Abstract:
RESUMO:Essa investigação desenvolveu-se na perspectiva de discussão sobre a construção da identidade,
desenvolvimento profissional e as necessidades formativas de professores iniciantes e a
significativa influência desses fatores na prática pedagógica dos professores iniciantes. Cada um desses fatores afeta diretamente a forma como os professores trabalham em sala de aula, suas relações com os alunos e como lidam com os desafios do cotidiano escolar, de maneira individual e coletiva. Esse estudo tem como questão principal: Quais são as necessidades formativas e os desafios enfrentados por professores iniciantes em relação à construção de sua identidade profissional e desenvolvimento profissional no Ensino Fundamental Anos Finais na cidade de Timon-MA? Essa indagação conduz ao objetivo geral de investigar as necessidades formativas, a construção da identidade e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes no Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) na cidade de Timon-MA. A delimitação do objeto de estudo foi conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais são as principais necessidades formativas e desafios enfrentados por professores iniciantes? Quais são os fatores institucionais e contextuais que influenciam o desenvolvimento profissional e a construção da identidade profissional de professores iniciantes? Quais são as características de programas de formação e apoio institucional que são
mais eficazes em atender às necessidades formativas e promover o desenvolvimento
profissional de professores iniciantes? A partir disso, defende-se a tese de que a identidade profissional, o desenvolvimento docente e as necessidades formativas de professores iniciantes são construções interdependentes e dinâmicas que influenciam diretamente as práticas pedagógicas, sendo marcadas por lacunas na formação inicial e continuada, bem como pela ausência de suporte às dimensões sociais e emocionais do trabalho docente. Desenvolveu-se a pesquisa sob uma perspectiva qualitativa (Flick (2008) de natureza narrativa (Bolívar, 2012; Bragança et al., 2016; Connely; Clandinin, 1995; Goodson, 2019), e do ponto de vista metodológico, partiu-se do método autobiográfico (Nóvoa; Finger, 2010), mediante dispositivos de produção das narrativas em rodas de conversa (Moura e Lima, 2014), Memorial
de formação (Araújo, Gaspar e Passeggi,2011) e questionário (Ribeiro, 2008) realizadas com oito professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Timon. Para analisar de maneira efetiva e compreensiva o corpus, escolheu-se a proposta de análise compreensiva-interpretativa de Souza (2004 e 2014). Acerca do desenvolvimento profissional e construção da identidade docente, recorreu-se a estudiosos como Nóvoa (1995), Romanowski (2003), Gauthier et al. (1998), Marcelo García (1999), entre outros. Ao tratar das necessidades formativas, fundamenta-se em Dubar (2005), Formosinho (2009), Pimenta (1999), Nóvoa (2009), entre outros. Os resultados evidenciaram que os professores iniciantes proferiram um número elevado de críticas em relação a formação inicial e continuada. Os professores trazem consigo a preocupação em desenvolver os saberes pedagógicos, principalmente no que se refere à gestão da sala de aula, planejamento, construção de metodologias de ensino adequadas ao contexto de seus alunos e de material didático para as disciplinas que lecionam. Também relataram sobre a falta de debate em relação as dimensões
sociais e emocionais nas formações. Em relação a constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de professores. Ficou manifesto nas narrativas analisadas que a identidade profissional é derivada de valores que refletem uma combinação de características e comportamentos adquiridos ao longo da vida, geralmente por meio de interações com diversos grupos, como família, amigos e locais de trabalho. Também evidenciouque trocas com os colegas, em momentos espontâneos e leituras realizadas por interesse próprio promovem desenvolvimento profissional. Sob a ótica das narrativas, concluímos que são diversas as necessidades formativas, que referem-se aos conhecimentos, competências e habilidades que os professores principiantes precisam adquirir ou desenvolver ao longo de suas carreiras. Essas necessidades têm um impacto direto na prática docente de várias maneiras, sobretudo sobre a gestão da sala de aula.
ABSTRACT:This investigation was developed from the perspective of discussing the construction of identity, professional development, and the formative needs of novice teachers, as well as the significant influence of these factors on their teaching practices. Each of these elements directly affects how teachers work in the classroom, their relationships with students, and how they deal with the daily challenges of school life, both individually and collectively. The central question guiding this study is: What are the formative needs and challenges faced by novice teachers regarding the construction of their professional identity and professional development in the final years of elementary education in the municipality of Timon-MA? This question leads to the general objective of investigating the formative needs, identity construction, andprofessional development of novice teachers in the final years of elementary education (6th to9th grades) in Timon-MA. The delimitation of the object of study was guided by the following
key questions: What are the main formative needs and challenges faced by novice teachers? What institutional and contextual factors influence the professional development and construction of professional identity for novice teachers? What are the characteristics of training programs and institutional support that are most effective in addressing formative needs and promoting professional development for beginning teachers? Based on these reflections, the thesis defended is that professional identity, teaching development, and formative needs of
novice teachers are interdependent and dynamic constructions that directly influence
pedagogical practices. These are marked by gaps in both initial and continuing education, as
well as by the lack of support for the social and emotional dimensions of teaching work. The
research was carried out under a qualitative approach (Flick, 2008), with a narrative nature (Bolívar, 2012; Bragança et al., 2016; Connelly & Clandinin, 1995; Goodson, 2019). From a methodological point of view, it adopted the autobiographical method (Nóvoa & Finger, 2010), using narrative production tools such as conversation circles (Moura & Lima, 2014), training
memorials (Araújo, Gaspar & Passeggi, 2011), and questionnaires (Ribeiro, 2008), conducted
with eight teachers working in the final years of elementary education in the municipal school system of Timon. To analyze the corpus effectively and comprehensively, the comprehensive-
interpretative analysis proposed by Souza (2004 and 2014) was chosen. Regarding professional development and identity construction, theoretical support came from authors such as Nóvoa (1995), Romanowski (2003), Gauthier et al. (1998), Marcelo García (1999), among others. In addressing formative needs, the study was grounded in works by Dubar (2005), Formosinho (2009), Pimenta (1999), and Nóvoa (2009), among others. The results showed that novice teachers voiced a high number of criticisms regarding their initial and continuing training. They expressed concerns about developing pedagogical knowledge, particularly related to classroom management, planning, constructing teaching methodologies suited to their students’ contexts, and producing didactic materials for the subjects they teach. They also reported a lack of discussion about the social and emotional dimensions in training programs. Concerning the construction of teaching identity and its implications for educational practices, the narratives analyzed revealed that professional identity stems from values reflecting a combination of
characteristics and behaviors acquired throughout life, typically through interactions with
various groups such as family, friends, and workplaces. The study also highlighted that
exchanges with colleagues in informal moments and self-motivated readings contribute to
professional development. From the narrative perspective, it is concluded that formative needs are diverse and refer to the knowledge, skills, and competencies that novice teachers must acquire or develop throughout their careers. These needs have a direct impact on teaching practice, particularly in the area of classroom management.