Repositório Institucional da UFPI

A INFLUÊNCIA DO JOGO DA MEMÓRIA NO ENSINO DE TERMOLOGIA PARA ALUNOS COM AUTISMO EM UM CONTEXTO INCLUSIVO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author XAVIER, Onélio de Abreu
dc.date.accessioned 2025-12-22T16:57:05Z
dc.date.available 2025-12-22T16:57:05Z
dc.date.issued 2025-12-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4161
dc.description Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa Examinador interno: Prof. Dr. Antônio Macêdo Filho Examinadora interna: Prof. Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Termologia, utilizando o Método Ativo e o jogo da memória como ferramentas pedagógicas. Inspirado na teoria sociocultural de Vygotsky, com foco na interação social, zona de desenvolvimento proximal e mediação, busca-se promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa foi conduzida de forma exploratória e qualitativa no Colégio Militar Tiradentes V, em Timon-MA, com vinte e cinco alunos do segundo ano, incluindo dois alunos autistas. Os resultados indicaram que o jogo da memória foi eficaz em facilitar a compreensão, engajamento e inclusão de alunos com TEA. Os alunos com TEA demonstraram engajamento e apropriação dos conceitos de Termologia, comparável ao desempenho dos alunos sem diagnóstico. A experiência de jogar em conjunto reforçou um ambiente educacional inclusivo, promovendo colaboração e aprendizagem equitativa. Os dados coletados mostraram que a metodologia do jogo não só facilitou a aprendizagem dos conceitos de Termologia, mas também promoveu a inclusão e igualdade de oportunidades no processo educacional. Por fim, a experiência positiva relatada por todos os alunos indica que estratégias pedagógicas inclusivas são essenciais para o desenvolvimento de um ambiente educacional equitativo e de qualidade. Essa abordagem não apenas facilitou a participação e o aprendizado dos alunos com TEA, mas também enriqueceu a experiência educacional de todos os envolvidos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso. ABSTRACT: This research proposes an innovative approach to teaching Thermology, utilizing Active Learning and a memory game as pedagogical tools. Inspired by Vygotsky's sociocultural theory, with a focus on social interaction, the zone of proximal development, and mediation, the study aims to promote the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research was conducted in an exploratory and qualitative manner at Colégio Militar Tiradentes V in Timon-MA, involving twenty-five second-year students, including two students with ASD. The results indicated that the memory game was effective in facilitating comprehension, engagement, and inclusion for students with ASD. Students with ASD demonstrated engagement and understanding of Thermology concepts comparable to the performance of typical students. The joint gameplay experience reinforced an inclusive educational environment, promoting collaboration and equitable learning. Data collected showed that the methodology of the game not only facilitated the learning of Thermology concepts but also promoted inclusion and equal opportunities in the educational process. Finally, the positive experience reported by all students indicates that inclusive pedagogical strategies are essential for developing an equitable and high-quality educational environment. This approach not only facilitated participation and learning for students with ASD but also enriched the educational experience for all participants, fostering a collaborative and respectful learning environment. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Termologia pt_BR
dc.subject Método Ativo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject TEA (Transtorno do Espectro Autista) pt_BR
dc.subject Vygotsky pt_BR
dc.subject Thermology pt_BR
dc.subject Active Learning pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder (ASD) pt_BR
dc.title A INFLUÊNCIA DO JOGO DA MEMÓRIA NO ENSINO DE TERMOLOGIA PARA ALUNOS COM AUTISMO EM UM CONTEXTO INCLUSIVO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account