Abstract:
RESUMO: O Estágio, sob a forma supervisionada, consiste numa importante fase da vida acadêmica,
sendo um momento de integração entre a universidade, a escola e a comunidade. Assim, o
licenciando começa a inserir no campo de atuação profissional e a construir sua prática. Nesse
contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: Como ocorre o Estágio
Supervisionado na formação do licenciando na modalidade a distância e quais suas
implicações na construção dos saberes docentes? Nesse sentido, tem como objetivo geral
compreender como ocorre o Estágio Supervisionado na formação do licenciando na
modalidade a distância e suas implicações na construção dos saberes docentes. O aporte
teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Pimenta (2014), Lei n.
11.788/2008, Carvalho (2007), Pimenta e Lima (2004), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Piconez
(1991), que abordam sobre o Estágio Supervisionado, os saberes e a formação docente.
Acerca da Educação a Distância, utilizamos Moran (2007), Lévy (1999), Chaves (1999), além
das legislações vigentes como a LDB n. 9.394/1996 e o Decreto n. 5.622/2005. O panorama
metodológico da pesquisa tem como aporte as concepções de Gil (2010), Michel (2009) e
Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem
etnometodológica (COULON, 1995). O lócus da pesquisa foi o Centro de Educação Aberta e
a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), tendo como cursos investigados: Ciências Biológicas,
Filosofia, Matemática e Pedagogia, ambos vinculados ao centro. Os participantes da pesquisa
compreendem os coordenadores de Estágio, os professores da disciplina de Estágio,
professores-tutores e alunos estagiários dos referidos cursos, totalizando 14 (quatorze)
participantes. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas e questionários, aplicados aos
participantes. Os dados foram organizados, categorizados e analisados com base na análise de
conteúdo proposto por Bardin (1977) e interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2006). Os resultados, de um lado, apontam que os
saberes adquiridos ao longo do Estágio abrangem aqueles que permeiam o universo da sala de
aula, ou seja, envolve o saber fazer, na dimensão dos saberes pedagógicos. Revelam, também,
as dificuldades para a realização dos Estágios como o distanciamento entre professor e aluno,
a escassez de escolas nas cidades do interior do Estado, além de problemas de Internet. Por
outro lado, evidenciam, as possibilidades de otimização desse Estágio, como a contratação de
professores-tutores exclusivos para disciplina relativa ao Estágio, o acompanhamento do
aluno pelo professor da disciplina e capacitação dos professores-tutores, dentre outras. As
discussões propostas no presente estudo ampliam a compreensão acerca do Estágio
Supervisionado como campo epistemológico constitutivo da construção dos saberes e da
identidade docente no contexto específico: a educação a distância. ABSTRACT: The Supervised Internship constitutes an important phase of the academic life, being a
moment of integration between the university, school and community. Thus, during the
internship the licentiate begins to enter the professional career and gets practice. In this
context, the present study has as a starting point the following problem: How does the
Supervised Internship occur on the formation of the distance learning licentiate and what are
its implications in the construction of teacher’s knowledge? The study aims to understand
how the Supervised Internship occurs on the formation of the distance learning licentiate and
its implications in the construction of teacher’s knowledge. The theoretical contribution to
this research is structured in the light of the concepts from Pimenta (2014), Law n. (2002),
Tardif (2002), Nóvoa (1992), Piconez (1991), which discuss about the Supervised Internship,
the knowledge and the teacher’s training. About Distance Education, it was used, as
references, Moran (2007), Lévy (1999), Chaves (1999), and the current legislation such as the
LDB n. 9,394/1996 and the Decree n. 5.622/2005. The methodological panorama of the
research has as contribution the conceptions from Gil (2010), Michel (2009) and Bogdan and
Biklen (1994). The research is characterized as a qualitative study, with an
ethnomethodological approach (COULON, 1995). The Centro de Educação Aberta e a
Distância at UFPI (CEAD/UFPI) was chose as locus to the research, and the subjects
investigated were: Biological Sciences, Philosophy, Mathematics and Pedagogy. A total of 14
(fourteen) participants participated on the research, including the Stage coordinators, the
teachers of the Supervised Internship subject, the teacher-students and the trainees of the
related courses. For data collection, we used interviews and questionnaires, which were
applied to the participants. The data were organized, categorized and analyzed based on the
content analysis method proposed by Bardin (1977), and interpreted by using the
hermeneutic-interpretative method proposed by Minayo (2006). The results indicate that the
knowledge acquired during the Internship includes those that permeate the universe of the
classroom, in other words, it involves the acquisition of knowledge in the pedagogical
dimension. The results also reveal the difficulties faced by the student to do internships such
as the distance between the professor and the student, the shortage of schools in the inner
cities of the State, as well as Internet problems. On the other hand, the results highlight
possibilities of optimization the Internships, which include: the hiring of exclusive tutor-professors for the subjects related to the internship, the follow-up of the student by the
professor, the tutor’s training, among others. The discussions proposed on the present study
increase the understanding about the Supervised Internship as an epistemological field
constitutive of the construction of knowledge and teaching identity in the specific context:
distance education.