Abstract:
RESUMO: Este trabalho investigou o impacto do uso de ferramentas de geração de código assistido
por Inteligência Artificial (IA), com foco na avaliação do GitHub Copilot, a partir de uma
abordagem metodológica estruturada em três etapas: (i) uma fase de investigação, com
levantamento da literatura e identificação dos principais desafios e indicadores utilizados
na avaliação de ferramentas de geração de código; (ii) uma etapa de coleta de dados, com a
realização de um estudo empírico com estudantes e um estudo de caso com desenvolvedores
profissionais; e (iii) uma fase de análise, composta por procedimentos quantitativos e
qualitativos que permitiram responder às questões de pesquisa e interpretar os efeitos do
uso da ferramenta em diferentes contextos de desenvolvimento de software.
Os resultados revelam que o Copilot pode reduzir o tempo de execução das tarefas e
o ritmo de alterações (LOC/h), entre estudantes e profissionais em tarefas rotineiras,
respectivamente. No entanto, não foram observadas melhorias significativas na qualidade
funcional do código, reforçando a necessidade de uso crítico das sugestões geradas pela
ferramenta. A análise qualitativa complementou esses achados ao indicar que a percepção
dos participantes foi majoritariamente positiva, embora tenham sido apontadas limitações
técnicas e operacionais. Assim, este estudo contribui com evidências empíricas sobre o
uso do Copilot, destacando tanto seu potencial como suporte à redução do esforço de
desenvolvimento quanto a importância de estratégias formativas para sua adoção consciente em ambientes educacionais e profissionais.
ABSTRACT: This study investigated the impact of using artificial intelligence (AI)-assisted code gener-
ation tools, focusing on GitHub Copilot, through a methodological approach structured in
three stages: (i) an investigation phase, including a literature review and the identification
of key challenges and indicators used to evaluate code generation tools; (ii) a data collection
phase, consisting of an empirical study with students and a case study with professional
developers; and (iii) an analysis phase, involving quantitative and qualitative procedures
to answer the research questions and interpret the effects of using the tool in different
software development contexts.
The results reveal that Copilot can significantly reduce task execution time and development
effort, especially among undergraduate students and professionals performing routine tasks.
However, no significant improvements were observed in the functional quality of the code,
reinforcing the need for critical use of the tool’s suggestions. The qualitative analysis
supported these findings, showing that participants’ perceptions were mostly positive,
although technical and operational limitations were noted. Thus, this study provides
empirical evidence on the use of Copilot, highlighting both its potential as a support tool
to reduce development effort and the importance of formative strategies for its conscious
adoption in educational and professional environments.