. Objectives:To analyze the nurse training process for the Brazilian Unified Health System from the perspective of the students. Methodology:This is an exploratory-descriptive study, with a qualitative approach. The chosen scenario was the Bachelor Degree in Nursing of a public teaching institution, with the participation of 28 students regularly enrolled between the fourth and the ninth semester of the aforementioned course. The collection was held between May and August 2016, following the interview technique, through a semi-structured script. The data were processed with the aidof the IRAMUTEQ software, through the Descending Hierarchical Classification Method. The software gave rise to organized classes of words that were analyzed based on the Paulo Freire’s concepts related to awareness, commitment, criticality, dialogue, culture, empowerment, and problematizing education. The study was approved by the Research Ethics Committee of UFPI, under opinion nº 1.409.923, and all the participants signed the Free and Informed Consent Form. Results and Discussion:The corpus was divided into 473 analyzable text segments, where we used 72.66% of the processed material. The results were displayed in five classes, namely: Class 2 –Teacher as mediator of the critical and reflective educational process (111 text segments, accounting for 23.47% of the corpus); class 1 –Contact with the practice fields intended to approach SUS (75 text segments, accounting for 15.86% of the corpus);class 5 –Challenges of the curricular organization in the training of students for SUS (98 texts segments, accounting for 20.72% of the corpus);class 3 –Comprehensive system focused on preventive and health promotion actions (105 text segments, accounting for 22.2% of the corpus); class 4 –Knowledge, competencies and abilities to work in SUS (84 text segments, accounting for 17.76% of the corpus). Final considerations:The results have indicated a still fragmented undergraduate teaching, where the teacher appears as a mediator of the protagonism of the student throughout this training process for SUS. Moreover, UCEs point out that the participants consider the practical classes offered by the course as insufficient because they do not feel safe to execute nursing care with autonomy. There is a need for a didactic-pedagogical reformulation as well as a greater interconnection among the course subjects, in order to lessen this gap in the teaching about SUS and in the shallow knowledge showed about the competencies to act with a focus on the social demands. |
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