Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO 4° ANO: um olhar sobre fenômenos cíclicos, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa crítica, de Moreira

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PORTELA, Ana Gabriela Nunes
dc.date.accessioned 2025-12-22T19:14:34Z
dc.date.available 2025-12-22T19:14:34Z
dc.date.issued 2025-12-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4166
dc.description Orientador: Prof. Dr. Boniek Venceslau da Cruz Silva Examinador interno: Prod. Dr. Micaias Andrade Rodrigues Examinadora interna: Prof. Dra. Michelle de Paula Madeira Examinadora interna: Prod. Dra. Janete Batista de Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O Ensino de Astronomia nos anos iniciais é uma temática significativamente relevante para ser desenvolvida em pesquisas, principalmente, após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluir a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Esse documento distribuiu o eixo temático “Terra e Universo” do 2° ao 9° ano do EF, um diferencial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que mantinham esse eixo exclusivamente do 6° ao 9° ano (EF2). Com essa mudança, os professores implementaram o Ensino de Astronomia no EF1 (2o ao 5o ano). Diante dessa novidade, fontes confiáveis são de difícil acesso e, por isso, realizar uma transposição didática compreensível é desafiador. Assim, esta pesquisa buscou solucionar este problema: De acordo com a habilidade (EF04CI11), que propõe associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas, quais as possibilidades de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), contribuir para o Ensino de Astronomia para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental 1 no ensino de fenômenos cíclicos? Diante desse questionamento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de elaborar, validar, aplicar e avaliar uma SD para o Ensino de Astronomia em uma turma de 4° ano do EF1, em uma escola da rede privada de Teresina-PI. Para tanto, na elaboração da SD, foi utilizada a maior quantidade e diversidade dos princípios da TASC para uma tentativa de melhor transpor o assunto de fenômenos cíclicos aos alunos do 4° ano. Apoiados na metodologia de abordagem qualitativa do tipo translacional, analisamos respostas sobre fenômenos cíclicos, segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Quanto aos conhecimentos iniciais investigados na Sequência Didática, percebemos que os alunos apresentaram alguma noção de exemplos de fenômenos naturais e a maioria conseguiu compreender como a Terra realiza os seus movimentos, relacionando corretamente o nome da representação. Ainda no início da primeira aula, ao analisarmos a etapa 1 da atividade impressa n°1 (A1), utilizando a técnica de livre associação de palavras, percebemos que a maioria não apresentou dificuldade em classificar de forma correta o fenômeno natural em cíclico ou não cíclico. Já na produção da justificativa, dada pelo grupo oposto, verificamos que a maioria teve dificuldade, desenvolvendo respostas vazias ou erradas, consequência do erro na classificação, ou, ainda, apenas destacavam como ocorre o fenômeno natural, esquecendo-se de mencionar a frequência em que ocorre. Após a explicação de todo o conteúdo, ao realizarmos a atividade gamificada n°1 (AG1) e ao finalizar toda a SD, foi possível perceber que os alunos possuem um pouco de compreensão quanto aos fenômenos cíclicos, apesar de uma parte ainda se confundir com relação aos movimentos cíclicos da Terra e da Lua, ou seja, o conhecimento prévio ficou mais rico, mais estável, e novos conhecimentos foram assimilados, como é proposto por Moreira (2017) na TASC. ABSTRACT: The astronomy teaching in the early years is a significantly relevant theme to be developed in research, especially after the National Common Curricular Base (NCCB) includes astronomy in the early years of Elementary School (ES). This document distributed the thematic axis "Earth and Universe" from the 2nd to the 9th grade of EF, a differential in relation to the National Curriculum Parameters (NCP), which maintained this axis exclusively from the 6th to the 9th grade (ES2). With this change, teachers implemented the astronomy teaching in ES1 (2nd to 5th grade). Given this novelty, reliable sources are difficult to access and, therefore, carrying out an understandable didactic transposition is challenging. Thus, this research sought to solve this problem: According to the skill (EF04CI11), which proposes to associate the cyclical movements of the Moon and the Earth to regular periods of time and the use of this knowledge for the construction of calendars in different cultures, what are the possibilities of a Didactic Sequence (DS), based on aspects of the Critical meaningful learning theory (CMLT), contribute to the astronomy teaching to students in the 4th year of Elementary School 1 in the teaching of cyclical phenomena? In view of this question, we carried out research with the objective of elaborating, validating, applying and evaluating a DS for the astronomy teaching in a 4th grade class of ES1, in a private school in Teresina-PI. To this end, in the elaboration of the DS, the greatest quantity and diversity of the principles of CMLT was used in an attempt to better transpose the subject of cyclical phenomena to 4th grade students. Based on the methodology of a qualitative translational approach, we analyzed responses about cyclical phenomena, according to Bardin's Content Analysis. As for the initial knowledge investigated in the Didactic Sequence, we noticed that the students presented some notion of examples of natural phenomena and most were able to understand how the Earth performs its movements, correctly relating the name of the representation. Still at the beginning of the first class, when we analyzed stage 1 of printed activity n°1 (A1), using the technique of free association of words, we noticed that most of them did not have difficulty in correctly classifying the natural phenomenon as cyclical or non-cyclical. In the production of the justification, given by the opposite group, we found that most had difficulty, developing empty or wrong answers, a consequence of the error in the classification, or even only highlighted how the natural phenomenon occurs, forgetting to mention the frequency in which it occurs. After the explanation of all the content, when we carried out game activity n°1 (GA1) and at the end of the entire DS, it was possible to realize that the students have a little understanding of cyclical phenomena, although some of them are still confused with the cyclical movements of the Earth and the Moon, that is, the previous knowledge became richer, more stable, and new knowledge was assimilated, as proposed by Moreira (2017) in CMLT. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria da aprendizagem significativa crítica pt_BR
dc.subject Ensino de astronomia pt_BR
dc.subject Fenômenos cíclicos pt_BR
dc.subject Critical meaningful learning theory pt_BR
dc.subject Astronomy teaching pt_BR
dc.subject Cyclical phenomena pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO 4° ANO: um olhar sobre fenômenos cíclicos, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa crítica, de Moreira pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account