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SONS E MEMÓRIAS QUE CRUZARAM O ATLÂNTICO: Formação de professores brasileiros no doutorado em música da Universidade de Aveiro - Portugal

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dc.contributor.author MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do
dc.date.accessioned 2025-09-29T14:59:32Z
dc.date.available 2025-09-29T14:59:32Z
dc.date.issued 2025-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4075
dc.description.abstract RESUMO: Propõe-se como objetivo geral do presente projeto analisar as viagens de formação de brasileiros professores de universidades federais que cursaram o doutorado em Música na Europa, mais especificamente na Universidade de Aveiro – Portugal, nas duas primeiras décadas no século XXI, período de ampliação dos cursos de música no Brasil. Nessa perspectiva, interroga-se: qual a relevância das viagens empreendidas por educadores musicais para a formação em nível de doutorado em Música na Universidade de Aveiro – Portugal? Se, por um lado, há a possibilidade de se perceberem os atributos que as unem, por outro, quais são as especificidades de tais experiências acadêmicas? Essas viagens foram tempos de significativa formação? Viabilizaram intercâmbios e consolidação de redes de sociabilidade? As viagens fomentaram circulação de novos saberes musicais e modelos educativos no Brasil? Na perspectiva metodológica, busca-se, por meio da História Oral, mobilizar as memórias desses sujeitos, como também, os acervos pessoais desses músicos: partituras, agendas e diários de viagens, cadernos de anotações, livros, apostilas, relatórios, cartas, textos publicados em periódicos, diários, fotografias, cartões postais, programas de concertos, certificados de participação em eventos, postagens em redes sociais, dentre outros documentos. Entende-se que os resultados do projeto aqui proposto, na esfera nacional, numa perspectiva da História da Educação, são significativos na medida em que podem apresentar informações para os Programas de Pós-graduação, que apenas ofertam cursos de mestrado, como justificativa para a criação de doutorados. Por outro lado, visando a internacionalização e a ampliação do incentivo para a formação docente no exterior, os resultados dessas pesquisas podem fundamentar propostas de políticas públicas e programas similares ao Ciência Sem Fronteiras. ABSTRACT: The general objective of the present project is to analyze the study trips of Brazilian professors from federal universities who pursued their doctoral degrees in Music in Europe, specifically at the University of Aveiro – Portugal, during the first two decades of the 21st century, a period of expansion of music courses in Brazil. From this perspective, the following questions arise: What is the relevance of the journeys undertaken by music educators for their doctoral studies at the University of Aveiro – Portugal? While it is possible to identify the attributes that unite them, what are the specific characteristics of these educational experiences? Were these trips times of significant learning? Did they facilitate exchanges and the establishment of social networks? Did these journeys promote the circulation of new musical knowledge and educational models in Brazil? In terms of methodology, the project seeks to employ Oral History, tapping into the memories of these subjects, as well as their personal collections: sheet music, agendas and travel diaries, notebooks, books, study materials, reports, letters, articles published in journals, diaries, photographs, postcards, concert programs, participation certificates in events, social media posts, and other relevant documents. It is understood that the results of the proposed project, within the national context and from an Educational History perspective, hold significance in that they can provide information to Postgraduate Programs that currently only offer master's courses, as a justification for establishing doctoral programs. On the other hand, with a focus on internationalization and the enhancement of incentives for foreign teaching qualifications, the outcomes of this research can serve as a basis for proposals of public policies and initiatives similar to the Science Without Borders program. pt_BR
dc.description.sponsorship Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) - UFPI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Viagens pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Journeys pt_BR
dc.title SONS E MEMÓRIAS QUE CRUZARAM O ATLÂNTICO: Formação de professores brasileiros no doutorado em música da Universidade de Aveiro - Portugal pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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