Abstract:
RESUMO:Este estudo tem como objetivo investigar a criação e a consolidação do Coral dos Vaqueiros de União no cenário cultural piauiense. Sob a perspectiva da História da Educação, a pesquisa busca responder à seguinte questão: como se configurou a trajetória do Coral dos Vaqueiros de União até seu reconhecimento como Patrimônio Vivo do Piauí? Para tanto, os objetivos específicos incluem compreender a relação dos vaqueiros com a cidade de União e a cultura nordestina; conhecer o processo de formação musical dos participantes (cantores), os mediadores culturais envolvidos em suas redes de sociabilidade e os desafios enfrentados pelo grupo até seu reconhecimento como Patrimônio Vivo do Piauí; e analisar o repertório do DVD gravado pelo Coral dos Vaqueiros de União. A delimitação temporal da pesquisa abrange o período entre 1987, ano de fundação do coral, e 2022, quando recebeu o título de Patrimônio Vivo. A análise fundamenta-se na História Cultural, com referência a Chartier (1990), Burke (1992, 2008) e Le Goff (2003). No que tange aos lugares de memória, recorreu-se a Nora (1993), e o conceito de memória coletiva foi embasado em Halbwachs (1990). Amaral (2006) contribuiu com reflexões sobre pertencimento, enquanto Gutman (1999), Lipet (2009) e Kimmel (1998) abordaram questões relacionadas às masculinidades. No campo da mediação cultural, adotaram-se os conceitos de Gomes e Hansen (2016) e Mignot (2017), especialmente sobre viagens. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro vaqueiros participantes da história do coral, cujas informações foram analisadas em conjunto com outros documentos, como recortes de jornais, fotografias, atas de reuniões da Associação de Vaqueiros de União, o programa musical e o DVD do Coral dos Vaqueiros. A análise histórica revela que, desde sua fundação, o coral buscou valorizar a identidade cultural do vaqueiro, preservando memórias e tradições para manter vivo seu legado. Sem se distanciar da forma como os vaqueiros cantam aboios em atividades laborais, o coral aprendia as canções de seu repertório por meio da escuta e imitação. Dessa maneira, esses cantores já estavam com o ouvido preparado e sua percepção musical ativa, o que contribuiu para o processo de aprendizagem. Ainda se entende que, sem formalizar o conceito, os sertanejos, ao transmitir seus costumes, tradições e histórias, delinearam o que hoje se denomina educação patrimonial. Em relação às questões que envolvem suas práticas musicais, é importante destacar o trabalho do Coral dos Vaqueiros como uma atividade coletiva, com ênfase nos processos criativos e nas categorias de acesso e memória. Esse espaço ofereceu aos indivíduos a oportunidade de se unir em torno de interesses e objetivos comuns: a preservação e valorização da cultura vaqueira. Nesse contexto, as análises das canções tomaram rumos que vão além da simples apreciação estética, direcionando-se para a interpretação de suas letras, dos contextos socioculturais e da intertextualidade que permeia as obras. Estas, por sua vez, refletem a vivência do povo nordestino, com temáticas que abordam a vida no sertão, a relação com a natureza e as práticas sociais típicas da cultura vaqueira. Além disso, a análise musical se aprofundou na estrutura e nos arranjos sonoros do DVD do Coral, cujas canções ganharam as marcas identitárias dos intérpretes ao imprimir suas dicções subjetivas regionais, permitindo uma compreensão mais abrangente das maneiras pelas quais a música molda e é moldada pelas identidades coletivas.
ABSTRACT:This study aims to investigate the creation and consolidation of the Choir of the Cowboys of União in the cultural scene of Piauí. From the perspective of the History of Education, the research seeks to answer the following question: how was the trajectory of the Choir of the Cowboys of União configured until its recognition as Living Heritage of Piauí? To this end, the specific objectives include understanding the relationship of the cowboys with the city of União and the northeastern culture; knowing the process of musical formation of the participants
(singers), the cultural mediators involved in their social networks and the challenges faced by the group until its recognition as Living Heritage of Piauí; and analyzing the repertoire of the DVD recorded by the Choir of the Cowboys of União. The temporal delimitation of the research covers the period between 1987, the year the choir was founded, and 2022, when it received the title of Living Heritage. The analysis is based on Cultural History, with reference to Chartier (1990), Burke (1992, 2008) and Le Goff (2003). Regarding places of memory, Nora (1993) was used, and the concept of collective memory was based on Halbwachs (1990). Amaral (2006) contributed with reflections on belonging, while Gutman (1999), Lipet (2009) and Kimmel (1998) addressed issues related to masculinities. In the field of cultural mediation, the concepts
of Gomes and Hansen (2016) and Mignot (2017) were adopted, especially on travel. To achieve these objectives, semi-structured interviews were conducted with four cowboys who participated in the choir, and the information was analyzed in conjunction with other
documents, such as newspaper clippings, photographs, minutes of meetings of the União
Cowboys Association, the musical program and the DVD of the Cowboys Choir. The historical
analysis reveals that, since its foundation, the choir has sought to value the cultural identity of
the cowboys, preserving memories and traditions to keep their legacy alive. Without straying
from the way cowboys sing aboios in their work activities, the choir learned the songs in its
repertoire through listening and imitation. In this way, these singers already had their ears
prepared and their musical perception active, which contributed to the learning process. It is
still understood that, without formalizing the concept, the country folk, by transmitting their
customs, traditions and stories, outlined what is now called Heritage Education. Regarding the issues involving their musical practices, it is important to highlight the work of the Cowboys Choir as a collective activity, with an emphasis on creative processes and the categories of access and memory. This space offered individuals the opportunity to unite around common
interests and objectives: the preservation and appreciation of the cowboy culture. In this context,
the analysis of the songs took directions that went beyond simple aesthetic appreciation,
focusing on the interpretation of their lyrics, the sociocultural contexts and the intertextuality that permeates the works. These, in turn, reflect the experiences of the people of the Northeast, with themes that address life in the backlands, the relationship with nature and the socialpractices typical of the cowboy culture. In addition, the musical analysis delved deeper into the structure and sound arrangements of the Choir's DVD, whose songs gained the identity marks of the performers by imprinting their subjective regional dictions, allowing for a more comprehensive understanding of the ways in which music shapes and is shaped by collective identities.