Abstract:
RESUMO: Propõe-se como objetivo geral do presente projeto analisar as viagens de formação de
brasileiros professores de universidades federais que cursaram o doutorado em Música na
Europa, mais especificamente na Universidade de Aveiro – Portugal, nas duas primeiras
décadas no século XXI, período de ampliação dos cursos de música no Brasil. Nessa
perspectiva, interroga-se: qual a relevância das viagens empreendidas por educadores musicais
para a formação em nível de doutorado em Música na Universidade de Aveiro – Portugal? Se,
por um lado, há a possibilidade de se perceberem os atributos que as unem, por outro, quais são
as especificidades de tais experiências acadêmicas? Essas viagens foram tempos de significativa
formação? Viabilizaram intercâmbios e consolidação de redes de sociabilidade? As viagens
fomentaram circulação de novos saberes musicais e modelos educativos no Brasil? Na
perspectiva metodológica, busca-se, por meio da História Oral, mobilizar as memórias desses
sujeitos, como também, os acervos pessoais desses músicos: partituras, agendas e diários de
viagens, cadernos de anotações, livros, apostilas, relatórios, cartas, textos publicados em
periódicos, diários, fotografias, cartões postais, programas de concertos, certificados de
participação em eventos, postagens em redes sociais, dentre outros documentos. Entende-se que
os resultados do projeto aqui proposto, na esfera nacional, numa perspectiva da História da
Educação, são significativos na medida em que podem apresentar informações para os
Programas de Pós-graduação, que apenas ofertam cursos de mestrado, como justificativa para
a criação de doutorados. Por outro lado, visando a internacionalização e a ampliação do
incentivo para a formação docente no exterior, os resultados dessas pesquisas podem
fundamentar propostas de políticas públicas e programas similares ao Ciência Sem Fronteiras.
ABSTRACT: The general objective of the present project is to analyze the study trips of Brazilian professors
from federal universities who pursued their doctoral degrees in Music in Europe, specifically at
the University of Aveiro – Portugal, during the first two decades of the 21st century, a period
of expansion of music courses in Brazil. From this perspective, the following questions arise:
What is the relevance of the journeys undertaken by music educators for their doctoral studies
at the University of Aveiro – Portugal? While it is possible to identify the attributes that unite
them, what are the specific characteristics of these educational experiences? Were these trips
times of significant learning? Did they facilitate exchanges and the establishment of social
networks? Did these journeys promote the circulation of new musical knowledge and
educational models in Brazil? In terms of methodology, the project seeks to employ Oral
History, tapping into the memories of these subjects, as well as their personal collections: sheet
music, agendas and travel diaries, notebooks, books, study materials, reports, letters, articles
published in journals, diaries, photographs, postcards, concert programs, participation
certificates in events, social media posts, and other relevant documents. It is understood that the
results of the proposed project, within the national context and from an Educational History
perspective, hold significance in that they can provide information to Postgraduate Programs
that currently only offer master's courses, as a justification for establishing doctoral programs.
On the other hand, with a focus on internationalization and the enhancement of incentives for
foreign teaching qualifications, the outcomes of this research can serve as a basis for proposals
of public policies and initiatives similar to the Science Without Borders program.