Abstract:
RESUMO:
O estudo presente analisa o processo de constituição das identidades dos jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho sucroalcooleiro na usina COMVAP/Olho D‟água. O lócus da pesquisa foi município de União-PI, onde está situada a referida usina, a qual se encontra em atividade por mais de três décadas na região. A hipótese desta pesquisa foi a de que nem todos os jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho na cadeia produtiva da cana de açúcar, têm suas identidades modificadas totalmente, em decorrência do aumento da condição material adquirida com a venda de sua força de trabalho e o experimento de outras sociabilidades de trabalho. O segmento juvenil assalariado rural na cadeia produtiva da cana de açúcar carrega a herança do universo rural, o que faz uso no exercício do trabalho nos canaviais mantendo aspectos no seu modo de vida, que ainda é entendido como atraso em relação à liquidez da contemporaneidade. Entretanto, com o estreitamento das distâncias entre os espaços rural/urbano, outras mentalidades se manifestam entre os jovens que absorvem novos valores e despertam anseios próximos do modo de vida urbano. Assim, novas relações identitárias se reproduzem nas ruralidades, atravessando contextos específicos, como no caso dos sujeitos em questão, permeados de novas nuanças e vivencias também estimuladas pelo assalariamento. Não obstante, os processos identitários se verificam de maneira diferenciada, partem do trabalho que exercem nos canaviais, dos projetos de autonomia que nutrem e dos espaços de sociabilidades que transitam, acionando as identidades que lhes competem, ora jovem rural, ora jovem comvapeiro, mas sem perder a herança rural. Esta pesquisa é qualitativa e ancorada metodologicamente no aporte teórico marxista, na busca de conhecer o real dirimindo dúvidas e guiando a ação, numa perspectiva transformadora para discutir as categorias agronegócio e trabalho, que representam a base concreta-material do fenômeno pesquisado. Mas, por uma ótica que reconhece a produção de simbologias através das materialidades, a qual “não se deve entender os fatos sociais isoladamente ou abstraídos da influência política, econômica e cultural” (GIL, 1999, p. 40), pois, como verificado no campo de pesquisa, há uma necessidade de interpretar como as materialidades (o trabalho) determinam a construção das subjetividades dos jovens, principalmente ao acionar e negociar as suas identidades. Como recursos metodológicos fiz uso da observação participante realizada durante as visitas aos canaviais, análise de documentos, reportagens e falas dos sujeitos sobre a implantação e trajetória da cadeia produtiva da cana de açúcar no Piauí, através da usina COMVAP/Olho D‟água, também do diário de campo para registro de conversas, lugares, números, informações e dados da geografia local. As entrevistas foram semi-estruturadas com o intuito de, através das falas, construir informações a serem interpretadas para responder as questões em pauta. ABSTRACT:
This study analyzes the process of constitution of the identities of young rural workers falling within the sugar cane labor market in agribusiness COMVAP/Olho D‟água. The locus of the research was the city of União-PI, which is located said agribusiness, which is in operation for more than three decades in the region. The alleged this research was that not all rural workers young people who fall in the labor market in the productive chain of sugar cane, have their identities changed completely, due to the increase of the acquired material condition to the sale of its power work and experiment other sociabilities work. The rural wage youth segment in the production chain of sugar cane carries the heritage of the rural world, which makes use in the exercise of work in the cane fields while maintaining aspects of their way of life, which is still seen as lagging behind liquidity of contemporaneity. However, with the narrowing of the gap between the rural / urban spaces, other mindsets manifest among young people absorb new values and arouse desires close to the urban way of life. Thus, new identity relationships reproduce in ruralities across specific contexts, such as in the case of the subjects in question, permeated with new nuances and livings also stimulated by wage. Nevertheless, identity processes occur differently, depart of their work in the cane fields, the autonomy project that nourish and sociability spaces transiting, triggering the identities that concern them, now rural youth, now young comvapeiro but without losing the rural heritage. This research is qualitative and methodologically grounded in Marxist theoretical framework in the quest to know the real dispelling doubts and guiding the action in a changing perspective to discuss the agribusiness and job categories, which represent the base concrete-material researched phenomenon. But for an optical recognizing the production of symbologies through materialities, which "should not be understood social facts alone or abstracted from political, economic and cultural influence" (GIL, 1999, p. 40), because as seen in the field research there is a need to interpret as materialities (work) determine the construction of subjectivities of young people, especially when operating and negotiate their identities. As methodological resources, it was made use of participant observation conducted during visits to the cane fields, analysis of documents, reports and speeches of the subjects on the implementation and trajectory of the productive chain of sugar cane in Piaui, through agribusiness COMVAP/Olho D‟água also field diary to record conversations, places, numbers, information and data of the local geography. The interviews were semi-structured in order to build through the speech information to be interpreted to answer such questions.