Repositório Institucional da UFPI

O JOGO DE TABULEIRO NA APRENDIZAGEM DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Max Samuel Santos
dc.date.accessioned 2025-12-22T17:29:08Z
dc.date.available 2025-12-22T17:29:08Z
dc.date.issued 2025-12-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4162
dc.description Orientador: Prof. Dr. Valdemiro da Paz Brito Examinadora interna: Profª. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo Examinadora interna: Porfª. Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo Examinador interno: Prof. Dr. José Pimentel de Lima Examinador interno: Prof. Dr. Eduardo Costa Girão pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dissertação "O Jogo de Tabuleiro na Aprendizagem de Óptica Geométrica para Alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA)" justifica-se pela necessidade de promover inclusão no ensino de Física, especificamente para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa desenvolve e utiliza o Jogo de Tabuleiro FisMax, fundamentado na teoria sociocultural de Vygotsky, com o intuito de adaptar o conteúdo de Óptica Geométrica de maneira acessível e envolvente, contribuindo com práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo principal é investigar o uso do jogo para facilitar o aprendizado de Óptica Geométrica em alunos com TEA, identificando as suas necessidades de aprendizagem, desenvolvendo um jogo adaptado para mediar o ensino e avaliando sua eficácia. Além disso, o estudo visa compreender as barreiras conceituais enfrentadas pelos alunos e propor soluções inclusivas para superar esses desafios no contexto do ensino de Física. A metodologia empregada é qualitativa, centrada no desenvolvimento e aplicação do jogo FisMax em sala de aula, observando o impacto no aprendizado e coletando feedbacks sobre as interações dos alunos com o conteúdo. Os principais resultados indicam que o jogo contribuiu para o aumento do engajamento e da participação ativa dos alunos, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos de Óptica Geométrica e facilitando a interação social. O ambiente inclusivo proporcionado pelo jogo ajudou a superar barreiras relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que o jogo foi eficaz na promoção do aprendizado, oferecendo uma abordagem pedagógica inclusiva e adaptada, que estimula o engajamento, a interação social e a autonomia dos alunos. O estudo demonstra que o uso do FisMax é uma estratégia importante para o ensino de Física a alunos com TEA, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e sociais no contexto educacional. ABSTRACT: The dissertation "The Board Game in the Learning of Geometric Optics for Students with ASD" is justified by the need to promote inclusion in Physics education, specifically for students with Autism Spectrum Disorder. The research develops and utilizes the board game FisMax, based on Vygotsky's sociocultural theory, with the aim of adapting Geometric Optics content in an accessible and engaging way, contributing to inclusive pedagogical practices. The main objective is to investigate the use of the game to facilitate the learning of Geometric Optics in students with ASD, identifying their learning needs, developing an adapted game to mediate teaching, and evaluating its effectiveness. Additionally, the study aims to understand the conceptual barriers faced by students and propose inclusive solutions to overcome these challenges in the context of Physics education. The methodology employed is qualitative, focusing on the development and application of the FisMax game in the classroom, observing its impact on learning, and collecting feedback on the students' interactions with the content. The main results indicate that the FisMax game contributed to increased engagement and active participation of the students, promoting better understanding of the concepts of Geometric Optics and facilitating social interaction. The inclusive environment provided by the game helped overcome barriers related to Autism Spectrum Disorder. It is concluded that the game was effective in promoting learning, offering an inclusive and adapted pedagogical approach that stimulates student engagement, social interaction, and autonomy. The study demonstrates that the use of FisMax is a valuable strategy for teaching Physics to students with ASD, favoring the understanding and development of academic and social skills in the educational context. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Óptica geométrica pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.subject Jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.subject Geometric optics pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder (ASD) pt_BR
dc.subject Board game pt_BR
dc.subject Physics education pt_BR
dc.title O JOGO DE TABULEIRO NA APRENDIZAGEM DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account