Abstract:
RESUMO:
O futebol chegou ao Brasil no começo do século XIX e se popularizou entre mestiços, pobres
e excluídos da população. Em meados dos anos de 1920, apresentou-se como um fenômeno
sociocultural no país. Diante da sua importância, enquanto elemento de forte identificação
com o projeto de nação, o futebol tornou-se um instrumento propagador dos anseios
nacionais. Nesse sentido, a seleção brasileira passou a ser a legítima representante do país - a
chamada “pátria de chuteiras”, termo criado pelo jornalista Nelson Rodrigues que
caracterizava a relação identitária entre a seleção e a nação brasileira. A celebração do
sentimento de pertença em torno da seleção nacional se dá, sobretudo, em épocas de Copa do
Mundo, competição futebolística que acontece a cada quatro anos. Contudo, diante das
nuanças históricas e políticas que envolveram o futebol brasileiro em ambientes de
descontentamento, como as Jornadas de Junho, que ocorreram durante a Copa das
Confederações, em 2013 e na Copa do Mundo de Futebol de 2014, suscitaram-se debates
acerca do modelo de identidade nacional brasileira relacionado ao futebol. O objetivo dessa
investigação foi analisar as narrativas midiáticas nas revistas CartaCapital e Veja em torno
dos protestos das Jornadas de Junho, ocorridas durante a Copa das Confederações em 2013 e
na Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as suas referências lançadas na construção da
identidade nacional com base no futebol. O objeto de estudo foram os conteúdos jornalísticos
(reportagens, editoriais, textos de colunas, fotografias e legendas) relacionados aos destaques
e chamadas de capa das revistas estudadas, referentes aos dois eventos futebolísticos,
publicados no período de junho de 2013 a julho de 2014. O método de investigação utilizado
foi a Análise de Conteúdo Categorial proposto por Bardin (2011). No primeiro momento da
pesquisa, foram selecionadas 24 edições das revistas, sendo 15 da Veja e nove da
CartaCapital. Nessas edições foram encontradas 58 matérias relacionadas à Copa das
Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014, sendo 39 da Veja e 19 da
CartaCapital. No segundo momento, identificou-se as temáticas mais predominantes nas 58
matérias encontradas sobre a identidade nacional brasileira relacionada ao futebol. Essas
matérias foram quantificadas, analisadas, definidas em categorias e interpretadas. Tomando
como parâmetro a frequência e o critério de similaridade, foram identificadas as categorias:
Futebol e Contradições Sociais: Uma Copa, dois Países?; Dicotomia Identitária: O Adeus à
Pátria de Chuteiras?; Falência do Futebol-Arte e Ausência de Craques?; Cordialidade
Social: Para Além do Campo?; Futebol e Política: Um Instrumento Ideológico? Diante da
análise dessas categorias, conclui-se que as revistas CartaCapital e Veja revelam que, embora
o futebol seja elemento constituinte da identidade nacional brasileira, já não apresenta caráter
unificador da nação e de representação do país. Os periódicos apontam a perda de vínculo e
de interesse do brasileiro pela seleção de futebol. ABSTRACT:
Football, an elitist practic that arrived in Brazil in the early nineteenth century and became
popular among person with mixed race, poor people and excluded population. In the mid
1920s, it presented itself as a social – cultural phenomenon in the country. Because of it is
importance as an element of strong identification with the project of the nation, football has
become a disseminator instrument of national aspirations. In this sense, the Brazilian Team
became the authentic representative of the country the so-called “football boots homeland”,
the expression coined by the journalist Nelson Rodrigues that characterized the identity
relationship between the selection and the Brazilian Nation. The celebration of the sence of
belonging around the national team takes place specially in World Cup season, football
competition which happens every four year. However, the historical the political overtones
involving the Brazilian football in a discontent environment such as the Day of June which
accured during the Confederations Cup in 2013 and the Football World Cup 2014, raised
discussions about the Brazilian national identity model related to football. The purpose of this
research was to analyze how CartaCapital and Veja magazines built the Brazilian national
identity during the Confederations Cup 2013 and the Soccer World Cup in 2014. The object
of this study were the journalistic content (articles, editorials, columns of text, photos and
captions), related to highlights and cover stories of magazines about the two events, published
between june 2013 and july 2014. The research method used was the Content Analysis
Categorical proposed by Bardin (2011). In the first part of the survey, 24 editions of the
magazines were selected, 15 of Veja and nine of CartaCapital. In these issues were found 58
articles related to Confederations Cup 2013 and the Soccer World Cup 2014, 39 of Veja and
19 of CartaCapital. In the second phase, we identify the most prevalente themes in the 58
articles found on the Brazilian national identity related tofootball. These materials were
quantified, analyzed, defined in categories and interpreted. Taking as parameter the frequency
and similarity criterion the categories were identified: Football and Social Contraditions: A
Cup, two countries?; Identity dichotomy? ; Bankruptey of the football-art and absence of
aces? ; Social Warmth; Beyond the Field: Football and Politics: Na Ideological Instrument?
After analyzing these categories, we conclude that the two magazines show that, although
football remains as a constituent element of the Brazilian national identity, no longer presents
unifying character of the nation and the country representation. Newspapers paint the loss of
bond and interest in the football team.