Repositório Institucional da UFPI

UM CORPO POTENTE FAZENDO DAS DORES POSSIBILIDADES DE ASAS: TRANSformando os modos de educar e de resistência na Universidade

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAÚJO, Valdenia Pinto de Sampaio
dc.date.accessioned 2025-09-24T14:49:24Z
dc.date.available 2025-09-24T14:49:24Z
dc.date.issued 2025-09-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4069
dc.description Orientadora: Prof.a Dr.a Shara Jane Holanda Costa Adad Examinador interno: Prof. Dr..Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinadora interna: Prof.a Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinador externo: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior Examinadora interna: Prof.a Dr.a Maria do Carmo Alves do Bomfim pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os corpos travestis, muitas vezes, não ingressam ou não permanecem nas universidades em virtude dos padrões heterocisnormativos desta instituição que não oferece acolhida necessária a esta parcela da população LGBTQI+. O tema gerador desta pesquisa traz nuanças destes sujeitos em constante desmonte e remontagem de corpos, cruzando a fronteira do que é “normal” e ocupam o entre-lugar da/na universidade, num movimento transgressor e de resistência. Neste espaço de ensino superior as faces da transfobia estão presentes na exclusão e violências vivenciadas pelas travestis, em trajetórias escolares algumas vezes interrompidas e/ou terminadas sob a égide da resistência. O objetivo deste estudo é analisar os processos de aprendizagem das pessoas travestis que estudam na UFPI, considerando as práticas de falta de condescendência e de resistências que fortalecem outros modos de educar afirmativos da vida destas pessoas. Algumas/alguns autoras/es que ancoraram esta pesquisa foram: Adad (2004; 2012), Bento (2006; 2008), Benedetti (2005), Butler (2015), Deleuze (1992; 1997), Foucault (1984; 1992; 1999), Kastrup et al (2014), Preciado (2011; 2014; 2017), Rolnik (2007), dentre outras/os. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e tem como metodologia a narrativa cartográfica e são utilizados como instrumentos de produção de dados, entrevistas, observação participante, levantamentos estatísticos, entre outros. A escolha do método foi por entender que estes procedimentos podem dar passagem aos afetos produzidos entre pesquisadora e a partícipe da pesquisa que se configura num corpo travesti que habita como estudante o perímetro da UFPI e que, também, é produtor de afetos. A vivência com ela na ambiência da UFPI foi imprescindível para engendrar os dados e informações sobre esta temática. Refletir sobre a ação deste corpo travesti na UFPI para modificá-la é um passo importante para a formação crítica que suscita mudanças na ação docente, no currículo, nas ações acadêmicas e em outras dinâmicas deste espaço de educar e de aprendizagem. A pesquisa se encaminhou para confirmação da tese de que nos processos educacionais torna-se necessário reinventar as instituições educacionais e suas práticas educativas, em especial a Universidade, a formação docente e seus caminhos para que não sejam alijados mais sujeitos do/no processo escolar. ABSTRACT: The travestites bodies often do not enter or stay in universities because of the institution's heterocomportant patterns that do not provide the necessary support to this part of the LGBTQI + population. The generative theme of this research brings nuances of these subjects in constant disassembling and reassembling of bodies, crossing the border of what is "normal" and occupying the inter-place of the university, in a transgressive and resistance movement. In this area of higher education the faces of transphobia are present in the exclusion and violence experienced by transvestites, in school trajectories sometimes interrupted and / or terminated under the aegis of resistance. The objective of this study is to analyze the learning processes of transvestites who study in the UFPI, considering the practices of lack of condescension and resistances that strengthen other ways of educating affirmative of the life of these people. Some authors who have anchored this research were: Adad (2004; 2012), Benedetti (2005), Butler (2015), Deleuze (1992, 1997), Foucault ), Kastrup et al (2014), Preciado (2011, 2014, 2017), Rolnik (2007), among others. This study is configured as a qualitative research and has as a methodology the cartographic narrative and are used as instruments of data production, interviews, participant observation, statistical surveys, among others. The choice of method was to understand that these procedures can give way to the affects produced between researcher and the research subject that is configured in a transvestite body that inhabits as a student the perimeter of the UFPI and that, also, is producer of affects. The experience with she in the ambience of the UFPI was essential to engender the data and information on this subject. Reflecting on the action of this transvestite body in the UFPI to modify it is an important step for the critical formation that provokes changes in teaching action, curriculum, academic actions and other dynamics of this space of education and learning. The research went to confirm the thesis that in educational processes it becomes necessary to reinvent educational institutions and their educational practices, especially the University, teacher training and their ways so that they are not left out more subjects of / in the school process. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Corpos Travestis pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Práticas Educativas pt_BR
dc.subject TRANS pt_BR
dc.subject Travestites bodies pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Educational Practices pt_BR
dc.title UM CORPO POTENTE FAZENDO DAS DORES POSSIBILIDADES DE ASAS: TRANSformando os modos de educar e de resistência na Universidade pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account