Abstract:
RESUMO:
Este estudo investiga os sentidos e os significados das práticas de enfrentamento às violências em contexto escolar atribuídos por três professoras de uma escola pública da zona norte do município de Teresina-PI, no ano de 2013. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico Dialético. A Pesquisa Colaborativa é a modalidade de investigação utilizada para repensar as teorias e as práticas de enfrentamento às violências, promovendo o desenvolvimento profissional e a produção de conhecimento sobre a referida temática. De maneira específica, a pesquisa objetiva caracterizar as práticas produzidas pelas professoras para o enfrentamento às violências em contexto escolar; analisar os sentidos e os significados que as professoras atribuem às suas práticas de enfrentamento às violências em contexto escolar; e compreender os sentidos e os significados das práticas produzidas pelas professoras, colaborando no sentido de propiciar condições necessárias para a expansão de tais práticas, bem como dos sentidos e dos significados atribuídos a elas. As referências teórico-metodológicas foram: Abramovay e Rua (2002), Abramovay e Castro (2006), Freire (1987), Milani (2003), Ibiapina (2008, 2009, 2011), Ibiapina e Magalhães (2009), Vigotski (1989, 2004, 2007, 2010), entre outros. A produção dos dados foi desenvolvida em quatro encontros colaborativos e duas sessões reflexivas, gravadas em áudio. A análise dos dados tem como base os pressupostos da Análise do Discurso em Ramalho e Resende (2011). No processo de análise, as práticas de enfrentamento são caracterizadas em punitivas, estruturais e de cultura de paz, com base em Milani (2003). As práticas de enfrentamento às violências produzidas pelas professoras são fundamentadas nos conceitos-chave de reforço positivo, reforço negativo e punição do behaviorismo. O estudo conclui que os sentidos e os significados atribuídos pelas professoras necessitam galgar nível de desenvolvimento de consciência crítica, que privilegie o repensar das práticas de enfrentamento e dos comportamentos violentos, a fim de formar cidadãos que ultrapassem o reconhecimento dos direitos e dos deveres em favor de uma cultura de paz nos contextos escolares acometidos pelas violências, especialmente pelo bullying. ABSTRACT
This study investigates the senses and meanings of confrontation practices of violence in schools assigned to three teachers of a public school in the north of the city of Teresina -PI, in 2013. The theoretical and methodological framework is grounded in the Socio-Historical Approach and Historical Dialectics Materialism. Collaborative Research is the investigation method used to rethink theories and practices of confrontation of violence, fostering professional development and production of knowledge on that subject. So, specifically, the study sought to characterize the practices produced by the teachers to confront violence in schools; to analyze the meanings and senses that teachers attach to their practices to confront violence in schools, and to understand the meanings and senses of practices produced by teachers, collaborating in order to provide necessary conditions for the expansion of such practical, as well as the meanings and senses attributed to them. The theoretical and methodological references were Abramovay (2002), Abramovay and Castro (2006), Freire (1987), Milani (2003), Ibiapina (2008, 2009, 2011), and Ibiapina Magalhães (2009), Vygotsky (1989, 2004, 2007, 2010) among others. Data production was developed in four collaborative meetings and two reflection sessions, recorded in audio. Data analysis is based on the assumptions of critical discourse analysis in Ramalho and Resende (2011). During the analyses process, confrontation practices are characterized in punitive, structural and culture of peace, based on Milani (2003). Practices for violence confrontation produced by teachers are based on the key concepts of positive reinforcement, negative reinforcement and punishment of behaviorism. The study concludes that the senses and meanings attributed by the teachers need to climb a level of development of critical consciousness, which favors the rethinking the confrontation practices and violent behaviors in order to educate citizens beyond the recognition of the rights and duties in favor a culture of peace in school contexts affected by the violence, especially by bullying.