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IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA CONSTRUÍDA NAS REVISTAS CARTACAPITAL E VEJA DURANTE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014

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dc.contributor.author CRUZ, Maria do Socorro de Sousa
dc.date.accessioned 2017-04-05T16:30:04Z
dc.date.available 2017-04-05T16:30:04Z
dc.date.issued 2017-04-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/447
dc.description Orientador: Prof. Dr. Gustavo Fortes Said. Membro Interno: Profa. Dra. Monalisa Pontes Xavier. Membro Externo: Profa. Dra. Dacia Ibiapina da Silva (UnB). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O futebol chegou ao Brasil no começo do século XIX e se popularizou entre mestiços, pobres e excluídos da população. Em meados dos anos de 1920, apresentou-se como um fenômeno sociocultural no país. Diante da sua importância, enquanto elemento de forte identificação com o projeto de nação, o futebol tornou-se um instrumento propagador dos anseios nacionais. Nesse sentido, a seleção brasileira passou a ser a legítima representante do país - a chamada “pátria de chuteiras”, termo criado pelo jornalista Nelson Rodrigues que caracterizava a relação identitária entre a seleção e a nação brasileira. A celebração do sentimento de pertença em torno da seleção nacional se dá, sobretudo, em épocas de Copa do Mundo, competição futebolística que acontece a cada quatro anos. Contudo, diante das nuanças históricas e políticas que envolveram o futebol brasileiro em ambientes de descontentamento, como as Jornadas de Junho, que ocorreram durante a Copa das Confederações, em 2013 e na Copa do Mundo de Futebol de 2014, suscitaram-se debates acerca do modelo de identidade nacional brasileira relacionado ao futebol. O objetivo dessa investigação foi analisar as narrativas midiáticas nas revistas CartaCapital e Veja em torno dos protestos das Jornadas de Junho, ocorridas durante a Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as suas referências lançadas na construção da identidade nacional com base no futebol. O objeto de estudo foram os conteúdos jornalísticos (reportagens, editoriais, textos de colunas, fotografias e legendas) relacionados aos destaques e chamadas de capa das revistas estudadas, referentes aos dois eventos futebolísticos, publicados no período de junho de 2013 a julho de 2014. O método de investigação utilizado foi a Análise de Conteúdo Categorial proposto por Bardin (2011). No primeiro momento da pesquisa, foram selecionadas 24 edições das revistas, sendo 15 da Veja e nove da CartaCapital. Nessas edições foram encontradas 58 matérias relacionadas à Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014, sendo 39 da Veja e 19 da CartaCapital. No segundo momento, identificou-se as temáticas mais predominantes nas 58 matérias encontradas sobre a identidade nacional brasileira relacionada ao futebol. Essas matérias foram quantificadas, analisadas, definidas em categorias e interpretadas. Tomando como parâmetro a frequência e o critério de similaridade, foram identificadas as categorias: Futebol e Contradições Sociais: Uma Copa, dois Países?; Dicotomia Identitária: O Adeus à Pátria de Chuteiras?; Falência do Futebol-Arte e Ausência de Craques?; Cordialidade Social: Para Além do Campo?; Futebol e Política: Um Instrumento Ideológico? Diante da análise dessas categorias, conclui-se que as revistas CartaCapital e Veja revelam que, embora o futebol seja elemento constituinte da identidade nacional brasileira, já não apresenta caráter unificador da nação e de representação do país. Os periódicos apontam a perda de vínculo e de interesse do brasileiro pela seleção de futebol. ABSTRACT: Football, an elitist practic that arrived in Brazil in the early nineteenth century and became popular among person with mixed race, poor people and excluded population. In the mid 1920s, it presented itself as a social – cultural phenomenon in the country. Because of it is importance as an element of strong identification with the project of the nation, football has become a disseminator instrument of national aspirations. In this sense, the Brazilian Team became the authentic representative of the country the so-called “football boots homeland”, the expression coined by the journalist Nelson Rodrigues that characterized the identity relationship between the selection and the Brazilian Nation. The celebration of the sence of belonging around the national team takes place specially in World Cup season, football competition which happens every four year. However, the historical the political overtones involving the Brazilian football in a discontent environment such as the Day of June which accured during the Confederations Cup in 2013 and the Football World Cup 2014, raised discussions about the Brazilian national identity model related to football. The purpose of this research was to analyze how CartaCapital and Veja magazines built the Brazilian national identity during the Confederations Cup 2013 and the Soccer World Cup in 2014. The object of this study were the journalistic content (articles, editorials, columns of text, photos and captions), related to highlights and cover stories of magazines about the two events, published between june 2013 and july 2014. The research method used was the Content Analysis Categorical proposed by Bardin (2011). In the first part of the survey, 24 editions of the magazines were selected, 15 of Veja and nine of CartaCapital. In these issues were found 58 articles related to Confederations Cup 2013 and the Soccer World Cup 2014, 39 of Veja and 19 of CartaCapital. In the second phase, we identify the most prevalente themes in the 58 articles found on the Brazilian national identity related tofootball. These materials were quantified, analyzed, defined in categories and interpreted. Taking as parameter the frequency and similarity criterion the categories were identified: Football and Social Contraditions: A Cup, two countries?; Identity dichotomy? ; Bankruptey of the football-art and absence of aces? ; Social Warmth; Beyond the Field: Football and Politics: Na Ideological Instrument? After analyzing these categories, we conclude that the two magazines show that, although football remains as a constituent element of the Brazilian national identity, no longer presents unifying character of the nation and the country representation. Newspapers paint the loss of bond and interest in the football team. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Futebol pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Identidade Nacional pt_BR
dc.subject Copa do Mundo pt_BR
dc.subject Midiatização pt_BR
dc.subject Football pt_BR
dc.subject National Identity pt_BR
dc.subject WorldCup pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.subject Media Coverage pt_BR
dc.title IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA CONSTRUÍDA NAS REVISTAS CARTACAPITAL E VEJA DURANTE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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