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RESUMO:
As produções teóricas apresentadas neste trabalho advêm de uma pesquisa sobre a articulação ensino e pesquisa na prática docente. Partem do princípio de que o ensino tem na pesquisa elemento indispensável para seu complemento, aperfeiçoamento e que ensinar para/com a pesquisa é exigência formativa do contexto contemporâneo. Adotou-se a Entrevista Compreensiva (KAUFMAN, 2012; SILVA, 2006, 2012) como metodologia da pesquisa por ser capaz de evidenciar como os professores do IFPI, que atuam nas licenciaturas, compreendem a articulação ensino e pesquisa em sua prática docente, mediatizados pelos princípios teórico-metodológicos da Multirreferencialidade (ARDOINO, 1998), Escuta Sensível (BARBIER, 1998, 2007) e Artesanato Intelectual (MILLS, 1982), tendo o discurso oral como unidade de análise, no desvelamento das concepções de ensino e de pesquisa para a compreensão sobre a articulação ensino e pesquisa de dez docentes que atuam nos cursos de Biologia, Física, Química e Matemática do IFPI, Campus Teresina Central. As discussões sobre pesquisa estão pautadas nos estudos de André (2012), Demo (2000; 2002; 2011), Ludke (2001) e Zeichner (1993; 2008). Sobre ensino em Perrenoud (2002), Schön(2000) Zabala (2010), Pimenta; Anastasiou (2010), Freire (1981; 1996; 2001) e sobre prática docente discutiu-se apoiada em Franco (2005; 2006; 2008), Freire (1981; 1996; 2001) e Pimenta (2002; 2007). Ao suscitar análise sobre essa temática, pretendeu-se destacar a relevância do tema na formação e na prática docente, contribuir com melhores esclarecimentos ou novas olhares para o problema, a partir de diferentes ângulos, possibilitando atualização e divulgação do tema em estudo. A História profissional e a experiência dos docentes foram essenciais para a compreensão dos sentidos por eles atribuídos à articulação ensino e pesquisa. Assim, dentre os elementos necessários à implementação de ações que visem à articulação ensino e pesquisa estão o maior incentivo a pesquisa pela IES e as necessidades formativas sobre os saberes da pesquisa pelos docentes. ABSTRACT:
The theoretical yields presented in this study arise from a study about the relationship between teaching and research whitin the teaching practice. It assumes that the research is an indispensable element in what regards teaching to its complement and enhancement. Thus to teach with and towards research is the formative demand of the contemporary context. We adopted the Comprehensive Interview (KAUFMANN, 2012; SILVA, 2006, 2012) as research methodology for it is suitable to show how the IFPI teachers, who work in undergraduate education, understand the articulation between teaching and research in their teaching practice. Mediated by the theoretical and methodological principles of Multireferentiality (ARDOINO, 1998), Sensible Listening (BARBIER, 1998, 2007) and Intellectual Crafts (Mills, 1982), we used the oral speech as analysis unit in order to unveil the teaching and research conceptions and to understand what is the relationship between teaching and research for ten of the IFPI teachers who work in Biology, Physics, Chemistry and Mathematics undergraduate courses in Teresina Central Campus. The discussions on the research issues are ruled by the studys of André (2012), Demo (2000; 2002; 2011), Ludke (2001) and Zeichner (1993; 2008). About teaching we look after the studies of Perrenoud (2002), Schön (2000) Zabala (2010), Pimenta; Anastasiou (2010), Freire (1981; 1996; 2001) and on the teaching practice issues we discussed over the theories of Franco (2005; 2006; 2008), Freire (1981; 1996; 2001) and Pimenta (2002; 2007). By raising analyzes on this subject we intend to highlight the relevance of that topic over teacher training and practice, contribute to improve clarification or new perspectives on the subject from different angles, enabling upgrade and dissemination of the issues under study. The professional history and experiences of the teachers were essential in understanding the meanings they have attributed to the relationship between teaching and research. Thus, among the factors required for the implementation of actions aiming the articulation between teaching and research are: increasing stimulus towards research within colleges and increase the knowledge on teacher training necessities and the set of knowledge researched by them. |
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