Abstract:
resumo:A presente pesquisa tem como foco a história de vida, trajetória acadêmica, artística
e profissional de Maria Yêda Caddah, pianista e professora de música piauiense que
migrou para o Rio de Janeiro no final da primeira metade do século XX. Destacou-se
nos estudos de seu instrumento e tornou-se docente na Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ). O objetivo principal é conhecer os sonhos, memórias e a trajetória
acadêmica e profissional da artista, abrangendo o período em que migrou para o Rio
de Janeiro, em 1948, até seu retorno a Teresina, em 1997. Especificamente, buscase conhecer a formação inicial e as primeiras experiências musicais de Maria Yêda no
Piauí; analisar os desafios na formação musical, as premiações acadêmicas no Rio
de Janeiro e suas redes de sociabilidade protagonizadas por mulheres; bem como
compreender sua trajetória como docente nos diferentes níveis da educação e da
formação musical. A fundamentação teórica mobilizada abarca a História Cultural, na
perspectiva de Burke (2005); os estudos sobre a condição da mulher no Brasil, de
Priore (2004) e Rodrigues (2011); as discussões sobre história e memória, de Félix
(1998) e Catroga (2001); os estudos sobre intelectuais e redes de sociabilidade, de
Sirinelli (1986); os conceitos de arquivamento da própria vida, de Artières (1998); o
uso de fontes documentais, conforme Cunha (2016); além dos estudos sobre história
de vida de professores, segundo Sousa (2009). A metodologia baseia-se nas
categorizações do Campo da História, de Barros (2004), na história oral, de Meihy
(2006), e nas entrevistas como ferramenta da história oral, de Alberti (2013). Os
resultados indicam que Maria Yêda ampliou significativamente sua formação
acadêmica e sua atuação artística e profissional ao buscar, com seus esforços, novos
conhecimentos no Rio de Janeiro, enfrentando e superando desafios com o apoio de
uma família estruturada e de uma rede de sociabilidade formada por mulheres, em
uma sociedade dominada por homens. Dessa maneira, destacou-se como uma jovem
mulher nordestina na então capital do Brasil.
ABSTRACT:This research focuses on the life story, academic, artistic and professional trajectory of Maria Yêda Caddah, a pianist and music teacher from Piauí who migrated to Rio deJaneiro at the end of the first half of the 20th century. She excelled in her studies of
her instrument and became a professor at the Federal University of Rio de Janeiro
(UFRJ). The main objective is to learn about the dreams, memories and academic and
professional trajectory of the artist, covering the period from when she migrated to Rio
de Janeiro in 1948 until her return to Teresina in 1997. Specifically, the aim is to learn
about Maria Yêda's initial training and first musical experiences in Piauí; to analyze the
challenges in musical training, academic awards in Rio de Janeiro and its social
networks led by women; as well as to understand her trajectory as a teacher at different
levels of education and musical training. The theoretical basis used includes Cultural
History from the perspective of Burke (2005), studies on the condition of women in
Brazil by Priore (2004) and Rodrigues (2011), discussions on history and memory by
Félix (1998) and Catroga (2001), studies on intellectuals and social networks by
Sirinelli (1986), and the concepts of archiving one's own life by Artiéres (1998), in
addition to studies on the life history of teachers, according to Sousa (2009). The
methodology is based on the categorizations of the Field of History by Barros (2004),
on the oral history of Meihy (2006), and on interviews as a tool for oral history by Alberti
(2013). The results indicate that Maria Yêda significantly expanded her academic
training and artistic and professional performance by seeking new knowledge in Rio
de Janeiro, facing and overcoming challenges with the support of a structured family,
with a social network of women in a society dominated by men, and in this way she
stood out as a young woman from the Northeast in the then capital of Brazil.