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MOTIVAÇÕES POTENCIAIS PARA A EVASÃO UNIVERSITÁRIA E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE ENTRE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

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dc.contributor.author RIBEIRO, Amanda Alves de Alencar
dc.date.accessioned 2025-09-03T11:53:20Z
dc.date.available 2025-09-03T11:53:20Z
dc.date.issued 2025-09-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4045
dc.description Orientador: Profª. Dra. Márcia Astrês Fernandes. Examinadora Externa : Profª. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana(USP). Examinador Interno : Prof .Dr. Jefferson Abraão Caetano Lira. Examinadora Interna : Profª . Dra. Ana Larissa Gomes Machado. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Introdução: Dificuldades no processo de adaptação à dinâmica do ensino superior podem impactar de forma negativa na saúde mental, no bem-estar, no desenvolvimento psicossocial e/ou na formação profissional dos universitários durante a graduação. Em decorrência disso, esses alunos podem apresentar quedas acentuadas nos padrões de envolvimento acadêmico, o que pode contribuir para a evasão no ensino superior. Objetivo: Analisar as motivações potenciais para a evasão universitária e a relação com os sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre graduandos em Enfermagem. Método: Estudo transversal analítico, realizado com 179 graduandos em Enfermagem de uma universidade pública do nordeste brasileiro.Foram incluídos alunos do 1º ao 9º período, com matrícula ativa no curso de graduação em enfermagem. Excluiu-se os alunos em situação de trancamento/afastamento. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Motivos para Evasão no Ensino Superior e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. A análise estatística foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS). Para responder à questão de pesquisa e aos objetivos específicos, foram realizadas as análises descrita e inferencial dos dados. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o número de parecer 5.706.004. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os princípios de ética e confidencialidade da Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde foram seguidos. Resultados: Dos sete domínios motivacionais analisados, cinco apresentaram dominância do eixo ‘muito forte’ e foram considerados motivos potenciais relevantes para a intenção de abandonar a graduação: Vocacionais (72,1%), Falta de suporte (69,8%), Institucionais (69,3%), Carreira (59,8%) e Desempenho acadêmico (38,5%). A análise correlacional entre os escores da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e da Escala de Motivos para a Evasão Universitária mostrou correlações significativamente positivas, com variação de intensidade. Para a variável ‘Depressão’, os fatores ‘Interpessoais’ (rs=0,335; p<0,001), ‘Vocacionais’ (rs=0,326; p<0,001) e ‘Institucionais’ (rs=0,300; p<0,001) apresentaram correlação positiva moderada. Para a ‘Ansiedade’, houve correlação positivamente fraca com seis domínios. Para o ‘Estresse’, todos os coeficientes indicaram o padrão de correlações positivas fracas. Na avaliação de regressão, alunos com sintomas depressivos apresentaram 3,448 vezes mais chances de desistirem por motivos relacionados ao ‘Desempenho acadêmico’; o ‘Estresse’ relacionou-se à probabilidade 2,321 vezes maior de abandono por motivos relacionados ao ‘Desempenho Acadêmico’; alunos ansiosos tiveram 3,850 vezes mais chances de intencionar a evasão por motivos relacionados à ‘Falta de suporte’. Conclusão: Os desfechos encontrados neste estudo revelam que, embora em intensidade oscilatória, os motivos para a evasão universitária e os sintomas de ansiedade, depressão e estresse se correlacionam significativamente. Evidenciou-se ainda que depressão, ansiedade e estresse podem ser variáveis preditoras na acentuação da força motivacional dos motivos para evasão. Esses resultados sugerem que, em caráter multidimensional, todas as motivações têm alguma influência na intenção do estudante em abandonar o curso de graduação. Demonstra-se que os motivos, contextos e fatores preditivos devem ser analisados de forma complementar para o entendimento abrangente do complexo fenômeno da evasão universitária. ABSTRACT:Introduction: Difficulties in the process of adapting to the dynamics of higher education can negatively impact the mental health, well-being, psychosocial development and/or professional training of university students during graduation. As a result, these students may experience sharp drops in academic engagement standards, which may contribute to dropout rates in higher education. Objective: To analyze the potential motivations for dropping out of university and the relationship with symptoms of depression, anxiety and stress among nursing students. Method: Analytical cross-sectional study, carried out with 179 Nursing undergraduates from a public university in northeastern Brazil. Students from the 1st to the 9th period, actively enrolled in the undergraduate nursing course, were included. Students in a situation of withdrawal were excluded. Data were collected using the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Scale of Reasons for Dropping Out of Higher Education and Scale of Depression, Anxiety and Stress. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) program. To answer the research question and specific objectives, described and inferential data analyzes were carried out. This study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with opinion number 5,706,004. All participants received and signed the Informed Consent Form. The ethics and confidentiality principles of Resolution No. 466/2012 and No. 510/2016 of the National Health Council were followed. Results: Of the seven motivational domains analyzed, five showed dominance of the 'very strong' axis and were considered relevant potential reasons for the intention to abandon graduation: Vocational (72.1%), Lack of support (69.8%), Institutional (69.3%), Career (59.8%) and Academic performance (38.5%). The correlational analysis between the scores on the Depression, Anxiety and Stress Scale and the Reasons for Leaving University Scale showed significantly positive correlations, with varying intensity. For the variable 'Depression', the factors 'Interpersonal' (rs=0.335; p<0.001), 'Vocational' (rs=0.326; p<0.001) and 'Institutional' (rs=0.300; p<0.001) showed a positive correlation moderate. For ‘Anxiety’, there was a weak positive correlation with six domains. For ‘Stress’, all coefficients indicated the pattern of weak positive correlations. In the regression evaluation, students with depressive symptoms were 3.448 times more likely to drop out for reasons related to 'Academic performance'; ‘Stress’ was related to a 2.321 times greater probability of dropping out for reasons related to ‘Academic Performance’; anxious students were 3.850 times more likely to intend to drop out for reasons related to ‘Lack of support’Conclusion: The outcomes found in this study reveal that, although in oscillatory intensity, the reasons for dropping out of universityand the symptoms of anxiety, depression and stress are significantly correlated. It was also evident that depression, anxiety and stress can be predictive variables in accentuating the motivational strength of reasons for evasion. These results suggest that, on a multidimensional basis, all motivations have some influence on the student's intention to abandon the undergraduate course. It is demonstrated that the reasons, contexts and predictive factors must be analyzed in a complementary way to comprehensively understand the complex phenomenon of university dropout pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Depressão pt_BR
dc.subject Ansiedade pt_BR
dc.subject Estresse Psicológico pt_BR
dc.subject Estudantes de enfermagem pt_BR
dc.subject Students dropout pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Depression pt_BR
dc.subject Anxiety pt_BR
dc.subject Stress pt_BR
dc.subject Psychological pt_BR
dc.subject Nursing students pt_BR
dc.title MOTIVAÇÕES POTENCIAIS PARA A EVASÃO UNIVERSITÁRIA E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE ENTRE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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