Abstract:
RESUMO: Esta dissertação analisa como a certificação Fairtrade contribui para a construção da
sustentabilidade em duas cooperativas agrícolas brasileiras: uma voltada ao processamento de
castanha-de-caju (amêndoa) e outra dedicada à exportação de mel natural. Ao articular os temas
Fairtrade, Sustentabilidade e Acesso aos Mercados Internacionais, com base na Teoria da RBV,
no arcabouço das Capacidades Dinâmicas e no modelo TBL+, a pesquisa avança sobre a
abordagem tradicional que trata a sustentabilidade de forma periférica, propondo um modelo
teórico interdisciplinar e inovador. A metodologia adotada foi qualitativa, com estudo de caso
múltiplo e triangulação de fontes (entrevistas, observação não participante e análise
documental). A análise indutiva dos dados revelou que o processo de construção da
sustentabilidade via Fairtrade envolve a interação entre barreiras (desafios), recursos (inputs),
capacidades (mecanismos) e efeitos (outputs), resultando na adoção de práticas sustentáveis
que geram vantagens competitivas. Os achados indicam que a certificação mobiliza
simultaneamente recursos tangíveis financeiros (como o prêmio e o preço mínimo) e intangíveis
(reputacionais e relacionais). Esses recursos exigem o desenvolvimento de capacidades
dinâmicas, como o engajamento com redes de apoio, a aprendizagem coletiva, a reconfiguração
de rotinas e a adoção de práticas sustentáveis, para que possam ser convertidos em vantagem
competitiva. A pesquisa também identifica barreiras associadas à certificação, destacando a sua
dualidade como instrumento de inclusão, mas também de exclusão de cooperativas menos
estruturadas. A principal contribuição teórica consiste na proposição analítica de que a
certificação Fairtrade atua como um recurso estratégico composto e, consequentemente, como
fonte de vantagem competitiva sustentável, desde que a organização (i) desenvolva capacidades
dinâmicas para integrar, construir e reconfigurar recursos e (ii) articule redes de cooperação que
favoreçam a aprendizagem contínua, o enfrentamento de barreiras e a reconfiguração de rotinas
voltadas à sustentabilidade. No plano gerencial, o estudo oferece subsídios para que gestores,
certificadoras e formuladores de políticas públicas compreendam os recursos e capacidades que
favorecem a manutenção da certificação e a inserção competitiva em mercados internacionais.
No campo acadêmico, os resultados podem subsidiar a elaboração de casos de ensino. Destaca se a relevância social da pesquisa ao dar visibilidade aos desafios e aprendizados vivenciados
por cooperativas do semiárido nordestino.
ABSTRACT: This dissertation analyzes how Fairtrade certification contributes to the construction of
sustainability in two Brazilian agricultural cooperatives: one focused on cashew nut (kernel)
processing and the other dedicated to exporting natural honey. By articulating the themes of
Fairtrade, Sustainability, and International Market Access, based on the RBV, the Dynamic
Capabilities, and the TBL+ model, the research advances beyond the traditional approach that
treats sustainability peripherally, proposing an interdisciplinary and innovative theoretical
model. This is a qualitative study, based on a multiple case study and empirical data
triangulation (interviews, non-participant observation, and document analysis).The inductive
analysis of the data revealed that the process of constructing sustainability through Fairtrade
involves the interaction between barriers (challenges), resources (inputs), capabilities
(mechanisms), and effects (outputs), resulting in the adoption of sustainable practices that
generate competitive advantages. The findings indicate that certification simultaneously
mobilizes tangible financial resources (such as the premium and the minimum price) and
intangible ones (reputational and relational). These resources require the development of
dynamic capabilities, such as engagement with support networks, collective learning, the
reconfiguration of routines, and the adoption of sustainable practices, so that they can be
converted into competitive advantage. The research also identifies barriers associated with
certification, highlighting its dual role as an instrument of inclusion but also of exclusion for
less structured cooperatives. The main theoretical contribution consists of the analytical
proposition that certification functions as a composite strategic resource and, consequently, as
a source of sustainable competitive advantage, provided that the organization (i) develops
dynamic capabilities to integrate, build, and reconfigure resources and (ii) articulates
cooperation networks that foster continuous learning, the overcoming of barriers, and the
reconfiguration of routines oriented toward sustainability. The study offers input for managers,
certifiers, and policymakers to understand the resources and capabilities that support
certification maintenance and competitive insertion in international markets. In the academic
field, the results may support the development of teaching cases. The social relevance of the
research stands out by giving visibility to the challenges and learnings experienced by
cooperatives in the semi-arid region of Northeastern Brazil.