Abstract:
RESUMO: A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que
ocorrem ao nosso redor, na maioria das vezes não é compreendida pelos
alunos da Educação Básica. Isso ocorre devido à abordagem puramente
matemática dada pelos professores. Os fenômenos estudados aparentam estar
distantes do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, a construção de um saber
colaborativo e que ultrapasse as instâncias sistematizadas da sala de aula é
essencial para uma aprendizagem significativa. A teoria social da
aprendizagem de Wenger traz a abordagem de uma aprendizagem ligada
diretamente ao contexto de ação, a qual se configura como um aspecto da
prática social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo de estudo analisar
as contribuições da utilização dos quadrinhos no ensino e aprendizagem da
disciplina de Física, com o interesse de relacionar com a Teoria social da
aprendizagem de Wenger com o ensino de Física, possibilitando uma
aproximação entre os conceitos estudados e as práticas diárias do indivíduo,
através da produção do gênero textual tirinhas com temáticas sobre as Leis de
Newton. Esta pesquisa é de cunho qualitativa, cuja abordagem metodológica
tem como características fundamentais a ênfase na subjetividade e na
complexidade dos fenômenos estudados. Desse modo, o trabalho aqui
desenvolvido utilizou-se de métodos como entrevistas, grupos focais e
observação participante, os pesquisadores buscaram compreender as
perspectivas, significados, experiências dos participantes, permitindo uma
análise mais rica e contextualizada dos temas investigados. A utilização do
recurso didático aqui apresentado foi de grande valia para que os alunos
adquirissem um melhor aprendizado a respeito das Leis de Newton, e isso ficou
evidente através dos resultados mencionados nessa pesquisa, uma vez que
das três Leis de Newton, apenas a segunda Lei foi a que mais apresentou
distância da compreensão completa, tendo o professor que intervir com aulas
mais teóricas e apresentação de exemplos práticos aos alunos, tornando as
dificuldades apresentadas em menor potencial. A primeira e a terceira Lei
obtiveram maior evidência nas produções realizadas pelos estudantes, dado o
grau de complexidade ser menor. Além disso este trabalho serve de
contribuição para o ensino de Física, tornando disponível um recurso didático
interativo, lúdico e que aborda um conteúdo de importância no cotidiano das
pessoas e que por vezes é de difícil entendimento.
ABSTRACT: Physics is a discipline that, although it exists to explain phenomena that occur
around us, is most often not understood by Basic Education students. This is
due to the purely mathematical approach given by teachers. The phenomena
studied appear to be distant from the students' daily lives. In this sense, the
construction of collaborative knowledge that goes beyond the systematized
instances of the classroom is essential for meaningful learning. Wenger's social
theory of learning brings the approach of learning directly linked to the context
of action, which is configured as an aspect of social practice. Therefore, this
work aims to analyze the contributions of the use of comics in teaching and
learning the subject of Physics, with the interest of relating Wenger's Social
Theory of Learning with the teaching of Physics, enabling an approximation
between the concepts studied and the individual's daily practices, through the
production of the textual genre of comic strips with themes about Newton's
Laws. This research is qualitative in nature, whose methodological approach
has as its fundamental characteristics the emphasis on the subjectivity and
complexity of the phenomena studied. Through methods such as in-depth
interviews, focus groups and participant observation, researchers seek to
understand the perspectives and meanings of participants' experiences,
allowing a richer and more contextualized analysis of the topics investigated.
Our material was of great value for students to acquire better learning about
Newton's laws, and this was evident through the results mentioned in this
research. Furthermore, this work serves as a contribution to the teaching of
Physics, making available an interactive, playful teaching resource that
addresses important content in people's daily lives and which is sometimes
difficult to understand.