Repositório Institucional da UFPI

IMPACTO DA HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE ESCOLARES

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dc.contributor.author DANTAS NETA, Neusa Barros
dc.date.accessioned 2017-03-22T16:37:33Z
dc.date.available 2017-03-22T16:37:33Z
dc.date.issued 2017-03-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/418
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Marina de Deus Moura de Lima. 1º Membro Interno: Prof. Dr. Gláuber Campos Vale. 2º Membro Interno: Prof. Dra. Simone Souza Lobão Veras Barros. 1º Suplente: Prof. Dra. Carmem Dolores Vilarinho Soares de Moura. 2º Suplente: Prof. Dr. Paulo Vasconcelos de Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) corresponde ao defeito de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta entre 1 e 4 primeiros molares permanentes, frequentemente associado a alterações nos incisivos permanentes. Esses defeitos favorecem o desenvolvimento de lesões cariosas e sensibilidade dentinária, que podem causar dor e interferir o cotidiano dos indivíduos afetados. A qualidade de vida de indivíduos com HMI não foi investigada até o momento. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da HMI sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de escolares. Métodos: Trata-se de estudo observacional transversal. Em 2012, havia 54.056 escolares na faixa etária de 11 e 14 anos matriculados nas redes pública e privada do Município de Teresina-PI-Brasil. Para a realização do cálculo amostral, foi utilizado o software EPI-info módulo STATCALC. 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos foram incluídos no presente estudo. Foram excluídos os que apresentavam fluorose dentária em graus moderado e severo; hipoplasia do esmalte ou amelogênese imperfeita ou que estivessem utilizando aparelho ortodôntico fixo. O diagnóstico da HMI seguiu os critérios da Academia Europeia de Odontopediatria (EAPD). Os exames clínicos dentários foram realizados nas escolas sob luz artificial. Para verificar o impacto da HMI na qualidade de vida dos escolares, utilizou-se o questionário validado CPQ 11-14 ISF:16. Para a realização da análise estatística, foram utilizados os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e razão de prevalência. Resultados: Não houve associação entre HMI e qualidade de vida (p=0,76). Entretanto, os escolares com HMI em grau severo apresentaram escore de qualidade de vida inferior (p=0,033). Os indivíduos com 12 anos (p=0,03), cujas mães tinham mais de quatro 11 anos de estudo formal (p=0,04), que não conviviam com os pais na mesma casa (p=0,01), que escovavam os dentes apenas uma vez por dia (p=0,002) e que tiveram experiência com cárie (p=0,044) apresentaram pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Conclusão: Escolares com HMI em grau severo apresentaram pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Qualidade de vida relacionada à saúde bucal pt_BR
dc.subject Hipomineralização Molar-Incisivo pt_BR
dc.title IMPACTO DA HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE ESCOLARES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Odontologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Odontologia do Centro de Ciências da Saúde.

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