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Resumo: Nos três primeiros meses, foi realizada a capacitação e o aprimoramento no uso do
software IRaMuTeQ, ferramenta empregada na pesquisa intitulada "Ciências Musicais no
Brasil: um estudo das publicações nos periódicos científicos". Como parte das atividades de
extensão, em novembro de 2024, foi ofertada a oficina "O uso do software IRaMuTeQ na
análise de dados em pesquisas qualitativas" para alunos do Centro de Educação e do Programa
de Pós-graduação em Educação da UFPI. O objetivo foi capacitar os participantes no uso da
ferramenta para análise textual e discursiva, explorando funcionalidades como análise de
similitude, nuvem de palavras e análise de classes hierárquicas.
Simultaneamente, em outubro de 2024, houve participação no Encontro Regional
Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, promovendo o intercâmbio acadêmico
e ampliando contatos com outros pesquisadores. O evento possibilitou o conhecimento de
diferentes abordagens e pesquisas desenvolvidas em cursos de música da região e da
participação no Fórum de Coordenadores de Cursos de Música do Nordeste.
A pesquisa avançou significativamente com a catalogação, coleta e tratamento de dados
referentes aos resumos dos artigos analisados. Esse processo demandou aproximadamente
cinco meses e resultou na catalogação de mais de 2.400 artigos publicados em doze periódicos
brasileiros com foco em música, de programas de pós-graduação e associações de área de
música, classificados entre os estratos Qualis A1 e A4, período de avaliação 2017-2020 ainda
em vigor. São eles: A1 - Revista da ABEM e Revista Vórtex; A2 - Revista MEB, Revista
Música e Revista Música Theorica; A3 - Revista Debates, Revista Orfeu e Percepta - Revista
de Cognição e Revista Brasileira de Música; e, A4 - Revista Hodie, Revista Opus e Música
Popular e Revista. Essa etapa constitui a base de dados essencial para as análises subsequentes
da investigação.
Foram realizadas participações em bancas de graduação no curso de Linguagens e
Códigos - Música da UFMA, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI,
fortalecendo os vínculos entre ensino/pesquisa e contribuindo para a formação de professores
pesquisadores. |
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