Repositório Institucional da UFPI

ESCRITA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PÓS-ALFABETIZAÇÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author NERES, Bruna Rodrigues da Silva
dc.date.accessioned 2017-04-18T13:47:05Z
dc.date.available 2017-04-18T13:47:05Z
dc.date.issued 2017-04-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/466
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Iveuta de Abreu Lopes. 1º Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. 2º Membro Interno: Profa. Dra. Catarina de Sena Siqueira Mendes da Costa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O aprendizado da língua em sua modalidade escrita requer dos aprendizes a consciência de que a escrita de um sistema alfabético corresponde às unidades fonológicas pautadas na oralidade. Essa premissa norteia o objetivo geral deste estudo que é investigar a correlação entre a escrita e o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica dos alunos em estágio de pós-alfabetização. Os objetivos específicos são: verificar o nível de escrita em que os alunos da turma investigada se encontram e verificar se as habilidades em consciência fonológica são desenvolvidas antes do processo de alfabetização ou são desenvolvidas posteriormente ao aprendizado da escrita. Esta pesquisa se caracteriza como sendo de cunho quantitativo/qualitativo e foi desenvolvida em uma turma de alunos do 4º ano de uma escola pública de Teresina-PI. Para avaliar os níveis de consciência fonológica das crianças, tal como proposto no objetivo geral, foi aplicado um teste composto por 21 questões, um ditado com 15 palavras e foram coletadas produções textuais de 29 crianças do 4º ano. As teorias que embasam esta pesquisa se fundam no aprendizado da escrita, as perspectivas do letramento, os caminhos da alfabetização e os níveis de consciência fonológica, baseados nos fundamentos de estudiosos como: Capovilla e Capovilla (2000), Freitas (2004), Cielo (2002), Adams (2006) e Zorzi (1998). Pela análise do material coletado, verificou-se que 4,0% das crianças estão em nível pré-silábico, 10,0% em nível silábico, 31,0% estão na hipótese silábico-alfabética e 55,0% estão na hipótese alfabética de escrita, o que revela que a turma investigada apresenta níveis heterogêneos de escrita, mesmo sendo composta por crianças em uma série em que já deveriam estar alfabetizadas. Concluiu-se que as habilidades em consciência fonológica são favorecidas pelo domínio do código alfabético, todavia não necessariamente todas as crianças alfabetizadas têm bom desenvolvimento em consciência fonêmica, pois o total de crianças alfabetizadas (55,0%) da turma investigada difere do total de crianças que teve bom desempenho no teste de consciência fonêmica. Desse modo, conclui-se que dentre as habilidades de consciência fonológica, algumas são desenvolvidas anteriormente ao processo de alfabetização, como acontece com as habilidades silábica, de rima e de aliteração que são desenvolvidas espontaneamente e facilitam a apropriação do sistema de escrita, já que a consciência fonêmica precisa de um treino mais sistemático para ser desenvolvida e é resultado do aprendizado da escrita. ABSTRACT: Language learning in your writing mode requires the learners are aware that the code written in an alphabetic system corresponds to the phonological units guided by the orality. This premise guides the overall objective of this study, which is to investigate the correlation between writing and the development of phonological awareness skills of students in post-literacy stage. The specific objectives are: Check the spelling level of students in the investigated class are, and verify if the phonological awareness skills are developed before the literacy process or are further developed to learning to write. This research is characterized as quantitative / qualitative approach and it was developed in a group of students of the 4th grade of a public school in Teresina-PI. To evaluate the levels of phonological awareness of children, as proposed in the general objective, it was applied a test composed of 21 questions, a saying with 15 words and textual productions of 29 children of the 4th grade were collected. The theories that support this research are based on writing learning, the prospects of literacy, the paths of literacy and phonological awareness levels, based on the fundamentals of scholars such as: Capovilla e Capovilla (2000), Freitas (2004), Cielo (2002), Adams (2006) e Zorzi (1998). By analyzing the collected material, it was found that 4.0% of children are in pre-syllabic level, syllabic level 10.0%, 31.0% are in syllabic-alphabetical hypothesis and 55.0% are in alphabetical hypothesis writing, which reveals that the investigated group has heterogeneous levels of writing, even being made by children in a series that should have been literate. We concluded that the phonological awareness skills are favored by the mastery of the written code, but not necessarily all literate children have good developing phonemic awareness, because the total of literate children (55.0%) of the investigated group differs from the total of children who had good performance in phonemic awareness test. Thus, it is concluded that among the phonological awareness skills, some are developed prior to the literacy process, as the syllabic skills, rhyme and alliteration that are developed spontaneously and facilitate the appropriation of the writing system, while phonemic awareness needs more systematic training to be developed and it is the result of learning to write. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Fala pt_BR
dc.subject Pós-alfabetização pt_BR
dc.subject Phonological awareness pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Peech pt_BR
dc.subject Post-literacy pt_BR
dc.title ESCRITA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PÓS-ALFABETIZAÇÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account