Abstract:
RESUMO: Os corpos travestis, muitas vezes, não ingressam ou não permanecem nas
universidades em virtude dos padrões heterocisnormativos desta instituição que não
oferece acolhida necessária a esta parcela da população LGBTQI+. O tema gerador
desta pesquisa traz nuanças destes sujeitos em constante desmonte e remontagem
de corpos, cruzando a fronteira do que é “normal” e ocupam o entre-lugar da/na
universidade, num movimento transgressor e de resistência. Neste espaço de ensino
superior as faces da transfobia estão presentes na exclusão e violências vivenciadas
pelas travestis, em trajetórias escolares algumas vezes interrompidas e/ou
terminadas sob a égide da resistência. O objetivo deste estudo é analisar os
processos de aprendizagem das pessoas travestis que estudam na UFPI,
considerando as práticas de falta de condescendência e de resistências que
fortalecem outros modos de educar afirmativos da vida destas pessoas.
Algumas/alguns autoras/es que ancoraram esta pesquisa foram: Adad (2004; 2012),
Bento (2006; 2008), Benedetti (2005), Butler (2015), Deleuze (1992; 1997), Foucault
(1984; 1992; 1999), Kastrup et al (2014), Preciado (2011; 2014; 2017), Rolnik
(2007), dentre outras/os. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e
tem como metodologia a narrativa cartográfica e são utilizados como instrumentos
de produção de dados, entrevistas, observação participante, levantamentos
estatísticos, entre outros. A escolha do método foi por entender que estes
procedimentos podem dar passagem aos afetos produzidos entre pesquisadora e a
partícipe da pesquisa que se configura num corpo travesti que habita como
estudante o perímetro da UFPI e que, também, é produtor de afetos. A vivência com
ela na ambiência da UFPI foi imprescindível para engendrar os dados e informações
sobre esta temática. Refletir sobre a ação deste corpo travesti na UFPI para
modificá-la é um passo importante para a formação crítica que suscita mudanças na
ação docente, no currículo, nas ações acadêmicas e em outras dinâmicas deste
espaço de educar e de aprendizagem. A pesquisa se encaminhou para confirmação
da tese de que nos processos educacionais torna-se necessário reinventar as
instituições educacionais e suas práticas educativas, em especial a Universidade, a
formação docente e seus caminhos para que não sejam alijados mais sujeitos do/no
processo escolar.
ABSTRACT: The travestites bodies often do not enter or stay in universities because of the
institution's heterocomportant patterns that do not provide the necessary support to
this part of the LGBTQI + population. The generative theme of this research brings
nuances of these subjects in constant disassembling and reassembling of bodies,
crossing the border of what is "normal" and occupying the inter-place of the
university, in a transgressive and resistance movement. In this area of higher
education the faces of transphobia are present in the exclusion and violence
experienced by transvestites, in school trajectories sometimes interrupted and / or
terminated under the aegis of resistance. The objective of this study is to analyze the
learning processes of transvestites who study in the UFPI, considering the practices
of lack of condescension and resistances that strengthen other ways of educating
affirmative of the life of these people. Some authors who have anchored this
research were: Adad (2004; 2012), Benedetti (2005), Butler (2015), Deleuze (1992,
1997), Foucault ), Kastrup et al (2014), Preciado (2011, 2014, 2017), Rolnik (2007),
among others. This study is configured as a qualitative research and has as a
methodology the cartographic narrative and are used as instruments of data
production, interviews, participant observation, statistical surveys, among others. The
choice of method was to understand that these procedures can give way to the
affects produced between researcher and the research subject that is configured in a
transvestite body that inhabits as a student the perimeter of the UFPI and that, also,
is producer of affects. The experience with she in the ambience of the UFPI was
essential to engender the data and information on this subject. Reflecting on the
action of this transvestite body in the UFPI to modify it is an important step for the
critical formation that provokes changes in teaching action, curriculum, academic
actions and other dynamics of this space of education and learning. The research
went to confirm the thesis that in educational processes it becomes necessary to
reinvent educational institutions and their educational practices, especially the
University, teacher training and their ways so that they are not left out more subjects
of / in the school process.