Abstract:
RESUMO:
Estudos que investigaram o conhecimento de enfermeiros da atenção básica e de outros cenários sobre estomias intestinais de eliminação encontraram resultados insuficientes. Enquanto, outro que utilizou intervenção educativa online sobre o mesmo assunto verificou melhora significativa no conhecimento de enfermeiros da atenção básica, mas não verificou a reação deles à interface gráfica da intervenção. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e a reação à interface gráfica de enfermeiros da atenção básica a uma intervenção educativa online sobre estomas intestinais de eliminação. Trata-se de estudo quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Regionais Leste/Sudeste e Sul de Teresina, no período de março a junho de 2016, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população foi composta por 192 enfermeiros da Atenção Básica. Destes, 141 foram excluídos e fizeram parte da amostra 51 enfermeiros. Dos 51 enfermeiros que responderam o pré-teste, 3 (5,9%) evadiram após responder o pré-teste. Logo, participaram efetivamente da educação permanente online 48 enfermeiros. Estatísticas descritivas foram utilizadas para análise exploratória das variáveis sociodemográficas, uso do computador e da Internet, perfil de acesso e conhecimento dos enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação antes e após a intervenção educativa online. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon e o nível de significância adotado foi de α=0,05. A maioria dos enfermeiros era do sexo feminino 41 (85,4%), casada 28 (58,3%), com idade média de 40,5 anos (DP=11,12). A distribuição dos enfermeiros quanto à formação em Instituições públicas ou privadas foi igualitária, 24 (50,0%) se formaram em instituições públicas e 24 (50,0%) em instituições privadas. Do total, 41 (85,4%) eram especialistas e 4 (8,3%) possuíam Mestrado. A média do tempo de formação foi de 14,4 anos (DP=10,61). Todos os enfermeiros (100%) possuíam computador e tinham acesso à Internet. A maioria 32 (66,7%) utilizava o computador diariamente e em casa 39 (81,3%). Em relação ao acesso à Internet, 39 (81,3%) relaram uso diário e de casa 43 (89,6%). A média de acesso aos fóruns por enfermeiro foi de 2,1 e a dos exercícios de fixação do conteúdo Hot Potatoes do tipo palavra cruzada foi de 3,5 acessos. Do total de participantes, 21,6 (44,5%) responderam aos fóruns, sendo que o dia da semana mais utilizado para isto pela maioria 8 (36,8%) foi o domingo e o horário médio de postagem foi o de 16:07 horas. Dos enfermeiros, 37,7 (78,6%) responderam aos exercícios de fixação do conteúdo Hot Potatoes do tipo palavra cruzada, sendo que 15,5 (40,9 %) fizeram isso também no domingo, em média às 14:42 horas. E de todos, apenas 11 (21,95%) participaram dos chats. Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que apenas 9 (18,8%) obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste e 46 (95,8%) no pós-teste. Com relação aos domínios, todos apresentaram aumento no número de acertos superiores a 80% no pós-teste. Houve diferença estatisticamente significante no conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação após educação permanente online (P=0,000). A Educação a Distância (EaD) pode ser uma estratégia efetiva para educação permanente de enfermeiros, visto que é uma modalidade de ensino que estimula a construção do conhecimento, fomenta a autonomia do aluno na busca e aprofundamento de conteúdo, desenvolve habilidades, melhora a capacidade de argumentação e o trabalho em conjunto com os outros participantes. Evidencia-se também a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação de EaD no processo de ensino-aprendizagem, relevando-se o valor do Ambiente Virtual de Aprendizagem enquanto recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de adultos profissionais..............RESUMEN: Los estudios que han investigado los conocimientos de los enfermeros en la atención primaria y otros escenarios de estomas intestinales de eliminación encontrados resultados insuficientes. Mientras, otro que utiliza la intervención educativa en línea acerca del mismo tema encontrado mejoras significativas en los conocimientos de los enfermeros en atención primaria, pero no verificado su reacción a la interfaz gráfica de usuario de la intervención. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue evaluar el conocimiento y la reacción a la interfaz gráfica de los enfermeros en la Atención Primaria para una intervención educativa en línea sobre estomas intestinales de eliminación. Es un cuasi experimental, el tipo único grupo, antes y después, realiza en la Estrategia Salud de la familia (FHS) en Regional Este/Sureste y Sur de Teresina, en el período de marzo a junio de 2016, tras la aprobación de la ética de la investigación. La población estuvo constituida por 192 enfermeros de la Atención Primaria. De éstos, 141 fueron excluidos y formaron parte de la muestra de 51 enfermeros. De los 51 enfermeros que respondieron a la prueba previa, 3 (5,9%) abandonaron después de responder a la prueba previa. Así, que efectivamente participaron en la línea de educación permanente 48 enfermeros. Se utilizó estadística descriptiva para el análisis exploratorio de las variables sociodemográficas, uso de la computadora y el perfil de acceso a Internet y el conocimiento de los enfermeros acerca de la eliminación de ostomía intestinal antes y después de la intervención educativa en línea. Para comparar las puntuaciones de las respuestas correctas en el pre y post-test se utilizó la prueba de Wilcoxon y el nivel de significación se fijó en α = 0,05. La mayoría de las enfermeras eran mujeres 41 (85,4%), casadas, 28 (58,3%), con una edad media de 40,5 años (SD = 11.12). La distribución de las enfermeras como la formación en las instituciones públicas o privadas era igual, 24 (50,0%) se han graduado de instituciones públicas y 24 (50,0%) en las instituciones privadas. Del total, 41 (85,4%) eran especialistas y 4 (8,3%) tenían Maestría. El promedio de tiempo de entrenamiento fue de 14,4 años (SD = 10,61). Todos los enfermeros (100%) tuvieron una computadora y tenían acceso a Internet. La mayoría, 32 (66,7%), utilizado la computadora todos los días y 39 (81,3%) en el hogar. Con respecto al acceso a Internet, 39 (81,3%) reportaron el uso diario y el hogar 43 (89,6%). El promedio de acceso a los foros por enfermero fue de 2,1 y las tareas de fijación de contenido Hot Potatoes del tipo la palabra de tipo cruzado fueron de 3,5 accesos. Del total de participantes, 21,6 (44,5%) respondió a los foros, y el día más acostumbrado por más de 8 (36,8%) era domingo y el tiempo medio de desplazamiento era de 16:07 horas. De los enfermeros, 37,7 (78,6%) respondieron al contenido de Hot Potatoes de palabras tipo cruzado, y el 15,5 (40,9%) lo hicieron también el domingo, en promedio, a las 14:42 horas. Y todo, sólo 11 (21,95%) participaron en los chats. En la evaluación de los conocimientos de los enfermeros se encontró que sólo el 9 (18,8%) había golpeado a más del 80% en el pre-test y 46 (95,8%) en el post-test. En cuanto a los dominios, todos mostraron un aumento en el número de la parte superior realiza 80% en la prueba posterior. No hubo diferencias significativas en el conocimiento relativos a la eliminación de estoma intestinal después de la educación en línea continua (P = 0,000). La Educación a Distancia (DL) puede ser una estrategia eficaz para la educación continua del personal de enfermería, ya que es un método de enseñanza que fomenta la construcción del conocimiento, fomenta la autonomía de los estudiantes en la búsqueda y profundización de los contenidos, desarrolla habilidades, mejora la capacidad argumentación y trabajar en conjunto con los demás participantes. También se destaca la contribución de las tecnologías de la información y de la comunicación de educación a distancia en el proceso de enseñanza-aprendizaje, haciendo hincapié en el entorno de aprendizaje virtual-valor como recurso pedagógico para el aprendizaje significativo de los profesionales adultos..............ABSTRACT: Studies that investigated the knowledge of primary care nurses and other scenarios on intestinal elimination ostomies have found insufficient results. While another one that used online educational intervention on the same subject verified a significant improvement in knowledge of primary care nurses, but did not verify their reaction to the graphical interface of the intervention. Therefore, this study aimed to evaluate the knowledge and the reaction to the graphic interface of basic care nurses to an online educational intervention on intestinal elimination stomata. It is a quasi-experimental, single-group, before and after study, carried out in the Family Health Strategy (ESF) in the Eastern / Southeast and Southern Teresina Region, from March to June 2016, after approval by the Ethics in Research. The population was composed of 192 primary care nurses. Of these, 141 were excluded and 51 nurses were part of the sample. Of the 51 nurses who answered the pre-test, 3 (5.9%) escaped after answering the pre-test. Therefore, 48 nurses participated effectively in online education. Descriptive statistics were used for exploratory analysis of sociodemographic variables, computer and Internet use, access profile and nurses' knowledge about intestinal elimination ostomies before and after the online educational intervention. The Wilcoxon test was used to compare the correct scores in the pre- and post-test, and the level of significance was α = 0.05. Most of the nurses were female 41 (85.4%), married 28 (58.3%), with a mean age of 40.5 years (SD = 11.12). The distribution of nurses in public or private institutions was equal, 24 (50.0%) graduated from public institutions and 24 (50.0%) from private institutions. Of the total, 41 (85.4%) were specialists and 4 (8.3%) had Masters. The mean training time was 14.4 years (SD = 10.61). All nurses (100%) had computers and had access to the Internet. Most 32 (66.7%) used the computer daily and at home 39 (81.3%). In relation to Internet access, 39 (81.3%) reported daily and home use 43 (89.6%). The average access to the forums per nurse was 2.1 and the exercises for setting the Hot Potatoes content of the crossword type was 3.5 accessions. Of the total number of participants, 21.6 (44.5%) responded to the forums, and the most used day for this was 8 (36.8%) on Sunday and the average posting time was 16:07. Of the nurses, 37.7 (78.6%) answered the exercises to fix the Hot Potatoes content of the crossword type, and 15.5 (40.9%) did so on Sunday, on average at 14:42. And of all, only 11 (21.95%) participated in the chats. In the evaluation of the nurses' knowledge, it was verified that only 9 (18.8%) had correct answers above 80% in the pre-test and 46 (95.8%) in the post-test. Regarding the domains, all showed an increase in the number of hits higher than 80% in the post-test. There was a statistically significant difference in knowledge about elimination bowel stoma after permanent online education (P = 0.000). Distance Education (EAD) can be an effective strategy for the permanent education of nurses, since it is a teaching modality that stimulates the construction of knowledge, fosters the student's autonomy in the search and deepening of content, develops skills, improves the capacity And working together with the other participants. There is also evidence of the contribution of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process, highlighting the value of the Virtual Learning Environment as a pedagogical resource for the meaningful learning of professional adults.