Abstract:
RESUMO: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre Prática docente exitosa na Educação
profissional, saber técnico e saber pedagógico em um Colégio Técnico da Rede Federal de
ensino.Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação da Universidade
Federal do Piauí (UFPI). O interesse partiu da inquietação da pesquisadora enquanto
pedagoga dolócus investigado, emergindo a questão/problema que norteou o estudo: Como o
saber técnico e o saber pedagógico articulados contribuem para uma prática docente exitosa
no contexto semântico da Educação Profissional, no curso técnico em Agropecuária? Essa
questão deu origem ao objetivo geral: Analisar o saber técnico e o pedagógico, dos
professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão de prática docente
exitosa na educação profissional. De forma mais específica buscou-se: Identificar as
interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico; Compreender como se constitui praticas
docente exitosa no Curso Técnico em Agropecuária e Refletir o contexto semântico da
Educação Profissional no espaço do Curso Técnico em Agropecuária como indicativo de
aprendizagem do jovem estudante. Está embasada metodologicamente na abordagem
qualitativa do tipo Estudo de Caso. A opção pela abordagem qualitativa justifica-se porque se
aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados
no processo. Fundamenta-se em: Azzi (2002), Azeredo (2010), Batistolli (2010), Branco
(2010), Brasil (1909, 1946, 2004, 2007, 2012, 2013, 2014 e 2016), Cavalcante (2009),
Gaskell (2002), Imbernón (2010), Lopes (2007), Minayo (1994), Moura (2003, 2012 e 2016),
Nascimento (2007), Oliveira (2007), Otranto (2010), entre outros. O estudo tem como
principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Bogdan e Bliklen
(1994) e Flick (2009). Os dados empíricos foram organizados em categorias com base em
Bardin (2011) e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012 e 2015),
Brandão (2004) dentre outros. Os resultados revelam que a prática docente exitosa no
contexto semântico da Educação Profissional desenvolve-se em espaço favorável com
instrumentos diversificados, ocasionando a unidade teoria-prática, despertando o interesse e a
participação dos estudantes no curso investigado. Conclui-se então, que a prática aliada à
teoria em contexto semântico favorável contribui para a realização de práticas docentes
exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes no Curso
Técnico em Agropecuária. ABSTRACT: Thisstudypresents a surveyofSuccessfulteachingpractice in Professional Education,
technicalknowledgeandpedagogicalknowledge in a Federal TechnicalCollege.
Amongresearchline: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa
de Pós-Graduação em Educação e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas
Curriculares e Formação de profissionais da Educação da Universidade Federal do Piauí
(UFPI). The interest came from the concern of the researcher as a pedagogue in the
investigated locus, emerging the question problem that guided the study: How the technical
knowledge and pedagogical knowledge articulated contribute to a successful teaching practice
in the semantic context of Professional Education, in Agropecuária Technical Course? This
question gave rise to the general objective: To analyze the technical and teaching knowledge,
of the teachers of Agropecuária Technical Course aiming to understanding the successful
teaching practice in Professional Education. Specifically, to identify the interfaces between
technical knowledge and pedagogical knowledge; to understand how it is realized successful
teaching practices in Agropecuária Technical Course, and, to reflect about the semantic
context of Professional Education within the Agropecuária Technical Course as learning
young student indicative. It is methodologically grounded in qualitative approach, classified
on Case Study. The choice of a qualitative approach is justified for it applies to the object of
study, as it allows a systemic vision of the subjects involved in the process. The search is
based on: Azzi (2002), Azeredo (2010), Batistolli (2010), White (2010), Brazil (1909, 1946,
2004, 2007, 2012, 2013, 2014 and 2016), Cavalcante (2009), Gaskell (2002), Imbernón
(2010), Lopes (2007), Minayo (1994), Moura (2003, 2012 and 2016), Nascimento (2007),
Oliveira (2007), Otranto (2010) among others. The main tool for data colect was the narrative
interview, according to Bogdan and Bliklen (1994) and Flick (2009). The empiric data were
organized into categories based on Bardin (2011) and were analyzed by the discourse analysis
according Orlandi (2012 and 2015), Brandão (2004) among others. The results show that
successful teaching practice in the semantic context of Professional Education develops in
favorable space with diverse instruments, leading the theory-practice unit that arouses the
interest and participation of students in the investigated course. In conclusion, the theory
combined with practice in favorable semantic context contributes to the successful practices
and consequently to the permanency and the learning of students in the Agropecuária
Technical Course.