Abstract:
RESUMO: No âmbito da prevenção primária, associado ao emprego da educação em saúde, é cada vez mais frequente o uso de materiais impressos educativos, uma vez que a aplicação concomitante da orientação verbal com a escrita torna o método mais efetivo, o que facilita a compreensão por parte dos sujeitos e promove uma melhora na sua adaptação ao contexto social/cultural no qual estão inseridos. A partir de tais aspectos, este trabalho propõe a criação e validação de uma tecnologia educativa para a prevenção da síndrome metabólica voltada para adolescentes. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com enfoque no desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de um instrumento, realizada no período de março de 2015 a setembro de 2016. Na primeira fase do estudo, através de revisão integrativa da literatura, foram analisadas as principais publicações disponíveis sobre prevenção da síndrome metabólica em adolescentes. Em seguida, utilizou-se a síntese de conhecimento adquirida anteriormente para construção do conhecimento teórico a ser abordado e, contando com o auxílio de um designer gráfico, foi elaborada a arte e diagramação das páginas. Na terceira fase, validação do material construído, 21 especialistas avaliaram conteúdo, linguagem e aparência da tecnologia, sendo: 8 juízes de conteúdo (pesquisadores e docentes), 6 juízes técnicos (profissionais da saúde com atuação prática) e 7 juízes da área de design. Além destes, 39 adolescentes também foram consultados, avaliando a cartilha quanto a estilo de escrita, aparência e apresentação. Na coleta de dados foram utilizados três questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes. Após o levantamento de todas as sugestões feitas pelos especialistas e pelos adolescentes, foi feita a adequação da cartilha em sua versão final. O projeto de pesquisa foi enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI, obtendo parecer aprovado sob nº 1.394.242. Foram obedecidos os preceitos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Na análise estatística, ratificando a validação da tecnologia educativa, a média dos escores dados pelos juízes de conteúdo e técnicos foi de 91,7%, com confiabilidade da escala (alpha de cronbach = 0,830) e concordância das respostas (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,810) altas. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global, mensurado com base nas respostas dos juízes da área de design, foi igual a 0,98, também com confiabilidade da escala (alpha de cronbach = 0,917) e a concordância das respostas (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,917) altas. Além do mais, o nível de concordância das respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 88,4%. Sendo assim, a cartilha educativa intitulada “Síndrome Metabólica: como me prevenir?” mostrou-se como um instrumento válido e confiável para ser utilizada na promoção da saúde dos adolescentes..............ABSTRACT: In primary prevention, associated with the use of health education, the use of educational printed materials is increasingly common, since the concomitant application of verbal guidance with writing makes the most effective method, which facilitates understanding by the subjects and promotes an improvement in their adaptation to social/cultural context in which they are inserted. From these aspects, this paper proposes the creation and validation of an educational technology for the prevention of metabolic syndrome geared for teenagers. This is a methodological research, focusing on the development, evaluation and improvement of an instrument held from March 2015 to September 2016. In the first phase of the study, through an integrative literature review, the main publications available on the prevention of metabolic syndrome in adolescents were analyzed. Then we used the previously acquired knowledge synthesis to build the theoretical knowledge to be addressed and, with the help of a graphic designer, was drawn to art and layout of the page. In the third phase, the built equipment validation, 21 experts evaluated content, language and appearance of technology, as follows: 8 contents of judges (researchers and teachers), 6 technical judges (health professionals with practical application) and 7 design area judges. In addition, 39 adolescents were also consulted, evaluating the primer as the writing style, appearance and presentation. Data collection were used three different questionnaires, according to the focus of evaluation of each group of participants. After the lifting of all suggestions made by the experts and by teenagers, it was made the adequacy of the booklet in its final version. The research project was submitted to the Ethics Committee of the UFPI, obtaining opinion adopted under No 1.394.242. They followed the ethical precepts prepared in the National Health Council Resolution 466/2012. In the statistical analysis, confirming the validation of educational technology, the average of the scores given by the judges and technical content was 91.7%, with the scale reliability (Cronbach's alpha = 0.830) and concordance of responses (intraclass correlation coefficient = 0.810) high. The Content Validity Index (CVI) global, measured based on the responses of the design area of the judges, was equal to 0.98, also with the scale reliability (Cronbach's alpha = 0.917) and the correlation of the responses (coefficient intraclass correlation = 0.917) high. Moreover, the level of agreement of the positive responses by the adolescents was 88.4%. Thus, the educational booklet entitled "Metabolic Syndrome: how to prevent me?" proved to be a valid and reliable instrument to be used in promoting adolescent health.