Abstract:
RESUMO: O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática como metodologia
mediadora na Produção e Simulação de Vídeos de Curta Metragem, no Ensino e
Aprendizagem de Acústica”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a
produção e simulação de vídeos de curta metragem poderá contribuir
significativamente no processo ensino e aprendizagem de Acústica, no Ensino Médio?
Partimos do pressuposto de que a produção e simulação de vídeos acerca do tema
Acústica, proporcionará aos alunos do Ensino Médio, aprendizado mais adequado na
compreensão quanto a fisiologia do som em Acústica, além da apreensão do
conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, da criatividade, com
possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e
ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma
aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, analisar a
produção, simulação e edições de vídeos de curta metragem como metodologia no
ensino e aprendizagem de Acústica através de sequência didática interfaces com a
aprendizagem significativa e, como objetivos específicos 1) Diagnosticar
conhecimentos prévios dos alunos acerca da qualidade fisiológica do som e seus
fenômenos ondulatórios; 2) Propor um estudo teórico para discussão sobre qualidade
fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios, aplicado no estudo da acústica,
levando em conta os resultados do diagnóstico sobre os conhecimentos prévios; 3)
Elaborar uma sequência didática, para a produção e simulação de vídeos de curta
metragem sobre Acústica, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 4)
Aplicar a pesquisa translacional para estabelecer uma conexão efetiva entre teoria e
prática, visando aprimorar a compreensão dos conceitos de Física em Acústica pelos
alunos do ensino médio; 5) Avaliar aprendizagem dos alunos participantes do
processo de produção de vídeos didáticos abordando a Física da acústica; 6) Elaborar
um produto educacional que contenha a produção e simulação de vídeos de curta
metragem no ensino e aprendizagem de Acústica. No percurso teórico-metodológico
fizemos uso da abordagem qualitativa em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André
(1986). Ainda utilizamos a pesquisa translacional Fini (2011) e Cabral Filho et al,
(2013), por esta garantir que a teoria não permaneça isolada do contexto prático. Os
instrumentos de coleta de dados foram os questionários a observação direta e
participativa da construção dos vídeos. A análise e a discussão dos dados foram
realizadas a partir dos aportes teóricos da análise de conteúdo proposta por Bardin
(2004). Os resultados indicam que os participantes fizeram avanços significativos na
compreensão dos conceitos relacionados às propriedades do som e seus fenômenos.
A criação e implementação dos vídeos serviram como recursos valiosos,
desempenhando um papel crucial na facilitação da compreensão e integração desses
conceitos, demonstrando ser uma abordagem potencialmente significativa para o
Ensino de Física.
ABSTRACT: This work is titled “Didactic Sequence as a Mediating Methodology in the Production
and Simulation of Short Films in the Teaching and Learning of Acoustics.” It is
anchored in the following research problem: How can the production and simulation of
short films significantly contribute to the teaching and learning process of Acoustics in
high school? We start from the assumption that the production and simulation of videos
on the topic of Acoustics will provide high school students with a more suitable learning
experience in understanding the physiology of sound in Acoustics, as well as
knowledge acquisition, motivation, interaction among peers, and creativity. This
process allows them to become active participants, critical thinkers, and constructors
of their own knowledge, aiming for meaningful learning. The general objective of this
work is to analyze the production, simulation, and editing of short films as a
methodology in the teaching and learning of Acoustics through a didactic sequence,
interfacing with meaningful learning. The specific objectives are: 1) To diagnose
students' prior knowledge regarding the physiological quality of sound and its wave
phenomena; 2) To propose a theoretical study for discussion on the physiological
quality of sound and its wave phenomena, applied to the study of acoustics,
considering the results from the diagnosis of prior knowledge; 3) To develop a didactic
sequence for the production and simulation of short films about Acoustics, considering
Ausubel's theory of meaningful learning; 4) To apply translational research to establish
an effective connection between theory and practice, aiming to enhance high school
students' understanding of Physics concepts in Acoustics; 5) To evaluate the learning
of students participating in the process of producing educational videos addressing the
Physics of acoustics; 6) To create an educational product that includes the production
and simulation of short films in the teaching and learning of Acoustics. In the
theoretical-methodological framework, we employed a qualitative approach based on
Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986). We also utilized translational
research as proposed by Fini (2011) and Cabral Filho et al. (2013), to ensure that
theory does not remain isolated from practical context. Data collection instruments
included questionnaires and direct, participative observation of the video production
process. The analysis and discussion of the data were conducted based on the
theoretical contributions of content analysis proposed by Bardin (2004). The results
indicate that participants made significant progress in understanding concepts related
to the properties of sound and its phenomena. The creation and implementation of the
videos served as valuable resources, playing a crucial role in facilitating the
understanding and integration of these concepts, demonstrating a potentially
meaningful approach to the Teaching of Physics.