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QUALIDADE DE VIDA NO TELETRABALHO (E-QVT): UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DO IFPA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO

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dc.contributor.author ARAÚJO, Alan Bruno da Silva
dc.date.accessioned 2025-10-31T20:16:00Z
dc.date.available 2025-10-31T20:16:00Z
dc.date.issued 2025-10-31
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4088
dc.description Orientador: Prof. Dr. Maurício Mendes Boavista de Castro Examinador interno: Prof. Dr. João Carlos Hipólito Bernardes Reis Examinadora interna: Prof. Dra. Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A qualidade de vida no teletrabalho é um campo a ser explorado, principalmente se considerarmos o contexto da gestão pública. Assim, por ser um tema recente, em evidência e com poucos estudos com foco na administração pública, é pertinente realizar uma análise mais detalhada a respeito dos fatores que interferem na consolidação desse formato de trabalho. Portanto, o presente trabalho tem como propósito observar os efeitos do teletrabalho na Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) e bem-estar dos servidores técnicos- administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD. Para o alcance do seu objeto, têm-se como objetivos específicos: (i) Avaliar a percepção dos servidores técnicos- administrativos de Instituições Federais de Ensino participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD em relação a Qualidade de Vida no Teletrabalho; (ii) Investigar os fatores que influenciam o bem-estar subjetivo dos servidores técnicos-administrativos de Instituições Federais de Ensino Superior participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD e (iii) Oferecer um diagnóstico sobre a Qualidade de Vida no Teletrabalho a fim de suscitar reflexões a respeito da continuidade e aprimoramento do teletrabalho no contexto da adesão ao Programa de Gestão e Desempenho – PGD no IFPA. Nesse sentido, foi conduzida uma investigação quantitativa, caracterizada por sua abordagem exploratória e descritiva. Para a aferição da qualidade de vida no teletrabalho foi utilizado o questionário “Escala de Fatores de Qualidade de Vida no Teletrabalho”, desenvolvido e validado por Andrade (2020). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários pelo Google Forms, sendo necessários pelo menos 214 (duzentos e quatorze) participantes, conforme o método de cálculo proposto por Barbetta (2014). Conseguiu-se um total de 217 (duzentos e dezessete) questionários respondidos e validados. O resultado sugere que o teletrabalho se configura como uma ferramenta de gestão estratégica para instituições públicas, capaz de promover elevados níveis de produtividade e qualidade de vida entre os servidores. O estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias que promovam o bem-estar dos servidores e a eficácia organizacional. Além disso, oferece aos servidores, um espaço de participação ativo na construção de melhores níveis de promoção do bem-estar e da saúde organizacional. ABSTRACT: Quality of life in telework is a field to be explored, especially if we consider the context of public management. Thus, as it is a recent topic, in evidence and with few studies focusing on public administration, it is pertinent to carry out a more detailed analysis regarding the factors that interfere in the consolidation of this work format. Therefore, the present study aims to observe the effects of telework on the Quality of Life in Telework (e-QVT) and well-being of technical-administrative employees of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - IFPA participating in the Management and Performance Program - PGD. In order to achieve its objective, the specific objectives are: (I) To evaluate the perception of technical-administrative employees of Federal Educational Institutions participating in the Management and Performance Program - PGD in relation to Quality of Life in Telework; (II) To investigate the factors that influence the subjective well-being of technical-administrative staff of Federal Higher Education Institutions participating in the Management and Performance Program - PGD and (III) To offer a diagnosis on the Quality of Life in Telework in order to raise reflections on the continuity and improvement of telework in the context of adherence to the Management and Performance Program - PGD at IFPA. In this sense, a quantitative investigation was conducted, characterized by its exploratory and descriptive approach. To measure the quality of life in telework, the questionnaire “Scale of Quality of Life Factors in Telework”, developed and validated by Andrade (2020), was used. Data collection was carried out through the application of questionnaires via Google Forms, requiring at least 214 (two hundred and fourteen) participants, according to the calculation method proposed by Barbetta (2014). A total of 217 (two hundred and seventeen) questionnaires were answered and validated. The results suggest that teleworking is a strategic management tool for public institutions, capable of promoting high levels of productivity and quality of life among employees. The study contributes to the development of strategies that promote employee well-being and organizational effectiveness. In addition, it offers employees a space for active participation in building better levels of promotion of well-being and organizational health. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Teletrabalho pt_BR
dc.subject Programa de Gestão e Desempenho pt_BR
dc.subject IFPA pt_BR
dc.subject Quality of life pt_BR
dc.subject Telework pt_BR
dc.subject Management and Performance Program pt_BR
dc.title QUALIDADE DE VIDA NO TELETRABALHO (E-QVT): UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DO IFPA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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