Abstract:
RESUMO: A dissertação "O Jogo de Tabuleiro na Aprendizagem de Óptica Geométrica para Alunos com
Transtornos do Espectro Autista (TEA)" justifica-se pela necessidade de promover inclusão no
ensino de Física, especificamente para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa
desenvolve e utiliza o Jogo de Tabuleiro FisMax, fundamentado na teoria sociocultural de Vygotsky,
com o intuito de adaptar o conteúdo de Óptica Geométrica de maneira acessível e envolvente,
contribuindo com práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo principal é investigar o uso do jogo
para facilitar o aprendizado de Óptica Geométrica em alunos com TEA, identificando as suas
necessidades de aprendizagem, desenvolvendo um jogo adaptado para mediar o ensino e avaliando
sua eficácia. Além disso, o estudo visa compreender as barreiras conceituais enfrentadas pelos
alunos e propor soluções inclusivas para superar esses desafios no contexto do ensino de Física. A
metodologia empregada é qualitativa, centrada no desenvolvimento e aplicação do jogo FisMax em
sala de aula, observando o impacto no aprendizado e coletando feedbacks sobre as interações dos
alunos com o conteúdo. Os principais resultados indicam que o jogo contribuiu para o aumento do
engajamento e da participação ativa dos alunos, promovendo uma melhor compreensão dos
conceitos de Óptica Geométrica e facilitando a interação social. O ambiente inclusivo proporcionado
pelo jogo ajudou a superar barreiras relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que
o jogo foi eficaz na promoção do aprendizado, oferecendo uma abordagem pedagógica inclusiva e
adaptada, que estimula o engajamento, a interação social e a autonomia dos alunos. O estudo
demonstra que o uso do FisMax é uma estratégia importante para o ensino de Física a alunos com
TEA, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e sociais no
contexto educacional.
ABSTRACT: The dissertation "The Board Game in the Learning of Geometric Optics for Students with ASD" is
justified by the need to promote inclusion in Physics education, specifically for students with Autism
Spectrum Disorder. The research develops and utilizes the board game FisMax, based on Vygotsky's
sociocultural theory, with the aim of adapting Geometric Optics content in an accessible and
engaging way, contributing to inclusive pedagogical practices. The main objective is to investigate
the use of the game to facilitate the learning of Geometric Optics in students with ASD, identifying
their learning needs, developing an adapted game to mediate teaching, and evaluating its
effectiveness. Additionally, the study aims to understand the conceptual barriers faced by students
and propose inclusive solutions to overcome these challenges in the context of Physics education.
The methodology employed is qualitative, focusing on the development and application of the
FisMax game in the classroom, observing its impact on learning, and collecting feedback on the
students' interactions with the content. The main results indicate that the FisMax game contributed
to increased engagement and active participation of the students, promoting better understanding of
the concepts of Geometric Optics and facilitating social interaction. The inclusive environment
provided by the game helped overcome barriers related to Autism Spectrum Disorder. It is
concluded that the game was effective in promoting learning, offering an inclusive and adapted
pedagogical approach that stimulates student engagement, social interaction, and autonomy. The
study demonstrates that the use of FisMax is a valuable strategy for teaching Physics to students
with ASD, favoring the understanding and development of academic and social skills in the
educational context.