Abstract:
RESUMO: A prática pedagógica é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, pois é
intencional e sistemática, envolvendo conhecimentos e saberes docentes advindos da vivência,
da formação e da troca de experiências com os pares. Esses saberes são construídos e
mobilizados na prática docente dos(as) pedagogos(as) professores(as), no dia a dia. Com esse
pressuposto, o objeto de estudo da pesquisa foi a mobilização e a construção dos saberes
docentes na prática pedagógica de pedagogas professoras no ensino de Ciências Naturais, nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa foi assim formulado: como são
construídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas de pedagogos(as)
professores(as) no ensino de Ciências, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de José
de Freitas-PI? O objetivo geral foi analisar como são construídos e mobilizados os saberes
docentes nas práticas pedagógicas de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de José
de Freitas-PI. Os objetivos específicos foram: a) caracterizar as práticas pedagógicas
de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, na construção e mobilização dos saberes docentes; b) identificar os saberes
mobilizados na prática pedagógica de pedagogos(as) professores(as) no ensino de Ciências, nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) descrever como pedagogos(as) professores(as)
constroem e mobilizam os saberes docentes na prática pedagógica no ensino de Ciências, nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As orientações teóricas seguem as contribuições
de Franco (2015), Behrens (2010) e Souza (2006) sobre as práticas pedagógicas; de Tardif
(2002, 2014, 2017), Gauthier (2013) e Pimenta (2012) sobre os saberes docentes; e de Trivelato
e Silva (2011), Porto, Ramos e Goulart (2009), Krasilchik (1987, 2000), Krasilchik e Maradino
(2007) e Delizoicov (2011) sobre o ensino de Ciências. A investigação teve como fundamentos
metodológicos a pesquisa narrativa com a utilização dos seguintes instrumentos: questionário
misto, para o levantamento do perfil das professoras colaboradoras, e “diário narrativo”, como
dispositivo de produção de narrativas. O diário narrativo, escrito por oito professoras pedagogas
colaboradoras, pertencentes a três escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI,
situadas na zona urbana da cidade, que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os dados revelaram uma variedade de saberes das pedagogas professoras, saberes esses que são
construídos no exercício da prática pedagógica e mobilizados à medida que as pedagogas
professoras necessitam resolver algum desafio ou atividade inerentes ao fazer pedagógico,
ao desenvolvimento de situações relacionadas ao preparo das atividades docentes, buscando
desenvolvê-las de forma dinâmica, relacionando teoria e prática, e nas relações professoras
alunos(as), dentre outras situações. A promoção de ações que fomentem o diálogo, na escola,
sobre a importância da reflexão sobre os saberes docentes no ensino de Ciências no Ensino
Fundamental, contribuindo para a conscientização desses saberes, e o desenvolvimento
de práticas voltadas ao letramento científico são apontadas como necessárias para a melhoria
do ensino.
ABSTRACT: The pedagogical practice is an integral part of the teaching and learning process, because it is
intentional and systematical, encompassing knowledge and lecturer know how from
experience, from education, and from exchanging experiences in pairs. This know how is
constructed and mobilized in teachers’ educators’ lecturer practice, day to day. With this
assumption, the object of study of the research was the mobilization and the construction of the
lecturer know how in pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of Natural
Sciences in the first years of High School. The issue in research was thus formulated: how were
the lecturer know how in pedagogical practice of the teachers educators in the teaching of
sciences constructed and mobilized, in the schools of the municipal teaching system of José de
Freitas-PI? The general goal was to analyze as to how the lecturer know how in the pedagogical
practice of the teachers educators in the teaching of Sciences was constructed and mobilized,
in the first years of High School, in the schools of the municipal teaching system of José de
Freitas-PI. The specific goals were: a) to characterize the pedagogical practice of the teachers
educators in the teaching of Sciences, in the first years of High School, in the construction and
mobilization of the lecturer know how; b) to identify the know how mobilized in the
pedagogical practice of teachers educators in the teaching of Sciences, in the first years of High
School; c) to describe as to how the teachers educators construct and mobilize the lecturer know
how in the pedagogical practice in the teaching of Sciences, in the first years of High School.
The theoretical orientation follow along the contributions of Franco (2015), Behrens (2010) and
Souza (2006) about the pedagogical practice; from Tardif (2002, 2014, 2017), Gauthier (2013)
and Pimenta (2012) about the lecturer know how; and from Trivelato and Silva (2011), Porto,
Ramos and Goulart (2009), Krasilchik (1987, 2000), Krasilchik and Maradino (2007) and
Delizoicov (2011) about the teaching of sciences. The research had, as methodological grounds,
the narrative research, with the utilisation of the following tools: mixed questionnaire, for the
collection of the profile of the teachers collaborators, and “narrative diary”, as mechanism for
the production of narratives. The narrative diary, written by eight teachers educators
collaborators, belonging to three schools of the municipal teaching system of José de Freitas-
PI, situated in the urban zone of the city, which offer the first Years of High School. The data
revealed a variety of know how from the teachers educators, know how there that is constructed
in the exercise of the pedagogical practice and mobilized as long as, to the teachers educators,
solving any hurdle or activity is needed, inherent to the pedagogical do, to the development of
occurrences related to the preparation of lecturer activities, seeking to devevelop them in a
dynamic way, relating theory and practice, in the teachers’ and students’ relations, among other
occurrences. The promotion of action that foster the dialog, at school, about the importance of
reflection on the lecturer know how in the teaching of Sciences in High School, contributing to
the awareness of this know how, and the development of practices directed towards scientific
literacy are pointed to as necessary to the melioration of teaching.