Abstract:
RESUMO:
A opção pela pesquisa em tela emergiu de uma longa experiência como professora da disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escola da rede privada de Teresina, como também da necessidade de aperfeiçoar conhecimento, no tocante a conteúdos e metodologias específicas da Geografia, especialmente a busca por aprofundamento e atualização conceitual. Nesse sentido, este trabalho consiste no estudo do conceito de lugar, conceito-chave da Geografia, diretamente relacionado ao espaço concreto de vivência das crianças iniciantes no raciocínio espacial. Acredita-se que, a partir da compreensão das primeiras noções sobre o espaço, elas poderão desenvolver com eficácia o senso de lugar e de entender melhor outras dimensões da análise geográfica no transcurso de sua trajetória escolar, sendo capazes de articular muitas escalas de abordagem da realidade. Assim, investigou-se o desenvolvimento de uma proposta de ensino desse conceito na perspectiva humanista de matriz fenomenológica, envolvendo professores de Geografia do segundo ao quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Teresina, valendo-se de atividades que articulam afetividade, interesse e aperfeiçoamento de faculdades cognitivas. A opção metodológica para a realização da pesquisa foi a Pesquisa-ação de inspiração hermenêutico/fenomenológica – ou prático/colaborativa – por seu potencial formativo, ao procurar compreender e interpretar os fenômenos relacionados ao processo de ensino realizado no trabalho docente. Buscou-se para tanto sustentação teórica em Martins (1992), Bicudo (2011), Holzer (1992) e Triviños (2009). Na Pesquisa-ação, procura-se aproximar sujeito e objeto, assumindo a colaboração como essencial ao processo de intervenção para descobrir os sentidos da realidade. Para compor a base teórica da pesquisa, foram realizados estudos sobre o conceito de lugar na Geografia e sobre seu ensino, especialmente na vertente humanista, partindo de autores expressivos da área, tais como: Straforini (2011), Cavalcanti (2011), Callai (1998), Tuan (1983), Kaercher (2014), Butimen (1982) e Lowenthal (1985), Carlo (1996) e Santos (2001). Outra vertente teórica convergente ao objeto de pesquisa diz respeito aos trabalhos de alguns clássicos do pensamento fenomenológico e hermenêutico, como, por exemplo, Merleau Ponty, Gadamer e Paul Ricouer. Na análise preliminar, identificou-se que a concepção de lugar articulada pelas professoras é aproximativa da perspectiva de entendimento do espaço como localização, tributária de uma concepção absoluta, localista e objetiva dessa categoria. Os encontros colaborativos foram problematizados à luz de referencial teórico atual, discutindo-se o Lugar pelo prisma fenomenológico na Geografia, elaborando-se a partir daí uma série de atividades metodológicas desenvolvidas com os professores e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, descritas no âmbito deste trabalho. Por fim, espera-se que a pesquisa constitua importante contribuição para a Geografia Escolar nas séries iniciais, especialmente para o entendimento das etapas de alfabetização geográfica dos alunos ao desenvolverem a leiturização do espaço vivido durante o seu processo de formação para a cidadania. ABSTRACT:
The option for the canvas emerged from my long experience as a geography teacher in elementary school of Teresina‟s private schools and the improvement need of the knowledge related to the geography subjects and specific methodologies, especially the search for conceptual deepening and update. In this sense, this assignment consists on the study of the concept of place, keyword in geography, directly related to concrete space of children‟s living in their beginnings of space rationalism. It is believed that from the understanding of the first notions about space they can develop efficiently the sense of place and understand better other dimensions of geographical analysis in the route of their school trajectory, being able to articulate diverse scales of reality approaches. Thus, I investigated the development of a teaching proposal of this concept in the humanist perspective with a phenomenological matrix, involving geography teachers from the second to the fifth grade of a Teresina elementary school, using activities that articulate affectively, interest and improvement of cognitive faculties. The methodological option to accomplish this research was the action research inspired by the phenomenological hermeneutics or practical collaborative, because of its formative potential in searching to understand and interpret the phenomena related to the teaching process achieved in the teaching work, searching for theoretical abasement in Martins (1992), Bicudo (2011), Dolzer (1992) and Triviños (2009). The action research demands an approximation between subject and object, assuming the collaboration as essential to the process of intervention to discover the senses of reality. To underlie this research I did some studies about the concept of place in geography, and about its teaching, especially in the humanista side, from important authors to the area, such as Straforini (2011), Cavalcanti (2011), Callai (1998), Tuan (1983), Kaercher (2014), Butimen (1982) e Lowenthal (1985), Carlo (1996) e Santos (2001). Another convergent to the research object theoretical side relates about the assignments of some classical authors of the phenomenological and hermeneutic thought, as Merleau, Ponty, Gadamer e Paul Ricouer. In the analysis, I identified that the conception of place articulated by teachers is close to the perspective that understands space as localization, full of an absolute, rational and objective concept of this category. The collaborative meetings were problematized underlied by the current theoretical reference discussing about the place in a phenomenological perspective in geography, elaborating a series of methodological activities developed with the teachers and students in elementary school, described in the scope of work. Therefore, I hope the research becomes na important contribution to Geography in elementary school, especially to understand the stages of geographical literacy of students when developing the reading of the space lived during its process of citizenship formation.