Abstract:
RESUMO: O presente estudo tem como foco a história e memória do Grupo Escolar Fenelon Castelo
Branco, instituição criada em 1928, na cidade de União-PI, com o intuito de modernizar a
instrução primária, aumentar o número de letrados e educar os alunos e a comunidade
unionense nos moldes patrióticos e progressistas do período. Como objetivo geral buscou-se
analisar o processo de implantação, organização e funcionamento do Grupo Escolar Fenelon
Castelo Branco e sua atuação na consolidação do ensino primário de União (PI) no período de
1928 a 1971.O recorte temporal desta pesquisa corresponde do ano de 1928, ano de criação do
grupo, ao ano de 1971, ano em que o primário e ginásio passam a juntos corresponder ao 1°
grau, segundo a legislação educacional. Por ser uma pesquisa de cunho histórico, usamos de
diferentes fontes para analisar os processos, a história e a memória da instituição escolar
alçada como objeto de estudo. Dentre as fontes consultadas para o métier historiográfico,
destacamos: as fontes escritas do acervo do grupo escolar; fontes orais extraídas de
testemunhos orais coletados por meio de entrevistas; fontes iconográficas; fontes oficiais
como portarias, circulares e ofícios; fontes hemerográficas, com destaque para matérias e
notícias extraídas de jornais da época e do Diário Oficial do Piauí. Por ser uma pesquisa de
natureza qualitativa do tipo histórica, elegemos como embasamento teórico-metodológico a
História Cultural, tendo em vista que, para a melhor análise e interpretação, se fez necessário
um suporte que nos permitisse ver as simbologias e representações dos fatos e contextos
históricos. Adotamos como suporte teórico: Magalhães (2004), Lopes (2001), Ferro (1996),
Costa Filho (2006), Chartier (1990), Certeau (2000), Neves (2017), Souza (2004), Sousa
(2009), dentre outros. Foi percebido que a criação do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco
fez parte do processo de expansão dos grupos escolares pelo interior do Piauí, e a sua
organização e seu funcionamento refletiram o modo como a educação estava sendo
organizada e os ideais e anseios de governantes e educadores do período. As memórias da/e
sobre a instituição, interpretadas por meio das fontes, expôs como o Grupo Escolar Fenelon
Castelo Branco representava para a população unionense uma escola popular e moderna. Esta
instituição marcou a memória individual e coletiva de gerações de unionenses e modernizou a
instrução primária da cidade, tornando-se a mais importante escola da cidade na primeira
metade do século XX. Através do estudo do referido grupo escolar, foi possível interpretar
como a educação primária do período se desenvolveu na cidade de União, como os alunos e a
comunidade foram impactados e como ela era representada e simbolizada em meio aos
processos sociais e históricos.
ABSTRACT: This study focuses on the history and memory of the Fenelon Castelo Branco School Group,
an institution created in 1928, in the city of União-PI, with the aim of modernizing primary
education, increasing the number of literate people and educating students and the Union
community in the patriotic and progressive molds of the period.The general objective was to
analyze the process of implementation, organization and operation of the Fenelon Castelo
Branco School Group and its role in consolidating primary education in União (PI) from 1928
to 1971. The time frame of this research corresponds to the year 1928, the year the group was
created, to the year 1971, the year in which primary and secondary education together began
to correspond to the 1st degree, according to educational legislation. Because this is historical
research, we use a variety of sources to analyze the processes, history, and memory of the
school we studied. Among the sources consulted for this historiographical métier, we
highlight: written sources from the school's archive; oral sources extracted from oral
testimonies collected through interviews; iconographic sources; official sources such as
ordinances, circulars, and official letters; and newspaper sources, with emphasis on articles
and news items extracted from contemporary newspapers and the Official Gazette of Piauí.
Because this is a qualitative historical study, we chose Cultural History as our theoretical and
methodological basis. This is because a better analysis and interpretation required a
framework that would allow us to see the symbology and representations of historical facts
and contexts. We adopted as theoretical frameworks: Magalhães (2004), Lopes (2001), Ferro
(1996), Costa Filho (2006), Chartier (1990), Certeau (2000), Neves (2017), Souza (2004),
Sousa (2009), among others. It was noted that the creation of the Fenelon Castelo Branco
School Group was part of the expansion of school groups throughout the interior of Piauí, and
its organization and operation reflected the way education was being organized and the ideals
and aspirations of government officials and educators of the period. The memories of the
institution, interpreted through the sources, revealed how the Fenelon Castelo Branco School
Group represented a popular and modern school for the people of Piauí. This institution
marked the individual and collective memory of generations of União residents and
modernized the city's primary education, becoming the most important school in the city in
the first half of the 20th century. Through the study of this school group, it was possible to
interpret how primary education during this period developed in União, how students and the
community were impacted, and how it was represented and symbolized amid social and
historical processes.