Abstract:
RESUMO:
SOUSA, J. E. R. B. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados. 2015. 83f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí, 2015.
A busca por formar enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos fez com que o docente evoluísse no modo de transmissão e de construção do conhecimento, utilizando, para isso, novas estratégias pedagógicas. Nesse sentido, a experiência de simulação avançada surge como ferramenta imprescindível para a construção do conhecimento, das habilidades e das atitudes do estudante, pois favorece o pensamento crítico sobre a situação vivenciada. Assim, avaliar os resultados dessa estratégia de ensino no que se refere à satisfação e à autoconfiança é importante, visto que quanto maior o envolvimento do estudante no processo, maior será sua motivação. Portanto, a pesquisa teve por objetivo avaliar a satisfação e a autoconfiança dos estudantes de Enfermagem em experiências de aprendizagem por meio da simulação avançada. O estudo foi fundamentado no modelo de Simulação da National League for Nursing/Jeffries, na evolução do ensino de Enfermagem, na simulação como estratégia de ensino e na avaliação da satisfação e da autoconfiança como resultados da simulação clínica. É um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. Ocorreu em um espaço virtual. A população é formada por 43 estudantes do último ano e egressos dos anos de 2013 e 2014 do curso de Enfermagem, sendo amostra do tipo não probabilística por julgamento. A coleta ocorreu entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, com o envio, por e-mail, do instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning, traduzido para o Português brasileiro. O instrumento foi compilado para o Google Drive com 13 itens, sendo cinco relativos à satisfação, e oito, à autoconfiança. Foram elaboradas três perguntas sobre o perfil sociodemográfico. A análise estatística foi realizada por meio do SPSS, versão 18.0, utilizando os testes de Pearson, T-Student e Anova. Predominou o sexo feminino (83,7%), entre 21 e 23 anos (72,1%). Não existiu diferença significativa entre os sexos para a satisfação (p=0,600), mas, sim, para a autoconfiança no sexo masculino (p=0,043). Obteve concordância com a afirmação em todos os itens referentes à satisfação (>53,5%). Autoconfiança foi positiva com apenas um item, com resultados abaixo do esperado,
tendo uma variação de 41,9 a 67,4% dos que concordaram com as afirmações. Atingiu alpha de cronbach com valor de 0,652. O gráfico de dispersão mostrou que existe associação entre as variáveis relacionadas à aprendizagem. Em virtude dos fatos mencionados, são perceptíveis os níveis elevados de satisfação e de autoconfiança da aprendizagem nos estudantes, ratificando a experiência de simulação avançada como estratégia de ensino que oferece ao estudante a oportunidade de aprender conceitos teóricos e práticos em um ambiente completamente seguro, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. ABSTRACT:
SOUSA, J.E.R.B. Advanced clinical simulation experience in nursing: satisfaction and self-confidence as result. 2015. 83f. Dissertation (Master in nursing). Federal University of Piauí. 2015.
The attempt to form generalist, humanistic, critical and reflective nurses, made the teachers evolved in the mode of transmission and construction of knowledge, use new teaching strategies. Therefore, the advanced simulation experience emerges as a powerful tool for the construction of knowledge, skills and student's attitudes through critical thought about the situation experienced. So evaluate the results of this teaching strategy in which mentioned the satisfaction and confidence becomes important to the point that the higher the student's involvement in the process, the greater their motivation. The objective was to evaluate the satisfaction and confidence of nursing students through advanced simulation learning experiences. The study was based on the simulation model of the National League for Nursing / Jeffries in the evolution of nursing education, simulation as a teaching strategy and assessment of satisfaction and self-confidence as result of clinical simulation. This is a descriptive, cross-sectional and quantitative approach. It occurred in a virtual space. The population consisted of final year students and graduates of the years 2013 and 2014 of the nursing course, with no probabilistic sample of the type of trial, which resulted in 43 participants. The collection occurred from December 2014 to January 2015 with the dispatch of emails containing the instrument Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning translated into Brazilian Portuguese. 43 students participated in the study. The instrument was compilado to Google Drive with 13 items: satisfaction (5) and confidence (8). 3 questions about the sociodemographic profile was prepared. Statistical analysis was performed using SPSS, version 18.0, using the Pearson test, T-Student and ANOVA. Females prevailed (83.7%) mainly between 21 and 23 years (72.1%). There was no significant difference between the genders regarding to the satisfaction (p = 0.600), but related to the self-confidence there was a discrepance with the men (p = 0.043). Agreement with the statement on all items related to satisfaction (> 53.5%) was obtained. Self-confidence was positive, with only one item with less than perfect results, with a range from 41.9 to 67.4% of those who agreed with the statements. Cronbach's alpha value of 0.652 was obtained. The scatter plot showed a association between
the variables related to learning. Due to the mentioned facts, it was noticed high levels of satisfaction and self-confidence in students' learning, confirming the advanced simulation experience as a teaching strategy that offers students the opportunity to learn theoretical and practical concepts in a completely safe environment, contributing to the development of critical and reflective thinking. RESUMEN:
SOUSA, J. E.R. B. Experiencia de simulación médica avanzada en enfermería: satisfacción y confianza en sí mismo como resultado. 2015. 83f. Disertación (Maestría). Universidad Federal de Piauí. 2015.
La búsqueda de la forma enfermeras generalistas, humanistas, críticos y reflexivos, hizo la enseñanza evolucionado en el modo de transmisión y construcción del conocimiento, haciendo uso de las nuevas estrategias de enseñanza. En este sentido, la experiencia de simulación avanzada surge como una poderosa herramienta para la construcción de conocimientos, habilidades y actitudes de los estudiantes a través del pensamiento crítico sobre la situación vivida. Así que evaluar los resultados de esta estrategia de enseñanza en el que se menciona la satisfacción y confianza, es importante señalar una mayor participación de los estudiantes en el proceso más grande será su motivación. Tuvo como objetivo evaluar la satisfacción y la confianza de los estudiantes de enfermería en las experiencias de aprendizaje a través de la simulación avanzada. Se basó en el estudio de la National League for Nursing/Jeffries en la evolución de la educación en enfermería, la simulación como estrategia de enseñanza y la evaluación de la satisfacción y la confianza en sí mismo, como resultado de la simulación clínica. Este es un enfoque descriptivo, transversal y cuantitativo. Ocurrió en un espacio virtual. La población está compuesta por estudiantes y egresados de los años 2013 y 2014 del curso de enfermería de fin de carrera, con muestra no probabilística del tipo de ensayo. La colección se produjo a partir de diciembre 2014 a enero 2015 con el envío por correo electrónico instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning en el aprendizaje traducido al portugués de Brasil. 43 estudiantes participaron en el estudio. El instrumento fue compilado a Google Drive con 13 ítems: satisfacción (5) y confianza (8). 3 preguntas sobre el perfil sociodemográfico se preparó. Análisis estadístico se realizó con el programa SPSS, versión 18.0, mediante la prueba de Pearson, t de Student y Anova. Prevaleciente en mujeres (83,7%) entre 21 y 23 años (72,1%). No hubo diferencia significativa entre los sexos a la satisfacción (p = 0,600), pero para la auto-confianza en los hombres (p = 0,043). Obtener el acuerdo con la declaración de todos los temas relacionados con la satisfacción (> 53,5%). La confianza en sí fue positivo con un solo artículo con resultados menos que perfectos, con un rango de 41,9 a 67,4% de los que estuvo de acuerdo con las declaraciones. Valor obtenido alfa de Cronbach de 0,652 con. El
gráfico de dispersión mostró una asociación entre las variables relacionadas con el aprendizaje. Debido a los hechos mencionados, se observó un alto nivel de satisfacción y confianza en sí mismo en el aprendizaje de los estudiantes, lo que confirma la experiencia de simulación avanzada como estrategia de enseñanza que ofrece a los estudiantes la oportunidad de aprender los conceptos teóricos y prácticos en un entorno completamente seguro que contribuye a la desarrollo del pensamiento crítico y reflexivo.