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RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo abordar aspectos da estrutura ritual do campo etnográfico Terreiro São Benedito e Vovó Quitéria (TSBVQ), localizado em Parnaíba (PI) e, de modo específico, verificar o mecanismo do (des)cumprimento de obrigações e assim fazer uma relação com o transe de possessão por espíritos, no sentido de compreender os significados e importância conferida pelos médiuns do referido grupo religioso. Ao tratar do culto aos voduns, busquei embasamento teórico na literatura de Rodrigues (2006), Ramos (1943), Carneiro (1960), Bastide (1971, 1978) e Ferretti (1995, 2004, 2006). Em se tratando do culto aos caboclos, encantados, pretos velhos, exús e pombagiras, recorri a Bastide (1971, 1978, 2002, 2004), Ferreti S. (1995, 2002, 2004, 2006, 2008), Ferretti M. (2000, 2001a, 2001b, 2003, 2004) e Prandi (2001, 1997). Sobre o transe de possessão no âmbito da umbanda e do tambor de mina, Concone (1987, 2004) e Halperin (1998) deram valiosa contribuição. Por fim, travei diálogo com Burke (2003), para tratar da questão relativa ao hibridismo, com Durkheim (2000) e Geertz (1989), para discutir os conceitos de religião e símbolos religiosos, e com Douglas (1976), para analisar a questão dos ritos de purificação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com base na observação participante e utilização de entrevistas em profundidade. Portanto, diante das informações coletadas, posso afirmar que no espaço religioso em tela há admissão das “linhas” espirituais da umbanda, tambor de mina, terecô e tambor de cura. ABSTRACT:
The present study has the purpose to broach of aspects of the ritual structure of ethnographic field Terrace St. Benedict and Grandma Quitéria (TSBVQ), located in Parnaiba (PI) and, in a specifically, check the mechanism of the noncompliance of obrigations and therefore make a relation with trance possession by spirits, in way of understand the meaning and importance given by the mediuns of that religious group. When dealing with the cult of voduns, I search for theorical in the literature of Rodrigues (2006), Ramos (1943), Carneiro (1960), Bastide (1971, 1978) and Ferretti S. (1995, 2004, 2006). Concerning about the cult to the caboclos, enchanted, old black, exus and pombagiras, I resorted to Bastide (1971, 1978, 2002, 2004), Ferreti S. (1995, 2002, 2004, 2006, 2008), Ferretti M. (2000, 2001a, 2001b, 2003, 2004) and Prandi (2001, 1997). About the trance possession under of umbanda and drum mine, Concone (1987, 2004) and Halperin (1998) gave valuable contribution. Finally, froze dialogue with to Burke (2003), to address the question concern the religion hybridity, with Durkheim (2000) and Geertz (1989), to discuss the concepts of religion and religious symbols, and with Douglas (1976), to examine the question of the rites of purification. It´s a qualitative research, research based on participant observation and in-depth in terviews. Therefore with the collected information, I can say that the religion space studied there are admission of spiritual "lines" spiritual of umbanda, drum mine, terecô and healing. |
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