Abstract:
RESUMO: A qualidade de vida no teletrabalho é um campo a ser explorado, principalmente se
considerarmos o contexto da gestão pública. Assim, por ser um tema recente, em evidência e
com poucos estudos com foco na administração pública, é pertinente realizar uma análise
mais detalhada a respeito dos fatores que interferem na consolidação desse formato de
trabalho. Portanto, o presente trabalho tem como propósito observar os efeitos do teletrabalho
na Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) e bem-estar dos servidores técnicos-
administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
participantes do Programa de Gestão e Desempenho – PGD. Para o alcance do seu objeto,
têm-se como objetivos específicos: (i) Avaliar a percepção dos servidores técnicos-
administrativos de Instituições Federais de Ensino participantes do Programa de Gestão e
Desempenho – PGD em relação a Qualidade de Vida no Teletrabalho; (ii) Investigar os
fatores que influenciam o bem-estar subjetivo dos servidores técnicos-administrativos de
Instituições Federais de Ensino Superior participantes do Programa de Gestão e Desempenho
– PGD e (iii) Oferecer um diagnóstico sobre a Qualidade de Vida no Teletrabalho a fim de
suscitar reflexões a respeito da continuidade e aprimoramento do teletrabalho no contexto da
adesão ao Programa de Gestão e Desempenho – PGD no IFPA. Nesse sentido, foi conduzida
uma investigação quantitativa, caracterizada por sua abordagem exploratória e descritiva. Para
a aferição da qualidade de vida no teletrabalho foi utilizado o questionário “Escala de Fatores
de Qualidade de Vida no Teletrabalho”, desenvolvido e validado por Andrade (2020). A
coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários pelo Google Forms, sendo
necessários pelo menos 214 (duzentos e quatorze) participantes, conforme o método de
cálculo proposto por Barbetta (2014). Conseguiu-se um total de 217 (duzentos e dezessete)
questionários respondidos e validados. O resultado sugere que o teletrabalho se configura
como uma ferramenta de gestão estratégica para instituições públicas, capaz de promover
elevados níveis de produtividade e qualidade de vida entre os servidores. O estudo contribui
para o desenvolvimento de estratégias que promovam o bem-estar dos servidores e a eficácia
organizacional. Além disso, oferece aos servidores, um espaço de participação ativo na
construção de melhores níveis de promoção do bem-estar e da saúde organizacional.
ABSTRACT: Quality of life in telework is a field to be explored, especially if we consider the context of
public management. Thus, as it is a recent topic, in evidence and with few studies focusing on
public administration, it is pertinent to carry out a more detailed analysis regarding the factors
that interfere in the consolidation of this work format. Therefore, the present study aims to
observe the effects of telework on the Quality of Life in Telework (e-QVT) and well-being of
technical-administrative employees of the Federal Institute of Education, Science and
Technology of Pará - IFPA participating in the Management and Performance Program -
PGD. In order to achieve its objective, the specific objectives are: (I) To evaluate the
perception of technical-administrative employees of Federal Educational Institutions
participating in the Management and Performance Program - PGD in relation to Quality of
Life in Telework; (II) To investigate the factors that influence the subjective well-being of
technical-administrative staff of Federal Higher Education Institutions participating in the
Management and Performance Program - PGD and (III) To offer a diagnosis on the Quality of
Life in Telework in order to raise reflections on the continuity and improvement of telework
in the context of adherence to the Management and Performance Program - PGD at IFPA. In
this sense, a quantitative investigation was conducted, characterized by its exploratory and
descriptive approach. To measure the quality of life in telework, the questionnaire “Scale of
Quality of Life Factors in Telework”, developed and validated by Andrade (2020), was used.
Data collection was carried out through the application of questionnaires via Google Forms,
requiring at least 214 (two hundred and fourteen) participants, according to the calculation
method proposed by Barbetta (2014). A total of 217 (two hundred and seventeen)
questionnaires were answered and validated. The results suggest that teleworking is a strategic
management tool for public institutions, capable of promoting high levels of productivity and
quality of life among employees. The study contributes to the development of strategies that
promote employee well-being and organizational effectiveness. In addition, it offers
employees a space for active participation in building better levels of promotion of well-being
and organizational health.