Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Termologia, utilizando o
Método Ativo e o jogo da memória como ferramentas pedagógicas. Inspirado na teoria
sociocultural de Vygotsky, com foco na interação social, zona de desenvolvimento proximal e
mediação, busca-se promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A pesquisa foi conduzida de forma exploratória e qualitativa no Colégio Militar Tiradentes V,
em Timon-MA, com vinte e cinco alunos do segundo ano, incluindo dois alunos autistas. Os
resultados indicaram que o jogo da memória foi eficaz em facilitar a compreensão, engajamento
e inclusão de alunos com TEA. Os alunos com TEA demonstraram engajamento e apropriação
dos conceitos de Termologia, comparável ao desempenho dos alunos sem diagnóstico. A
experiência de jogar em conjunto reforçou um ambiente educacional inclusivo, promovendo
colaboração e aprendizagem equitativa. Os dados coletados mostraram que a metodologia do
jogo não só facilitou a aprendizagem dos conceitos de Termologia, mas também promoveu a
inclusão e igualdade de oportunidades no processo educacional. Por fim, a experiência positiva
relatada por todos os alunos indica que estratégias pedagógicas inclusivas são essenciais para o
desenvolvimento de um ambiente educacional equitativo e de qualidade. Essa abordagem não
apenas facilitou a participação e o aprendizado dos alunos com TEA, mas também enriqueceu
a experiência educacional de todos os envolvidos, promovendo um ambiente de aprendizagem
colaborativo e respeitoso.
ABSTRACT: This research proposes an innovative approach to teaching Thermology, utilizing Active
Learning and a memory game as pedagogical tools. Inspired by Vygotsky's sociocultural
theory, with a focus on social interaction, the zone of proximal development, and mediation,
the study aims to promote the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The
research was conducted in an exploratory and qualitative manner at Colégio Militar Tiradentes
V in Timon-MA, involving twenty-five second-year students, including two students with
ASD. The results indicated that the memory game was effective in facilitating comprehension,
engagement, and inclusion for students with ASD. Students with ASD demonstrated
engagement and understanding of Thermology concepts comparable to the performance of
typical students. The joint gameplay experience reinforced an inclusive educational
environment, promoting collaboration and equitable learning. Data collected showed that the
methodology of the game not only facilitated the learning of Thermology concepts but also
promoted inclusion and equal opportunities in the educational process. Finally, the positive
experience reported by all students indicates that inclusive pedagogical strategies are essential
for developing an equitable and high-quality educational environment. This approach not only
facilitated participation and learning for students with ASD but also enriched the educational
experience for all participants, fostering a collaborative and respectful learning environment.