Abstract:
RESUMO: A ampliação de conhecimento sobre o processo de comunicação na perspectiva
profissional em enfermagem é elemento essencial para diminuição de problemas
relacionados ao gerenciamento do cuidado de enfermagem. Dessa forma , os
objetivos do presente estudo foram avaliar a competência comunicação profissional
entre estudantes de enfermagem e os seus respectivos conhecimentos, habilidades
e atitudes, visando ao gerenciamento do cuidado em enfermagem no context o de
simulação clínica avançada; construir e validar o conteúdo do instrumento de medida
dos componentes conhecimentos, habilidades e atitudes da competência
profissional comunicação; e avaliar os conhecimentos, habilidades e atitudes da
competência profissional comunicação entre estudantes de enfermagem antes e
após a aplicação de cenário e, depois do debriefing da experiência de
gerenciamento do cuidado em simulação clínica avançada. Fundamentou-se
teoricamente em 33 teorias de comunicação humana, foram organizadas em fichas
conceituais que deram suporte à estruturação da competência profissional
comunicação em Enfermagem e no modelo de simulação da National League for
Nursing/Jeffries. Trata-se de um estudo do tipo metodológico seguido de estudo
descritivo comparativo tendo em vista a construção do Instrumento de medida da
competência profissional comunicação e aplicação piloto em três momentos: pré-teste, intrateste e pós-teste. O instrumento de medida foi elaborado a partir de um
construto com 127 itens: (45) conhecimento, (45) habilidade e (37) atitude, validado
de conteúdo por cinco juízes experts na área de comunicação. A combinação dos
itens do construto resultou no instrumento constituído por 46 itens, dos quais (18)
conhecimento, (12) habilidade e (16) atitude, com resposta do tipo Likert de 5
pontos, variando entre 1 (nada) a 5 (extremamente). A validação de conteúdo do
instrumento evidenciou confiabilidade acima de 80% nos itens. A aplicação piloto do
instrumento foi constituída por 24 estudantes de enfermagem, dos quais 21(87,5%)
eram do sexo feminino e tinham média de 22,9(±1,3) anos de idade. Todos os
estudantes já haviam participado de um cenário de simulação clínica avançada, e,
para 19(79,2%) o intervalo entre a atual e a última experiência foi um mês. Os
resultados mostraram que dos cinco grupos de estudantes, quatro apresentaram
melhores médias do escore global entre o pré-teste e o pós-teste. A análise das
frequências relativas ao escore global do instrumento apresentaram crescimento
contínuo entre o pré-teste (71,2%), intra-teste (71,6%) e pós-teste (73,5%). A média
do escore global no pós-teste condiz com uma autoavaliação bastante competente
em comunicação em enfermagem pelos estudantes. A regressão linear mostrou que
os componentes conhecimentos (p=0,967) e habilidades (p=0,919) apresentaram
correlações muito altas com o escore global do instrumento, enquanto atitudes
(p=0,888) demonstrou uma correlação alta (p<0,0001). A aplicação piloto do
instrumento de medida apontou para uma melhora da auto avaliação dos estudantes
quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes, no pós-teste em relação ao pré-teste e intrateste. Estes resultados exemplificam os efeitos positivos prop orcionados
pelo pensamento reflexivo realizado pelos estudantes durante e após o debriefing da
simulação clínica avançada. ABSTRACT: The expansion of knowledge about the process of communication in professional
nursing perspective is essential to decrease biases related to the management of
nursing care. Thus the objective of this study is to evaluate the competence
professional communication among nursing students and their knowledge, skills and
attitudes, in order to nursing care management in advanced clinical simulation
context. It was based on 33 communication theories analyzed by Littlejohn (1982,
2011), which were organized in conceptual records that supported the structure of
competence from the perspective of Le Boterf (2003). It is a study of the
methodological type followed by comparative descriptive study with a view to building
the measurement of professional competence instrument communication and pilot
implementation in three stages: pre-test and post-test intratest. For the construction
of the professional competence communication measuring instrument, they were
considered the theoretical and methodological foundations proposed by Pasquali
(2010). Initially we designed a construct with 127 items: (45) knowledge, (45) ability
and (37) attitude. The following was performed content validation for five expert
judges in the area. The combination of operating items resulted in the instrument
consisting of 46 items, of which (18) knowledge, (12) ability and (16) attitude, to
answer Likert 5 points, ranging from 1 (none) to 5 (extremely) . The instrument's
content validation showed reliability above 80% on items, and CVI instrument equal
to 0.99. The pilot application of the instrument consisted of 24 nursing students, of
which 21 (87.5%) were female and had a mean of 22.9 (± 1.3) years old. All students
had already completed an advanced clinical simulation scenario, and for 19 (79.2%)
the interval between the current and the last experience was a month. The results
showed that the five groups of students, four had better mean overall score between
pre-test and post-test. The analysis of the frequencies on the overall score of the
instrument showed continued growth between the pre-test (71.2%), intra-test (71.6%)
and post-test (73.5%). The average overall score on the posttest consistent with a
very competent self-assessment in nursing communication by students. Linear
regression analysis showed that the components knowledge (p = 0.967) and skills (p
= 0.919) had very high correlations with the overall score of the instrument while
attitudes (p = 0.888) showed a high correlation (p <0.0001). The pilot application of
the measuring instrument pointed to an improvement in self -assessment of students
and the knowledge, skills and attitudes at posttest compared to pre-test and intratest.
These results illustrate the positive effects provided by reflective thinking done by the
students during and after the debriefing of advanced clinical simulation.