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RESUMO:
Ao final da década de 1960, ganharam forças no Brasil dois tipos de ideias de integração nacional, que partiram do Estado brasileiro e de alguns grupos “subversivos” e tiveram como alvo a pobreza da cidade de Picos, no estado do Piauí. O contexto era de ditadura militar e estava em pauta por parte do Estado brasileiro, a implantação de uma política de segurança nacional, que possibilitasse ao país empreender a transferência dos seus “excedentes demográficos” do Nordeste, para as regiões Norte e Centro-Oeste, tidas como espaços de “vazio demográfico” e que não exploravam as suas riquezas minerais. Assim, com esse trabalho, objetivamos perceber a instalação de dois projetos de integração nacional em Picos, para que ideias “subversivas” não se criassem entre a sua pobreza. O primeiro foi a construção da rodovia Transamazônica, que, sendo parte do Programa de Integração Nacional, criado pelo diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Eliseu Resende, no ano de 1968 e institucionalizado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, em 1970, envolveu Picos como o seu “marco zero”, no ano de 1973 para que a cidade fosse incluída na integração do espaço nacional. O segundo foi a implantação e atuação do Projeto Rondon, que, criado em 1967 pelo presidente Artur da Costa e Silva, teve como objetivo integrar as populações de cidades que ficavam localizadas em áreas estratégicas, como o percurso da rodovia Transamazônica, o que possibilitou que, em 1973, um Campus Avançado do Projeto Rondon fosse instalado em Picos. Analisamos publicações que foram feitas por Eliseu Resende; jornais e revistas de circulação nacional; documentos públicos da cidade de Picos; processos judiciais; documentos do Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás – UFG, instalado em Picos; e fontes orais e visuais. Apoiamo-nos em Motta (2002) e (2014) e Fico (2008).....................ABSTRACT:
At the end of the 1960s, two types of national integration ideas gained strength in Brazil, both from the Brazilian state and some “subversives” groups, and have targeted poverty in the city of Picos, state of Piaui. The military dictatorship was the scenario and it was under consideration by the Brazilian government the implementation of a national security policy that would enable the country to undertake the transfer “demographic voids” and that did not explore its mineral wealth. So, upon this work, we aim to perceive the installation of two national integration projects in Picos, so “subversive” ideas would not be createdamong its poverty. The first project was the construction of the Transamazônica Highway, which was part of the National Integration Programme, created by the director of the National Department of Highways, Eliseu Resende, in 1968, and institutionalized by President Emilio Garrastazu Medici, in 1970. It made Picos the starting point in 1973 for the city to be included in the integration of the national space. And the second project was the implementation and performance of the Rondon Project, created in 1967 by President Artur da Costa e Silva in order to integrate the populations of cities that were located in strategic areas such as the route of the Transamazonica Highway, which enabled, in 1973, an advanced campus of Rondon Projectto be installed in Picos. We analyzed publications that were made by Eliseu Resende, newspapers and national magazines, public documents of the city of Picos, court lawsuits,files from the advanced campus of the Federal University of Goiás (UFG)installed in Picos; and oral sources and visual sources.We rely on Motta (2002) and (2014) and Fico (2008). |
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