Repositório Institucional da UFPI

TRAJETÓRIA DA PIANISTA (MAESTRINA, PROFESSORA E EDUCADORA) MARIA YÊDA CADDAH: viagens e sonhos por horizontes pedagógicos e musicais

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MELO, RODRIGO ALVES
dc.date.accessioned 2025-09-25T12:48:41Z
dc.date.available 2025-09-25T12:48:41Z
dc.date.issued 2025-09-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4071
dc.description Orientador: Prof Dr Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. Examinadora Interna : Profª Dra. Maria do Amparo Borges Ferro.Examinadora Interna : Profª Dra. Jane Bezerra de Sousa (UERJ).Examinadora Externa : Profª Dra Alexandra Lima da Silva.Examinadora Externa : Profª Dr Marco Antônio Toledo Nascimento (UFCE).Examinadora Externa : Profª Dr Éliton Perpétuo Rosa Pereira (IFGO). pt_BR
dc.description.abstract resumo:A presente pesquisa tem como foco a história de vida, trajetória acadêmica, artística e profissional de Maria Yêda Caddah, pianista e professora de música piauiense que migrou para o Rio de Janeiro no final da primeira metade do século XX. Destacou-se nos estudos de seu instrumento e tornou-se docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo principal é conhecer os sonhos, memórias e a trajetória acadêmica e profissional da artista, abrangendo o período em que migrou para o Rio de Janeiro, em 1948, até seu retorno a Teresina, em 1997. Especificamente, buscase conhecer a formação inicial e as primeiras experiências musicais de Maria Yêda no Piauí; analisar os desafios na formação musical, as premiações acadêmicas no Rio de Janeiro e suas redes de sociabilidade protagonizadas por mulheres; bem como compreender sua trajetória como docente nos diferentes níveis da educação e da formação musical. A fundamentação teórica mobilizada abarca a História Cultural, na perspectiva de Burke (2005); os estudos sobre a condição da mulher no Brasil, de Priore (2004) e Rodrigues (2011); as discussões sobre história e memória, de Félix (1998) e Catroga (2001); os estudos sobre intelectuais e redes de sociabilidade, de Sirinelli (1986); os conceitos de arquivamento da própria vida, de Artières (1998); o uso de fontes documentais, conforme Cunha (2016); além dos estudos sobre história de vida de professores, segundo Sousa (2009). A metodologia baseia-se nas categorizações do Campo da História, de Barros (2004), na história oral, de Meihy (2006), e nas entrevistas como ferramenta da história oral, de Alberti (2013). Os resultados indicam que Maria Yêda ampliou significativamente sua formação acadêmica e sua atuação artística e profissional ao buscar, com seus esforços, novos conhecimentos no Rio de Janeiro, enfrentando e superando desafios com o apoio de uma família estruturada e de uma rede de sociabilidade formada por mulheres, em uma sociedade dominada por homens. Dessa maneira, destacou-se como uma jovem mulher nordestina na então capital do Brasil. ABSTRACT:This research focuses on the life story, academic, artistic and professional trajectory of Maria Yêda Caddah, a pianist and music teacher from Piauí who migrated to Rio deJaneiro at the end of the first half of the 20th century. She excelled in her studies of her instrument and became a professor at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The main objective is to learn about the dreams, memories and academic and professional trajectory of the artist, covering the period from when she migrated to Rio de Janeiro in 1948 until her return to Teresina in 1997. Specifically, the aim is to learn about Maria Yêda's initial training and first musical experiences in Piauí; to analyze the challenges in musical training, academic awards in Rio de Janeiro and its social networks led by women; as well as to understand her trajectory as a teacher at different levels of education and musical training. The theoretical basis used includes Cultural History from the perspective of Burke (2005), studies on the condition of women in Brazil by Priore (2004) and Rodrigues (2011), discussions on history and memory by Félix (1998) and Catroga (2001), studies on intellectuals and social networks by Sirinelli (1986), and the concepts of archiving one's own life by Artiéres (1998), in addition to studies on the life history of teachers, according to Sousa (2009). The methodology is based on the categorizations of the Field of History by Barros (2004), on the oral history of Meihy (2006), and on interviews as a tool for oral history by Alberti (2013). The results indicate that Maria Yêda significantly expanded her academic training and artistic and professional performance by seeking new knowledge in Rio de Janeiro, facing and overcoming challenges with the support of a structured family, with a social network of women in a society dominated by men, and in this way she stood out as a young woman from the Northeast in the then capital of Brazil. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Musical pt_BR
dc.subject Maria Yêda Caddah pt_BR
dc.subject Histórias de vida pt_BR
dc.subject Mulheres pianistas pt_BR
dc.subject História da educação musical pt_BR
dc.subject Migração de nordestinos pt_BR
dc.subject Music education pt_BR
dc.subject Life stories pt_BR
dc.subject Female pianists pt_BR
dc.subject History of music education pt_BR
dc.subject Migration of northeasterners pt_BR
dc.title TRAJETÓRIA DA PIANISTA (MAESTRINA, PROFESSORA E EDUCADORA) MARIA YÊDA CADDAH: viagens e sonhos por horizontes pedagógicos e musicais pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account