Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Maria Rita Barbosa de
dc.date.accessioned 2017-05-04T13:25:37Z
dc.date.available 2017-05-04T13:25:37Z
dc.date.issued 2017-05-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/494
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinador externo: Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (UTFPR). Examinadora interna: Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo. Examinadora interna - Suplente: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo. Examinadora interna - Suplente: Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre Prática docente exitosa na Educação profissional, saber técnico e saber pedagógico em um Colégio Técnico da Rede Federal de ensino.Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O interesse partiu da inquietação da pesquisadora enquanto pedagoga dolócus investigado, emergindo a questão/problema que norteou o estudo: Como o saber técnico e o saber pedagógico articulados contribuem para uma prática docente exitosa no contexto semântico da Educação Profissional, no curso técnico em Agropecuária? Essa questão deu origem ao objetivo geral: Analisar o saber técnico e o pedagógico, dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão de prática docente exitosa na educação profissional. De forma mais específica buscou-se: Identificar as interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico; Compreender como se constitui praticas docente exitosa no Curso Técnico em Agropecuária e Refletir o contexto semântico da Educação Profissional no espaço do Curso Técnico em Agropecuária como indicativo de aprendizagem do jovem estudante. Está embasada metodologicamente na abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A opção pela abordagem qualitativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. Fundamenta-se em: Azzi (2002), Azeredo (2010), Batistolli (2010), Branco (2010), Brasil (1909, 1946, 2004, 2007, 2012, 2013, 2014 e 2016), Cavalcante (2009), Gaskell (2002), Imbernón (2010), Lopes (2007), Minayo (1994), Moura (2003, 2012 e 2016), Nascimento (2007), Oliveira (2007), Otranto (2010), entre outros. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Bogdan e Bliklen (1994) e Flick (2009). Os dados empíricos foram organizados em categorias com base em Bardin (2011) e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012 e 2015), Brandão (2004) dentre outros. Os resultados revelam que a prática docente exitosa no contexto semântico da Educação Profissional desenvolve-se em espaço favorável com instrumentos diversificados, ocasionando a unidade teoria-prática, despertando o interesse e a participação dos estudantes no curso investigado. Conclui-se então, que a prática aliada à teoria em contexto semântico favorável contribui para a realização de práticas docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes no Curso Técnico em Agropecuária. ABSTRACT: Thisstudypresents a surveyofSuccessfulteachingpractice in Professional Education, technicalknowledgeandpedagogicalknowledge in a Federal TechnicalCollege. Amongresearchline: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). The interest came from the concern of the researcher as a pedagogue in the investigated locus, emerging the question problem that guided the study: How the technical knowledge and pedagogical knowledge articulated contribute to a successful teaching practice in the semantic context of Professional Education, in Agropecuária Technical Course? This question gave rise to the general objective: To analyze the technical and teaching knowledge, of the teachers of Agropecuária Technical Course aiming to understanding the successful teaching practice in Professional Education. Specifically, to identify the interfaces between technical knowledge and pedagogical knowledge; to understand how it is realized successful teaching practices in Agropecuária Technical Course, and, to reflect about the semantic context of Professional Education within the Agropecuária Technical Course as learning young student indicative. It is methodologically grounded in qualitative approach, classified on Case Study. The choice of a qualitative approach is justified for it applies to the object of study, as it allows a systemic vision of the subjects involved in the process. The search is based on: Azzi (2002), Azeredo (2010), Batistolli (2010), White (2010), Brazil (1909, 1946, 2004, 2007, 2012, 2013, 2014 and 2016), Cavalcante (2009), Gaskell (2002), Imbernón (2010), Lopes (2007), Minayo (1994), Moura (2003, 2012 and 2016), Nascimento (2007), Oliveira (2007), Otranto (2010) among others. The main tool for data colect was the narrative interview, according to Bogdan and Bliklen (1994) and Flick (2009). The empiric data were organized into categories based on Bardin (2011) and were analyzed by the discourse analysis according Orlandi (2012 and 2015), Brandão (2004) among others. The results show that successful teaching practice in the semantic context of Professional Education develops in favorable space with diverse instruments, leading the theory-practice unit that arouses the interest and participation of students in the investigated course. In conclusion, the theory combined with practice in favorable semantic context contributes to the successful practices and consequently to the permanency and the learning of students in the Agropecuária Technical Course. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Saber técnico pt_BR
dc.subject Saber pedagógico pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account