Abstract:
RESUMO:A Educação Infantil do Campo é a primeira etapa da Educação Básica, realizada no território
camponês. Para a efetivação do trabalho docente nas escolas localizadas em territórios rurais, muitas vezes faz-se necessário desafiar as próprias condições de trabalho para o exercício da
docência. A partir do problema de pesquisa: Como as professoras significam as condições de
trabalho e a prática educativa nas escolas da Educação Infantil do/no Campo em Altos (PI)?
Com o objetivo geral do estudo pretende-se, compreender como são significadas pelas
professoras, as condições de trabalho e a prática educativa produzidas na Educação Infantil
do/no Campo em Altos (PI) e objetivos específicos, analisar as concepções de trabalho
docente das professoras, relacionadas à Educação Infantil nas escolas do/no Campo;
identificar as condições de trabalho docente vivenciadas pelas professoras da Educação
Infantil nas escolas do/no Campo; caracterizar elementos da prática educativa das professoras
da Educação Infantil decorrentes das condições de trabalho docente nas escolas do/no Campo. A partir de então, estruturou-se a Tese: As condições de trabalho docente em escolas da
Educação Infantil do/no Campo apresentam limitações estruturais, materiais, pedagógicas e
formativas, no entanto, a responsabilidade profissional e profissionalização das professoras
corroboram significativamente na superação dessas dificuldades, potencializando o processo
de ensino e aprendizagem, mesmo que o contexto do Campo nem sempre seja incluído nas
práticas desenvolvidas. A metodologia com orientação de pesquisa narrativa segundo
Clandinin e Connelly (2011) e Josso (2006, 2020), narrativas, conforme Abrahão (2024), Benjamin (1994), Passeggi (2021) e Ricouer (2000), como pesquisa empírica, contou com 3
interlocutoras de 3 escolas da Educação Infantil do/no Campo. Para a produção dos dados
seguindo os dispositivos, Ateliês Biográficos de Projeto de Si, conforme Delory-Momberguer
(2021) e observação participante com diário de campo, com orientação de Flick (2009). O
embasamento teórico organizou-se a partir das categorias Trabalho docente, Nóvoa (2002), Tardif e Lessard (2005); Condições de trabalho docente do/no Campo, Behrens (2007), Caldart (2023) e Reimberg e Silva (2022); Educação Infantil do Campo, Silva e Pasuch (2010)
e prática educativa, Charlot (2014) e Franco (2012, 2016), inclusive com documentações
legais referentes a Educação Infantil, Educação Infantil do Campo e Educação do Campo. A
análise foi orientada a partir da Análise do Discurso Crítica na perspectiva de Fairclouhg
(2008, 2012). Os resultados apontam que há condições de trabalho adversas nas escolas que
oferecem a Educação Infantil do/no Campo e que apesar desses tensionamentos e sobrecarga
de trabalho, as professoras conseguem envolver as crianças em uma prática educativa que
vislumbra o universo infantil, em um sentido amplo, mas, também considerando as
especificidades do contexto. Diante do estudo, percebe-se a carência de investimento
financeiro e compromisso político na formação docente e elaboração dos projetos educativos
e infraestruturais. Afirma-se, os pressupostos apresentados, que a tese foi confirmada, haja
vista a implicação das condições de trabalho, enquanto elementos objetivos e subjetivos, que
forjam o trabalho das professoras, que diante das complexidades e tensões, recorrem às
iniciativas de autorresponsabilização para atender aos compromissos docentes, nem sempre
contemplando a contextualidade na prática educativa.
ABSTRACT:Early Childhood Education in the countryside is the first stage of basic education in rural
areas. In order to carry out teaching work in schools located in rural areas, it is often
necessary to challenge the working conditions for teaching. Based on the research problem:
How do teachers perceive working conditions and educational practice in rural preschools in
Altos (PI)? The general objective of the study is to understand how teachers mean the
working conditions and educational practice produced in Early Childhood Education in the
Countryside in Altos (PI) and the specific objectives are to analyze the teachers' conceptions
of teaching work, related to Early Childhood Education in schools in the Countryside; to
identify the teaching working conditions experienced by Early Childhood Education teachers
in schools in the Countryside; to characterize elements of the educational practice of Early
Childhood Education teachers resulting from teaching working conditions in schools in the
Countryside. From then on, the thesis was structured: The working conditions of teachers in
schools of Early Childhood Education in the Countryside have structural, material, pedagogical and training limitations, however, the professional responsibility and
professionalization of the teachers corroborate significantly in overcoming these difficulties, enhancing the teaching and learning process, even if the context is not always included in the
practices developed. The methodology was oriented towards narrative research according to
Clandinin and Connelly (2011) and Josso (2006, 2020), narratives, according to Abrahão
(2024), Benjamin (1994), Passegi (2021) and Ricouer (2000), as empirical research, with 3
interlocutors from 3 schools of Early Childhood Education in the Countryside. To produce the
data, we used the devices Biographical Workshops of Self-Project, according to Delory- Momberguer (2021) and participant observation with a field diary, guided by Flick (2009). The theoretical basis was organized based on the categories: Teaching work, Nóvoa (2002), Tardif and Lessard (2005); Teaching work conditions in the countryside, Behrens (2007), Caldart (2023) and Reimberg and Silva (2022); Early Childhood Education in the
Countryside, Silva and Pasuch (2010) and Educational practice, Charlot (2014) and Franco
(2012, 2016), including legal documentation referring to Early Childhood Education, Early
Childhood Education in the Countryside and Education in the Countryside. The analysis was
based on Critical Discourse Analysis from the perspective of Fairclouhg (2008, 2012). The
results show that there are adverse working conditions in schools that offer Early Childhood
Education in the Countryside and that despite these tensions and work overload, the teachers
manage to involve the children in an educational practice that looks at the children's universe in a broad sense, but also considering the specificities of the context. The study reveals a lack of financial investment and political commitment to teacher training and the development of educational and infrastructural projects. The assumptions presented confirm the thesis, giventhe implication of working conditions as objective and subjective elements that shape thework of teachers, who, faced with complexities and tensions, resort to self-responsibilityinitiatives to meet teaching commitments, not always taking into account the contextuality of educational practice.