Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa visa determinar se as reformas pelas quais tem passado a
Previdência Social (RGPS), entre os anos de 1988 a 2019, corresponderam às
finalidades e objetivos delineados pela Constituição da República Federativa do
Brasil - CRFB de 1988 nas Ordens Econômica e Social ou se representam uma
mera adequação financeira e atuarial impostas pelas agendas do regime e modelo
econômicos de liberalização-financeirizada adotadas pelos governos. Quantos aos
aspectos metodológicos, a pesquisa se enquadra na vertente jurídico-social, por
realizar a compreensão das reformas legislativas pertinentes à Previdência Social,
organizada sob a forma de Regime Geral de Previdência Social - RGPS, e da
problemática de seu custeio a partir da análise de sua adequação à luz das
diretrizes constitucionais conformadoras constantes nas Ordens Econômica e Social
da CRFB/88, somada à análise do ambiente político socioeconômico, levando-se em
conta a realização concreta de seus objetivos por meio de seu desdobramento em
diversos aspectos, a fim de possibilitar que os fatos sociais objeto do problema de
pesquisa sejam compreendidos em uma maior amplitude que contemple e considere
aspectos e variáveis macroeconômicas e normativas, em um processo holístico,
razão pela qual, no tocante ao gênero metodológico, enquadra-se como teórica e
prática. De acordo com as técnicas de análise de conteúdo, trata-se de pesquisa
qualitativa e bibliográfica de modo que foi desenvolvida a partir de fontes diretas,
primárias e secundárias, da produção do conhecimento jurídico, além de fontes
indiretas, também primárias e secundárias, de diversas áreas, especialmente, da
economina, historiografia, filosofia e sociologia. Como principais resultados,
constatou-se do conjunto de estudos e pesquisas que compõem o estado da arte
que há um deficit sociológico, devido à ausência de uma Teoria da Sociedade, que
impossibilita uma compreensão mais adequada dos fatos sociais econômicos e de
proteção social, consequentemente, do fenômeno das reformas previdenciárias
mediado pelas diretrizes constitucionais conformadoras esculpidas nos artigos 3º,
170, 193 e 194 da CRFB/88; na crítica impertinente e equivocada do excessivo
gasto social com a Seguridade Social e, sobretudo, com as prestações
disponibilizadas pela Previdência Social (RGPS); e nas propostas de reformas
(soluções) também impertinentes e equivocadas para os errôneos problemas
identificados. Em conclusão, tanto ao objetivo geral e à resposta ao problema de
pesquisa, determinou-se que as reformas pelas quais tem passado a Previdência
Social (RGPS) são consequência da disfuncionalidade entre os fatos sociais
econômicos - as medidas de implementação regime e modelo econômicos de
liberalização-financeirizada - e os relativos à proteção social - o conjunto de
prestações previdenciárias que materializam a Previdência Social (RGPS) - que,
consequente e reflexamente, ocasiona, como exigência imanente à expansão
daquele regime e modelo econômicos, o aprofundamento da disfuncionalidade
normativa entre as Ordens Econômica e Social, submetendo-as aos ditames da
racionalidade das políticas e medidas de austeridade fiscal de cunho neoliberal.
ABSTRACT:This research aims to determine whether the reforms that Social Security
(RGPS) has undergone, between the years 1988 to 2019, corresponded to the
purposes and objectives outlined by the Constitution of the Federative Republic of
Brazil - CRFB of 1988 in the Economic and Social Orders or if they represent a mere
financial and actuarial adequacy imposed by the regime's agendas and the economic
liberalization-financialized model adopted by governments. As for the methodological
aspects, the research fits into the legal-social aspect, as it understands the legislative
reforms relevant to Social Security, organized in the form of the General Social
Security Regime - RGPS, and the issue of its costing from the analysis of its
adequacy in light of the conforming constitutional guidelines contained in the
Economic and Social Orders of CRFB/88, added to the analysis of the
socioeconomic political environment, taking into account the concrete achievement of
its objectives through its deployment in various aspects, in order to enable the social
facts that are the object of the research problem to be understood in a wider range
that encompasses and considers macroeconomic and normative aspects and
variables, in a holistic process, which is why, with regard to the methodological
genre, it fits as theoretical and practical. According to content analysis techniques,
this is qualitative and bibliographic research in a way that it was developed from
direct sources, primary and secondary, from the production of legal knowledge, as
well as indirect sources, also primary and secondary, of several areas, especially
economics, historiography, philosophy and sociology. As main results, it was found
from the set of studies and research that make up the state of the art that there is a
sociological deficit due to the absence of a Theory of Society that makes it impossible
to have a more adequate understanding of social economic and social protection
facts, consequently, of the phenomenon of social security reforms mediated by the
conforming constitutional guidelines carved in articles 3, 170, 193 and 194 of the
CRFB/88; in the impertinent and mistaken criticism of the excessive social spending
on Social Security and, above all, on the benefits provided by Social Security
(RGPS); and in the proposals for reforms (solutions) also impertinent and mistaken
for the erroneous problems identified. In conclusion, both the general objective and
the answer to the research problem, it was determined that the reforms that Social
Security has undergone (RGPS) are a consequence of the dysfunctionality between
the social economic facts - the measures of implementation of the economic regime
and model of liberalization-financialized - and those related to social protection - the
set of social security benefits that materialize the Social Security (RGPS) - which,
consequently and reflexively, causes, as an immanent requirement to the expansion
of that economic regime and model, the deepening of normative dysfunction between
the Economic and Social Orders, subjecting them to the dictates of the rationality of
the neoliberal fiscal austerity policies and measures.