Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA MEDIADORA NA PRODUÇÃO E SIMULAÇÃO DE VÍDEOS DE CURTA METRAGEM, NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ACÚSTICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LEAL, Fidelis Lima
dc.date.accessioned 2025-12-22T18:06:35Z
dc.date.available 2025-12-22T18:06:35Z
dc.date.issued 2025-12-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4164
dc.description Orientador(a): Prof.a Dr.a Hilda Mara Lopes Araújo Examinador externo: Prof. Dr. Fábio Soares da Paz Examinadora interna: Prof. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática como metodologia mediadora na Produção e Simulação de Vídeos de Curta Metragem, no Ensino e Aprendizagem de Acústica”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a produção e simulação de vídeos de curta metragem poderá contribuir significativamente no processo ensino e aprendizagem de Acústica, no Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que a produção e simulação de vídeos acerca do tema Acústica, proporcionará aos alunos do Ensino Médio, aprendizado mais adequado na compreensão quanto a fisiologia do som em Acústica, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, analisar a produção, simulação e edições de vídeos de curta metragem como metodologia no ensino e aprendizagem de Acústica através de sequência didática interfaces com a aprendizagem significativa e, como objetivos específicos 1) Diagnosticar conhecimentos prévios dos alunos acerca da qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios; 2) Propor um estudo teórico para discussão sobre qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios, aplicado no estudo da acústica, levando em conta os resultados do diagnóstico sobre os conhecimentos prévios; 3) Elaborar uma sequência didática, para a produção e simulação de vídeos de curta metragem sobre Acústica, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 4) Aplicar a pesquisa translacional para estabelecer uma conexão efetiva entre teoria e prática, visando aprimorar a compreensão dos conceitos de Física em Acústica pelos alunos do ensino médio; 5) Avaliar aprendizagem dos alunos participantes do processo de produção de vídeos didáticos abordando a Física da acústica; 6) Elaborar um produto educacional que contenha a produção e simulação de vídeos de curta metragem no ensino e aprendizagem de Acústica. No percurso teórico-metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986). Ainda utilizamos a pesquisa translacional Fini (2011) e Cabral Filho et al, (2013), por esta garantir que a teoria não permaneça isolada do contexto prático. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários a observação direta e participativa da construção dos vídeos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Os resultados indicam que os participantes fizeram avanços significativos na compreensão dos conceitos relacionados às propriedades do som e seus fenômenos. A criação e implementação dos vídeos serviram como recursos valiosos, desempenhando um papel crucial na facilitação da compreensão e integração desses conceitos, demonstrando ser uma abordagem potencialmente significativa para o Ensino de Física. ABSTRACT: This work is titled “Didactic Sequence as a Mediating Methodology in the Production and Simulation of Short Films in the Teaching and Learning of Acoustics.” It is anchored in the following research problem: How can the production and simulation of short films significantly contribute to the teaching and learning process of Acoustics in high school? We start from the assumption that the production and simulation of videos on the topic of Acoustics will provide high school students with a more suitable learning experience in understanding the physiology of sound in Acoustics, as well as knowledge acquisition, motivation, interaction among peers, and creativity. This process allows them to become active participants, critical thinkers, and constructors of their own knowledge, aiming for meaningful learning. The general objective of this work is to analyze the production, simulation, and editing of short films as a methodology in the teaching and learning of Acoustics through a didactic sequence, interfacing with meaningful learning. The specific objectives are: 1) To diagnose students' prior knowledge regarding the physiological quality of sound and its wave phenomena; 2) To propose a theoretical study for discussion on the physiological quality of sound and its wave phenomena, applied to the study of acoustics, considering the results from the diagnosis of prior knowledge; 3) To develop a didactic sequence for the production and simulation of short films about Acoustics, considering Ausubel's theory of meaningful learning; 4) To apply translational research to establish an effective connection between theory and practice, aiming to enhance high school students' understanding of Physics concepts in Acoustics; 5) To evaluate the learning of students participating in the process of producing educational videos addressing the Physics of acoustics; 6) To create an educational product that includes the production and simulation of short films in the teaching and learning of Acoustics. In the theoretical-methodological framework, we employed a qualitative approach based on Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986). We also utilized translational research as proposed by Fini (2011) and Cabral Filho et al. (2013), to ensure that theory does not remain isolated from practical context. Data collection instruments included questionnaires and direct, participative observation of the video production process. The analysis and discussion of the data were conducted based on the theoretical contributions of content analysis proposed by Bardin (2004). The results indicate that participants made significant progress in understanding concepts related to the properties of sound and its phenomena. The creation and implementation of the videos served as valuable resources, playing a crucial role in facilitating the understanding and integration of these concepts, demonstrating a potentially meaningful approach to the Teaching of Physics. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Acústica pt_BR
dc.subject Vídeos de curta metragem pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Acoustics pt_BR
dc.subject Short film videos pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA MEDIADORA NA PRODUÇÃO E SIMULAÇÃO DE VÍDEOS DE CURTA METRAGEM, NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ACÚSTICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account