Abstract:
RESUMO: A dissertação trata das implicações do processo de regionalização sobre as empresas de comunicação, oferecendo elementos que permitam entender e criticar os procedimentos econômicos e estratégias do grupo Rede Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, no que diz respeito à regionalização nas suas produções, e à construção da cidadania. Busca-se entender interesses e práticas na busca pela manutenção de uma liderança de mercado, as influências que permitem que esta seja conquistada, como também os critérios que conferem diferenciação frente à concorrência. Trabalha-se com a regionalização, em diálogo com o mercado e a cidadania. O problema característico da pesquisa gira em torno da discussão sobre qual perspectiva a Rede Clube constrói seus conteúdos de regionalização, como eles são representados na programação da emissora e o que ela objetiva alcançar quando insere as temáticas sociais. Toma-se como base de análise o referencial teórico e vertente crítica da Economia Política da Comunicação. Diante das análises dos produtos, ficou claro que o grupo de comunicação Rede Clube tende a reproduzir em nível regional a lógica da empresa à qual está vinculada, a Rede Globo, e dela, se apropria e reproduz em nível local e regional o padrão tecnoestético hegemônico, que lhe confere vantagens na conquista de telespectadores e nas disputas com a concorrência local. As estratégias midiáticas da Rede Clube em relação à cidadania e em busca dela podem ser vistas nos conteúdos exibidos durante sua programação, mas evidencia-se, contudo, que o grupo de comunicação apresenta predominantemente uma cidadania tematizada e como prática capitalista. ABSTRACT: The dissertation deals with the implications of the regionalization process on the media companies, providing elements to understand and criticize the economic procedures and strategies of the group Rede Clube, an affiliate of Rede Globo in Piaui, with regard to the regionalization in their productions, and the construction of the citizenship. Seeks to understand interests and practices in the pursuit of maintaining the market leadership, the influences that allow it to be conquered, as well as the criteria that provide differentiation against the competition. It works with regionalization in dialogue with the market and citizenship. The research problem revolves around the discussion of which perspective the Rede Clube builds its content of regionalization, how they are represented in the programming of the station and what it aims to achieve when insert social issues. The analysis are based on the theoretical and critical aspects of the Political Economy of Communication. After the analysis of the products, it became clear that the Rede Clube communication group tends to play at the regional level the logic of the company to which it is linked, Rede Globo, and it appropriates and plays at local and regional level its hegemonic technical- aesthetic standard, which gives it advantages in winning viewers and in disputes with local competition. The media strategies of the Rede Clube in relation to citizenship and seeking for it can be seen in the displayed content in its programming, but it is evident, however, that the communication group presents the citizenship as predominantly thematized and a capitalist practice.