Abstract:
RESUMO: O Ensino de Astronomia nos anos iniciais é uma temática significativamente relevante
para ser desenvolvida em pesquisas, principalmente, após a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) incluir a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF).
Esse documento distribuiu o eixo temático “Terra e Universo” do 2° ao 9° ano do EF,
um diferencial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que
mantinham esse eixo exclusivamente do 6° ao 9° ano (EF2). Com essa mudança, os
professores implementaram o Ensino de Astronomia no EF1 (2o ao 5o ano). Diante
dessa novidade, fontes confiáveis são de difícil acesso e, por isso, realizar uma
transposição didática compreensível é desafiador. Assim, esta pesquisa buscou
solucionar este problema: De acordo com a habilidade (EF04CI11), que propõe
associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e
ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas,
quais as possibilidades de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em aspectos
da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), contribuir para o Ensino de
Astronomia para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental 1 no ensino de fenômenos
cíclicos? Diante desse questionamento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de
elaborar, validar, aplicar e avaliar uma SD para o Ensino de Astronomia em uma turma
de 4° ano do EF1, em uma escola da rede privada de Teresina-PI. Para tanto, na
elaboração da SD, foi utilizada a maior quantidade e diversidade dos princípios da
TASC para uma tentativa de melhor transpor o assunto de fenômenos cíclicos aos
alunos do 4° ano. Apoiados na metodologia de abordagem qualitativa do tipo
translacional, analisamos respostas sobre fenômenos cíclicos, segundo a Análise de
Conteúdo de Bardin. Quanto aos conhecimentos iniciais investigados na Sequência
Didática, percebemos que os alunos apresentaram alguma noção de exemplos de
fenômenos naturais e a maioria conseguiu compreender como a Terra realiza os seus
movimentos, relacionando corretamente o nome da representação. Ainda no início da
primeira aula, ao analisarmos a etapa 1 da atividade impressa n°1 (A1), utilizando a
técnica de livre associação de palavras, percebemos que a maioria não apresentou
dificuldade em classificar de forma correta o fenômeno natural em cíclico ou não
cíclico. Já na produção da justificativa, dada pelo grupo oposto, verificamos que a
maioria teve dificuldade, desenvolvendo respostas vazias ou erradas, consequência
do erro na classificação, ou, ainda, apenas destacavam como ocorre o fenômeno
natural, esquecendo-se de mencionar a frequência em que ocorre. Após a explicação
de todo o conteúdo, ao realizarmos a atividade gamificada n°1 (AG1) e ao finalizar
toda a SD, foi possível perceber que os alunos possuem um pouco de compreensão
quanto aos fenômenos cíclicos, apesar de uma parte ainda se confundir com relação
aos movimentos cíclicos da Terra e da Lua, ou seja, o conhecimento prévio ficou mais
rico, mais estável, e novos conhecimentos foram assimilados, como é proposto por
Moreira (2017) na TASC.
ABSTRACT: The astronomy teaching in the early years is a significantly relevant theme to be
developed in research, especially after the National Common Curricular Base (NCCB)
includes astronomy in the early years of Elementary School (ES). This document
distributed the thematic axis "Earth and Universe" from the 2nd to the 9th grade of EF,
a differential in relation to the National Curriculum Parameters (NCP), which
maintained this axis exclusively from the 6th to the 9th grade (ES2). With this change,
teachers implemented the astronomy teaching in ES1 (2nd to 5th grade). Given this
novelty, reliable sources are difficult to access and, therefore, carrying out an
understandable didactic transposition is challenging. Thus, this research sought to
solve this problem: According to the skill (EF04CI11), which proposes to associate the
cyclical movements of the Moon and the Earth to regular periods of time and the use
of this knowledge for the construction of calendars in different cultures, what are the
possibilities of a Didactic Sequence (DS), based on aspects of the Critical meaningful
learning theory (CMLT), contribute to the astronomy teaching to students in the 4th
year of Elementary School 1 in the teaching of cyclical phenomena? In view of this
question, we carried out research with the objective of elaborating, validating, applying
and evaluating a DS for the astronomy teaching in a 4th grade class of ES1, in a private
school in Teresina-PI. To this end, in the elaboration of the DS, the greatest quantity
and diversity of the principles of CMLT was used in an attempt to better transpose the
subject of cyclical phenomena to 4th grade students. Based on the methodology of a
qualitative translational approach, we analyzed responses about cyclical phenomena,
according to Bardin's Content Analysis. As for the initial knowledge investigated in the
Didactic Sequence, we noticed that the students presented some notion of examples
of natural phenomena and most were able to understand how the Earth performs its
movements, correctly relating the name of the representation. Still at the beginning of
the first class, when we analyzed stage 1 of printed activity n°1 (A1), using the
technique of free association of words, we noticed that most of them did not have
difficulty in correctly classifying the natural phenomenon as cyclical or non-cyclical. In
the production of the justification, given by the opposite group, we found that most had
difficulty, developing empty or wrong answers, a consequence of the error in the
classification, or even only highlighted how the natural phenomenon occurs, forgetting
to mention the frequency in which it occurs. After the explanation of all the content,
when we carried out game activity n°1 (GA1) and at the end of the entire DS, it was
possible to realize that the students have a little understanding of cyclical phenomena,
although some of them are still confused with the cyclical movements of the Earth and
the Moon, that is, the previous knowledge became richer, more stable, and new
knowledge was assimilated, as proposed by Moreira (2017) in CMLT.