Repositório Institucional da UFPI

O TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE DOCENTES PESQUISADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO: o caso do corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal do Piauí.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FEITOSA, Conceição de Maria Martins
dc.date.accessioned 2017-04-26T14:11:45Z
dc.date.available 2017-04-26T14:11:45Z
dc.date.issued 2017-04-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/485
dc.description Orientador: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho. 1º Membro Interno: Prof. Dr. João Batista Lopes. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Sádia Gonçalves Castro. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação está dividida em três partes: introdução, artigos c considerações finais. Os artigos são dois: A formação de pesquisadores como produção do corpo docente de programas de pós-graduação: uma análise do MDMA/UFPI a partir do currículo Lattes e da Plataforma Sucupira, que, utilizando principalmente dados do Currículo Lattes, investiga o trabalho de formação de pesquisadores como indicador de produção do corpo docente do MDMA/UFPI e Meio Ambiente, solidariedade intergrupal e a inserção regional do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí: uma análise a partir da Plataforma Sucupira, no qual — a partir de questões sobre, a temática ambiental, a solidariedade intergrupal e a inserção regional, é feita uma análise do Relatório do MDMA/UFPI apresentado à CAPES em 2014 através da Plataforma Sucupira. Em sintese os principais resultados foram: a) O MDMA/UFPI tem como principal contribuição ao desenvolvimento regional a formação de docentes em todos os níveis de ensino, com predominância do nível superior. Isso esgota o seu envolvimento com o ensino básico, que não é direto como propugna o Documento da Área Ciências Ambientais; b) O corpo docente permanente do MDMA/UFPI é reduzido, com a presença de pouca diversidade de áreas de graduação; c) A trajetória dos professores pesquisadores do MDMA/UFPI é disciplinar, sendo que o interesse é a capacitação em práticas interdisciplinares resulta de iniciativa pessoal de cada docente;d) os mestres orientados pelo Corpo Docente do MDMA/UFPI estão em trajetória acadêmica dinâmica e se vinculando ao Ensino Superior, o que permite que eles possam desenvolver atividades de pesquisa e de docência. ABSTRACT: This dissertation is divided into three parts: introduction, articles and final considerations. Articles are two: Training researchers as production of the faculty of graduate programs: an analysis of MDMA / UFP1 from Lattes and Sucupira Platform, which, using mainly Lattes data, investigates the work training of rcsearchers as production indicator of faculty MDMA / UFPI and Environment, solidarity intergroup and the regional integration of the Master in Development and Environment of Piaui Federal University: an analysis from the Sucupira Platform, which - from of issues, environmental issucs, intergroup solidarity and regional integration, an analysis is made of MDMA Report / UFPI presented to CAPES in 2014 by Sucupira Platform. In summary the main results were: a) The MDMA / UFPI's main contribution to regional development and training of teachers at ali educational leveis, especially the higher levei. This depletes your involvement in basic education, which is not as dircct advocates Document Arca Environmental Sciences; b) The permanent faculty of MDMA / UFP1 is reduced by the presence of littic diversity of undergraduate arcas; c) The trajectory of research professors of MDMA / UFP1 is discipline, and the interest is training in interdisciplinary practices resulting from staff of each teacher initiative: d) the teachers guided by the Faculty of MDMA / UFPI are in academie dynamic path and by linking to higher education, which allows them to develop research and teaching activities pt_BR
dc.subject Pós-Graduação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Regional pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Posgraduate Studies pt_BR
dc.subject Regional Development pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.title O TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE DOCENTES PESQUISADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO: o caso do corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal do Piauí. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account