Abstract:
RESUMO:
O cemitério abriga elementos materiais e imateriais das manifestações do homem diante dos
mais diversos assuntos e, portanto, não deve ser visto simplesmente como o espaço destinado
ao sepultamento do corpo sem vida, mas como uma potencial fonte de informação da
sociedade na qual está inserido. Partindo dessa premissa, o questionamento que norteia a
presente pesquisa é de que forma o cemitério Santo Antônio, através de sua arquitetura
fúnebre e dos seus artefatos, pode informar sobre como viviam as sociedades do passado. O
cemitério está localizado a 86 km da capital Teresina, no município de Campo Maior – Piauí;
o último enterramento nele realizado data de 1978. A escolha desse lugar é atribuída ao fato
de ter sido provavelmente a primeira necrópole extramuro da cidade. O objetivo da
dissertação é investigá-lo destacando o potencial contido em seu acervo como instrumento
para tecer reflexões sobre o patrimônio funerário piauiense. A investigação é feita através de
descrição e análise interpretativa de seus artefatos e enxoval funerário, cuja ênfase é dada às
lápides sepulcrais em virtude da variedade de informações que agregam. Nelas existem
elementos iconográficos (desenhos, gravuras, signos etc.) e elementos gráficos (o texto
escrito) que revelam ou ocultam a história dos mortos para os vivos, ou seja, permitem
identificar possíveis mudanças da representação da morte e também podem ser considerados
como documentos (fontes de informações) que possibilitam diferentes análises sobre a
comunidade a qual pertencem. O percurso metodológico partiu de: pesquisa in loco, com o
levantamento de dados por unidade de sepulturas através de elaboração e preenchimento de
fichas técnicas, cujo trabalho de inventários realizados por Castro (2014) foi de crucial
importância; pesquisa documental, com consulta dos Livros de Tombo da Freguesia de
Campo Maior N°1 e 2, de batismo, de casamento, e de registro de óbitos; e pesquisa
bibliográfica, consistindo no levantamento de publicações sobre estudos cemiteriais, pela
abordagem de distintos campos do saber (Patrimônio, História, Arqueologia histórica, Artes
plásticas), incluindo o levantamento da produção local sobre o cemitério Santo Antônio. As
atitudes e representações diante da morte, por serem temas afins, também foram
contempladas. Entre os autores que se destacam por tais publicações estão Ariès (2000); Reis
(1991); Lima (1994); Borges (2002b) e Grassi (2014), entre outros apresentados no decorrer
do texto. Os estudos sobre o tema possibilitaram evidenciar aspectos singulares desse espaço
funerário em meio a uma história plural (iconografias peculiares), além de múltiplas histórias
expressas ou silenciadas.....ABSTRACT:
The cemetery houses material elements and immaterial of the manifestations of man in front
to the most diverse subjects and therefore it ought not be seen simply as the space intended for
lifeless body burial, but as a potential source of the information society in which it is inserted.
From this premise, the question that guides this research is how the San Antonio cemetery
through its funeral architecture and its artifacts can tell us about how the societies lived in
past. The cemetery is located 86 km from the capital Teresina in the municipality of Campo
Maior - Piaui and its last burial was conducted on the date of 1978. Its choice is attributed to
the fact that it probably was the first necropolis outside of the walls of the city. The aim of the
dissertation is to investigate it highlighting the potential contained in its collection as a tool to
weave reflections on the funerary heritage Piaui. Research is done through description and
interpretative analysis of their artifacts and funerary trousseau whose emphasis is on the
tombstones because of the variety of information that add. In it, it is found the iconographic
elements (drawings, prints, signs and etc.) and graphics (written text) that reveal or hide the
story from the dead to the living, that is, identifying possible changes in death representation
and can be regarded as documents (information sources) that allow different analyzes of the
community to which they belong. The methodological route came from research in loco to the
survey data per unit of graves through preparation and filling techniques chips whose work
inventories conducted by Castro (2014) was of crucial importance; documentary research with
consulting Tombo books of the Parish of Campo Maior No. 1 and 2 of baptism, marriage, and
death records; and literature consisting of the survey of publications on cemeterial studies by
the approach of history and historical archeology including the survey of the local production
on the Santo Antonio cemetery. Attitudes and representations beyond death, being related
topics, were also addressed. Among the authors that stand out for such publications are Ariès
(2000), Reis (1991); Lima (1994); Borges (2002); and Grassi (2014) among others presented
throughout the article. The taken path permitted to highlight unique aspects of this funerary
space in middle of a plural history (peculiar iconography), and multiple stories from those,
which were told to those, which were silenced.