Abstract:
RESUMO:
Esta dissertação está dividida em três partes: introdução, artigos c considerações
finais. Os artigos são dois: A formação de pesquisadores como produção do corpo
docente de programas de pós-graduação: uma análise do MDMA/UFPI a partir do
currículo Lattes e da Plataforma Sucupira, que, utilizando principalmente dados do
Currículo Lattes, investiga o trabalho de formação de pesquisadores como indicador
de produção do corpo docente do MDMA/UFPI e Meio Ambiente, solidariedade
intergrupal e a inserção regional do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
da Universidade Federal do Piauí: uma análise a partir da Plataforma Sucupira, no
qual — a partir de questões sobre, a temática ambiental, a solidariedade intergrupal e
a inserção regional, é feita uma análise do Relatório do MDMA/UFPI apresentado à
CAPES em 2014 através da Plataforma Sucupira. Em sintese os principais resultados
foram: a) O MDMA/UFPI tem como principal contribuição ao desenvolvimento
regional a formação de docentes em todos os níveis de ensino, com predominância do
nível superior. Isso esgota o seu envolvimento com o ensino básico, que não é direto
como propugna o Documento da Área Ciências Ambientais; b) O corpo docente
permanente do MDMA/UFPI é reduzido, com a presença de pouca diversidade de
áreas de graduação; c) A trajetória dos professores pesquisadores do MDMA/UFPI é
disciplinar, sendo que o interesse é a capacitação em práticas interdisciplinares
resulta de iniciativa pessoal de cada docente;d) os mestres orientados pelo Corpo
Docente do MDMA/UFPI estão em trajetória acadêmica dinâmica e se vinculando ao
Ensino Superior, o que permite que eles possam desenvolver atividades de pesquisa e
de docência. ABSTRACT:
This dissertation is divided into three parts: introduction, articles and final
considerations. Articles are two: Training researchers as production of the faculty of
graduate programs: an analysis of MDMA / UFP1 from Lattes and Sucupira Platform,
which, using mainly Lattes data, investigates the work training of rcsearchers as
production indicator of faculty MDMA / UFPI and Environment, solidarity intergroup
and the regional integration of the Master in Development and Environment of Piaui
Federal University: an analysis from the Sucupira Platform, which - from of issues,
environmental issucs, intergroup solidarity and regional integration, an analysis is
made of MDMA Report / UFPI presented to CAPES in 2014 by Sucupira Platform. In
summary the main results were: a) The MDMA / UFPI's main contribution to regional
development and training of teachers at ali educational leveis, especially the higher
levei. This depletes your involvement in basic education, which is not as dircct
advocates Document Arca Environmental Sciences; b) The permanent faculty of
MDMA / UFP1 is reduced by the presence of littic diversity of undergraduate arcas; c)
The trajectory of research professors of MDMA / UFP1 is discipline, and the interest is
training in interdisciplinary practices resulting from staff of each teacher initiative: d)
the teachers guided by the Faculty of MDMA / UFPI are in academie dynamic path and
by linking to higher education, which allows them to develop research and teaching
activities