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DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: os hábitos de sono influenciam ?

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dc.contributor.author SANTOS, Renato Mendes dos
dc.date.accessioned 2017-04-19T13:13:38Z
dc.date.available 2017-04-19T13:13:38Z
dc.date.issued 2017-04-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/469
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fernando Ferraz do Nascimento Co-orientadora: Prof. Dra. Aline Silva Belísio. Membro Externo: John Fontenele Araújo. Membro Interno: Cássio Eduardo Soares Miranda. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dificuldade de aprendizagem é pertinente na infância e está associado a muitos fatores sociais. Como o sono é de vital importância para o desenvolvimento infantil e é um dos fatores pouco conhecido, quando associado à dificuldade de aprendizagem e ao desenvolvimento de crianças com transtorno funcional específico, atendidas em Salas de Atendimento Educacional Especializado – A.E.E., poucos estudos longitudinais foram conduzidos no sentido de caracterizar o perfil cognitivo e os hábitos de sono de crianças de 7 a 12 anos atendidas nessas salas de apoio especializado. Como as salas são programadas para crianças com deficiências, a proposta foi fazer uma caracterização das crianças com transtornos funcionais específicos encontradas em escolas municipais na zona urbana em Teresina – PI, de crianças com algum tipo de transtorno funcional específico (Dislexia / Disortografia / Disgrafia / Discalculia / Transtorno de Déficit de Atenção (com ou sem hiperatividade), que são atendidas nessas salas, avaliando o perfil cognitivo, a relação familiar, a classificação econômica e a relação entre os hábitos de sono e os transtornos funcionais nessa faixa etária. Participaram da pesquisa 70 crianças da educação fundamental, em 16 escolas públicas municipais: 04 escolas na zona leste, 04 escolas na zona norte, 03 escolas na zona sudeste e 05 escolas na zona sul, foram avaliadas. Para fazer a caracterização do sono foi utilizado o questionário de hábitos de sono e para avaliar o perfil cognitivo foram utilizados testes psicológicos TDE – Teste de Desenvolvimento Escolar e TNVRI – Teste Não Verbal de Raciocínio Infantil. Observou-se que as crianças apresentaram um nível inferior em relação ao teste de Desempenho Escolar. Em Relação aos testes Não Verbal não detectamos correlações entre variáveis de sono e escores resultados do teste. Dessa forma, é possível afirmar que o sono não é o principal fator associado a dificuldade de aprendizagem e que não existe associações entre os hábitos de sono e avaliação cognitiva. Estudos adicionais são necessários para avaliar o efeito de demais fatores. ABSTRACT: Learning disability is relevant in childhood and is associated with many social factors. Since sleep is vitally important for child development and is one of the little-known factors, when combined with learning disability and development of children with specific functional disorder, met in Educational Service Specialist Rooms - AEE, few longitudinal studies have been conducted in order to characterize the cognitive profile and children sleeping habits 7 to 12 years seen in these rooms specialized support As the rooms are scheduled for children with disabilities the proposal was to make a characterization of children with specific functional disorders in public schools in the urban area of Teresina - PI , children with some kind of specific functional disorder ( Dyslexia / Dysorthographia / Dysgraphia / Dyscalculia / Disorder Attention Deficit (with or without hyperactivity), which are met in these rooms, assessing the cognitive profile, the family relationship, the economic classification and the relationship between sleep habits and disorders in this age group functional. The participants were 70 children in primary education, 16 public schools: 04 schools in east, 04 schools in the north, 03 schools in the south-east and 05 schools in the south, were evaluated. To the characterization of sleep was used the survey sleep habits and to assess the cognitive profile were used psychological tests TDE - School Development Test and TNVRI - Test Verbal Reasoning Child No. It was observed that the children had a lower level in relation to school performance test. Toward Nonverbal tests did not detect correlations between sleep variables and test results scores. Thus, you can say that sleep is not the main factor associated with learning disability and that there is no association between sleep habits and cognitive assessment. Additional studies are needed to evaluate the effect of other factors. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldade de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Sono pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Learning Disability pt_BR
dc.subject Sleep pt_BR
dc.subject Educational Service Specialist pt_BR
dc.title DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: os hábitos de sono influenciam ? pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

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